As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Este movimento também tem ocorrido nas organizações, tornando-se desta forma uma grande vitrine profissional e pessoal.
Segundo o consultor de marketing e estrategista digital Almir Neves, o número de empresas que procuram informações sobre candidatos ou até mesmo monitoram o que seus colaboradores escrevem e compartilham nos sites de relacionamento é relativamente alto e tem crescido ainda mais.
Durante o processo seletivo, virou quase unanimidade entre os recrutadores dar uma espiadinha no perfil pessoal e profissional dos candidatos, buscando coletar informações que possam ser importantes para a contratação, bem como conhecer previamente os concorrentes e identificar possíveis qualidades de cada um.
Esta análise de perfil inclui verificação de fotos, troca de mensagens públicas e itens de interesse para a empresa, destaca Almir Neves.
Sabendo disso, fica mais fácil compreender que as redes sociais podem ser utilizadas de forma estratégica, tanto por empresas como por profissionais que desejam alavancar suas carreiras. Se soubermos utilizá-las para mobilizar pessoas, compartilhar conhecimento, fortalecer nossa marca pessoal e aumentar o networking (contatos profissionais) podemos conseguir diversos benefícios para a vida profissional.
“Atualmente, há diversas redes sociais à nossa disposição, assim podemos escolher em quais delas participar, o ideal é ter uma para relacionamentos pessoais e outra para contatos profissionais”, afirma Almir Neves, separando assim vida pessoal de vida profissional.
No entanto, o que muita gente não sabe é que as principais redes sociais contam com diversas opções de privacidade, sendo possível configurar acesso a fotos ou mensagens, selecionando para quem se pode deixar visível este conteúdo.
Devemos levar em consideração que, quando colocamos algo em nossa rede social, não podemos dimensionar a repercussão que este conteúdo pode alcançar, o ideal é ter bom senso.
Confira 6 dicas do especialista para ter uma boa imagem nas redes sociais
* Gisele Meter é empresária e diretora executiva de Recursos Humanos. Atua com gestão estratégica de pessoas, psicóloga, escreve sobre comportamento organizacional e liderança. Palestrante e consultora estratégica em gestão de pessoas e gestão da mudança organizacional.
Defina qual é o seu objetivo ao utilizar uma rede social e preserve sua intimidade
Ao utilizar uma rede social você deve estar ciente que muitas pessoas podem ter acesso a alguns conteúdos seus. Contar com esta curiosidade alheia ajuda você a pensar qual o resultado espera atingir ao postar seus conteúdos. Ter bom senso nas publicações, tomar o cuidado de restringir a um grupo de amigos fotos de festas ou encontros mais íntimos é uma boa forma de preservar sua intimidade.
Opte por uma foto mais profissional
Todas as pessoas podem ter acesso à sua página inicial em qualquer rede social, por isso o ideal é optar por uma foto mais “profissional” nesta que pode ser considerada a sua página de propaganda pessoal. Uma foto profissional nem sempre significa aquela feita por fotógrafos em estúdio, mas a que transmite uma imagem mais neutra, não dando margem a interpretações equivocadas a seu respeito. A dica é: procure colocar uma foto que você não se sentiria desconfortável se seu chefe pudesse ver.
Preencha todos os campos principais do seu perfil
Deixar dados incompletos transmite a ideia de descaso ou omissão de informações. Procure preencher com cuidado os campos mais relevantes, saiba exatamente a imagem que quer passar e o que você quer que as pessoas saibam a seu respeito.
Em redes com foco profissional, preencha com cuidado seu currículo
O mesmo vale para informações curriculares, em redes com foco profissional, detalhar atividades, cursos e formação fazem uma grande diferença e contribuem de forma positiva para estabelecer uma imagem confiável.
Busque contatos interessantes para sua rede social
Se o seu foco em uma rede social também é profissional procure fazer networking (contatos profissionais com pessoas de suas áreas de interesse), siga pessoas e páginas que podem agregar valor e conhecimento. Mas saiba que criar um networking leva tempo, portanto tenha uma rotina diária ou semanal para aumentar a sua rede de contatos.
Pense bem antes de postar uma crítica
Antes de criticar sua empresa, um colega de trabalho ou qualquer outra pessoa, pense na repercussão que isto pode causar. Evite as redes sociais quando estiver se sentindo triste ou injustiçada e pense se você conversaria abertamente sobre esta situação em uma reunião informal, por exemplo, se a resposta for não, então fique alerta e não publique.
Ter a consciência de que o conteúdo que se coloca na internet pode ter um alcance maior do que você imagina é fundamental para preservar sua imagem profissional. Às vezes, por estarmos do outro lado da tela, temos a sensação de uma falsa proteção, pois uma vez na internet o que você escreve pode ser utilizado contra ou ao seu favor, dependendo da situação. Tenha foco, saiba qual é a imagem que você quer passar, tomando alguns cuidados, você pode potencializar ainda mais sua carreira.