A gestação é um período em que o organismo tem maior necessidade de ferro, principalmente, para evitar anemias.
Isso acontece com qualquer gestante e, também, com a gestante que tem diabetes. Por isso, são necessárias algumas providências na hora de se alimentar, explica a nutricionista Rosely Roque de Lima, da Maternidade Vila Nova Cachoeira, de São Paulo, especializada no atendimento a gestantes de risco.
Segundo ela, além da medicação para suplementação de ferro indicada pelo médico, a mulher grávida deve também ficar atenta à ingestão de alimentos ricos nesse nutriente. Para quem, além da necessidade de aumentar o consumo de ferro, tem diabetes, a especialista dá as seguintes recomendações:
Durante almoço e jantar:
- Utilizar uma porção média de carnes em geral (vaca, peixe, frango) ou de miúdos (fígado, língua etc), dando preferência às preparações cozidas, grelhadas ou assadas.
- Dar preferência aos vegetais de folhas verdes escuras como couve, espinafre, catalonha, almeirão, rúcula etc.
- De acordo com o plano alimentar estabelecido em função do diabetes, consumir leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja).
- Evitar a ingestão de leite, café, chá mate ou preto ou sobremesas à base de leite durante ou logo após o almoço ou jantar, pois a presença desses alimentos interfere na absorção de ferro.
Após o almoço e jantar:
- Ingerir uma fonte de vitamina C para aumentar a absorção de ferro: laranja, mexerica, abacaxi, goiaba ou suco de limão ou maracujá, lembrando de contabilizar esses alimentos caso a gestante faça sua alimentação com base na contagem de carboidratos.