Selecionamos alguns "métodos alternativos" e conversamos com um especialista para saber se eles fazem sentido mesmo
Tirar férias, transar dia sim, dia não, e até erguer as pernas para cima no fim da relação. Muitos são os “truques” populares para engravidar. Mas será que eles funcionam?
Conversamos com o obstetra e ginecologista Aberto D’Aurea, diretor do grupo da Maternidade Pro Matre Paulista e do Hospital Santa Joana, em São Paulo, para saber quais dessas "técnicas" são realmente eficientes e quais não passam de mitos.
Sexo todos os dias, com dia e hora marcados!
O que diz o especialista - “O maior inimigo da gestação é a ansiedade. Você não pode exigir data e horário para a ação da natureza. O corpo não aceita imposição. O que ajuda na hora de engravidar é a entrega que a mulher faz no momento da relação. A tensão e cobrança só atrapalham e levam ao fracasso. A relação sexual deve ser espontânea, mas já se sabe que, quando ela acontece todos os dias, a qualidade de volume do esperma diminui. O melhor é fazer pausas de dois a três dias entre uma relação e outra.”
Transar no dia fértil é certeza de engravidar
O que diz o especialista “O dia fértil existe, mas não é uma regra. Num ciclo normal de 26 a 32 dias, a mulher normalmente ovula entre o 11° e 15° dia. Além disso, outros fatores podem afetar a ovulação.”
Erguer as pernas para cima funciona
O que diz o especialista- “De fato, é recomendado que a mulher permaneça deitada para não perder parte do esperma que pode escorrer pelas pernas, caso ela se levante. Se a mulher tem o útero retrovertido, recomenda-se que, após o ato sexual, ela se vire de bruços e permaneça assim por uns 20 minutos. Já, se o útero está lateralizado para a direita, após a relação, ela deve manter o corpo virado para a esquerda. Se o útero for lateralizado para a esquerda, nesse caso, vira-se o corpo para a direita. Mas essas medidas são polêmicas, pois nem todos os médicos concordam e, claro, não são garantia de gravidez.”
Na hora da relação, coloque um travesseiro embaixo do bumbum
O que diz o especialista – “No caso do travesseiro, se a pessoa se sente bem com ele abaixo do quadril, ótimo! Então que coloque o travesseiro. O importante é relaxar e não impor normas durante o ato sexual que prejudiquem a sua espontaneidade.”
Para engravidar, férias!
O que diz o especialista – “As chances de gravidez aumentam nas férias porque a mulher está mais relaxada e o convívio com o parceiro também é maior. Se o local escolhido para o descanso for a praia, melhor ainda. Nesse ambiente, você visualiza o corpo do parceiro por horas antes do ato sexual, o que aumenta o grau de excitação da relação. Banhos de mar também ajudam a tornar a vagina menos ácida, aumentando a sobrevivência dos espermatozoides no interior dela.
De olho na temperatura corporal
O que diz o especialista – “Esse método não é recomendado porque está sujeito a muitas oscilações. A temperatura pode ser alterada por muitos fatores como, por exemplo, uma relação sexual no dia anterior à medição ou mesmo uma ida ao banheiro.”