Se você acha que o seu filho não é capaz de reconhecer uma gentileza, é hora de rever sua opinião.
Um estudo realizado em uma escola japonesa mostrou que crianças de 5 anos são capazes de reconhecer quando um colega faz uma boa ação e, mais do que isso, demonstram empatia por ele.
Pesquisadores da Universidade de Osaka frequentaram uma pré-escola durante 10 meses, quatro vezes por semana, para observar o comportamento das crianças durante o tempo livre em sala de aula e no parquinho.
Participaram do estudo 70 crianças. Para não influenciar o comportamento delas, os pesquisadores participaram de atividades na escola durante alguns dias antes de começar o estudo efetivamente.
Os resultados mostraram que uma criança tende a demonstrar empatia depois de observar um de seus colegas ajudando um terceiro aluno. Segundo os responsáveis pela pesquisa, isso mostra que nessa idade as crianças já são capazes de estabelecer uma relação indireta de reciprocidade. A conclusão dos autores é que ações positivas podem ajudar a estabelecer relações na pré-escola e que esse processo intuitivo de reconhecer a criança pelas suas ações têm um papel importante no comportamento infantil.