Comparações com celebridades podem afetar o equilíbrio emocional no pós-parto.

O que Claudia Leitte e Victoria Beckham têm em comum? As duas, a exemplo de tantas celebridades, apareceram na mídia com o corpo em forma poucos meses depois de dar à luz.

Mas, diferentemente das celebridades, as mães normais demoram muito mais tempo para voltar ao corpo anterior à gestação. Segundo uma pesquisa realizada no Reino Unido, as mulheres levam 409 dias  ou um ano, um mês e uma semana, para ser mais exato para perder o peso que ganharam durante os nove meses de gravidez. Esse também é o prazo que elas levariam para retomar a vida sexual por completo.

O estudo incluiu 1.000 mães britânicas de todas as idades que disseram ter demorado mais tempo do que esperavam para se sentir atraentes novamente. Sentir-se constantemente cansada e não ter tempo para se cuidar foram alguns dos motivos alegados por essas mães para justificar a baixo autoestima após o parto.

E por aqui não é diferente. Para Ana Lúcia Beltrame, obstetriz do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo, é difícil medir o tempo exato para a perda dos quilos extras que vêm junto da gravidez, já que a facilidade ou não para emagrecer neste momento é consequência de três fatores: o IMC (Índice de Massa Corpórea) que a mulher tinha antes de engravidar, a prática ou não de exercícios e a amamentação. "Em média, a mulher consegue voltar ao antigo corpo de seis a 12 meses, mas isso não é uma regra", afirma Ana Lúcia.

Ao contrário das recomendações médicas mais antigas, que diziam que toda mulher deveria comer por dois durante os nove meses, hoje, o indicado é que elas mantenham a linha. As que estavam em o peso normal IMC até 25  antes de engravidar, ganhem de 9 a 12 kg. Já as que indicavam sobrepeso  e IMC acima de 25  não podem engordar mais do que 9 kg.

O índice de massa corpórea vai influenciar diretamente no tempo para voltar ao corpo anterior à gestação. Se a mulher com sobrepeso antes de engravidar engorda mais do que o indicado, ela certamente vai demorar mais tempo do que a que estava com peso normal para recuperar a boa forma.

Cuidados com a alimentação e a prática de exercícios também são fundamentais antes e após a gestação. Se você ainda está grávida, fique atenta  uma dieta balanceada e atividades físicas vão fazer diferença para usar novamente naquela calça preferida, já que seu metabolismo estará mais acelerado.

Mas depois de dar à luz é preciso cautela na hora do treino. Se o parto foi normal, a mulher pode voltar à academia uma mês após ganhar o bebê. Se ela passou por cesárea, no entanto, terá que esperar no mínimo 40 dias para poder fazer exercícios leves como caminhada, alongamento e yoga.

Vá com calma

Para que consiga lidar com essa pressão da mídia e da sociedade é necessário que você tenha em mente que muita coisa mudou, não só seu corpo. As comparações com as mães famosas são inevitáveis. Mas lembre-se de que, como a imagem é importante para elas, o esforço (e dinheiro!) para recuperar a forma é maior também. “Nem sempre é prejudicial se comparar, desde que isso sirva como um trampolim do tipo: se ela conseguiu, eu também consigo”, afirma Patrícia Spada, psicóloga clínica e pesquisadora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

É normal sentir-se só, estranha e mais emotiva nesse momento. Afinal, além de todas as mudanças que um bebê traz, as alterações hormonais são grandes e interferem também no seu estado psicológico. Mais importante do que tentar corresponder à expectativa alheia e "ter o corpo da Claudia Leitte" é manter o equilíbrio emocional, com saúde, para dar a atenção devida ao seu bebê.

Além de todas as mudanças que um bebê traz, as alterações hormonais são grandes e interferem também no seu estado psicológico. Mais importante do que tentar corresponder à expectativa alheia e "ter o corpo da Claudia Leitte" é manter o equilíbrio emocional, com saúde, para dar a atenção devida ao seu bebê.

Meninas contribuam com seus relatos.

Artigos Relacionados

Ácido Fólico pode Diminuir Risco de Autismo em Crianças Ácido Fólico pode Diminuir Risco de Autismo em Crianças
Novo estudo reforça importância dessa substância, que é fundamental para o desenvolvimento do cérebro do bebê Se você está grávida, já...
Como beber chá verde para perda de peso Como beber chá verde para perda de peso
Se você gosta de chá ou gosta de opções saudáveis ​​de bebidas, você faz parte das milhares de brasileiras que decidiu trocar as bebidas nã...
19 maneiras de impulsionar sua fertilidade 19 maneiras de impulsionar sua fertilidade
Você vê um bebê em um carrinho no shopping e você começa a sorrir? Você segura o recém nascido da sua melhor amiga e você chora? Um bebê...
Experiência coloca várias crianças de olhos vendados para saber se reconheceriam suas mães
O Dia das Mães passou e diversas campanhas surgiram abordando o tema. A marca de joias Pandora teve uma abordagem extremamente original e, claro,...
Dor de Barriga: 8 Tipos mais Comuns Dor de Barriga: 8 Tipos mais Comuns
Se você é mãe e nunca ouviu a frase do título, pode se sentir vivendo em uma realidade paralela. Um guia rápido para ajudar você a identificar...
Olha o Passarinho! Olha o Passarinho!
Dicas para fotografar o seu filho “Aproveita, vai passar rápido!” O conselho dado a todos os pais e mães com um recém-nascido no colo tem...