Conclusão de pesquisa realizada na Inglaterra é um pouco assustadora, mas algumas dicas ajudam você a passar por essa fase
Todo mundo sabe que pai e mãe de recém-nascido não têm o melhor sono do mundo. Agora, uma pesquisa inglesa contabilizou os danos: no primeiro ano de vida do bebê, os pais perdem cerca de 44 noites de sono. Em cada noite, eles dormem aproximadamente cinco horas, tempo insuficiente para restaurar a energia da maioria das pessoas. Mas sabemos que para algumas mães, especialmente nas primeiras semanas, esse número é bem menor.
A pesquisa foi realizada por uma fabricante de colchões do Reino Unido que entrevistou 1.800 adultos. Em uma pesquisa feita no site CRESCER, metade das 364 mães que participaram disseram que conseguiram dormir, no máximo, 2 horas seguidas nos primeiros meses do bebê.
Tanta privação de sono pode trazer consequências para a saúde da mãe. Além de deixá-la mais ansiosa e com variações de humor, o cansaço faz com que o corpo fique mais suscetível a doenças. Além disso, o bebê é capaz de perceber a tensão dos pais, o que pode provocar mais choro e cólicas. Mas, então, o que fazer? Conversamos com especialistas e reunimos dicas para você se organizar para garantir um tempo melhor de descanso.
Durma quando o bebê dormir
Aproveite para descansar, e não para retornar ligações, lavar a louça, responder e-mails, preparar o jantar, arrumar a casa...
Amamente
A prolactina, o hormônio que produz o leite, é um sonífero natural.
Programe-se!
Organize a despensa, os cardápios poucos dias antes de o bebê nascer. Se tiver empregada, converse com ela para que faça as tarefas da forma como deseja.
Envolva o pai na rotina do bebê
Nos primeiros momentos, o pai pode dar o apoio em toda a manutenção das rotinas na casa, como fazer compras no supermercado e atender às visitas. Ele pode e deve também participar dos cuidados com o bebê. Pode dar banho, fazer arrotar, buscá-lo no berço para amamentá-lo, trocá-lo etc. Só com apoio você vai se sentir segura e poderá descansar.
Não tenha vergonha de pedir ajuda
Se você se sentir estressada e cansada, não tenha medo de pedir ajuda. Pode ser da sua mãe, da sogra, de algum outro parente e dos amigos. Muitas vezes, as pessoas não se oferecem porque não querem atrapalhar.
Alimente-se bem
Para que você se sinta bem e com energia, é muito importante beber bastante líquido, como sucos de frutas e muita água. Faça refeições leves e balanceadas, tente comer devagar e mastigue bem os alimentos.
Respeite a noite
Seu bebê vai acordar várias vezes durante a noite para mamar, é inevitável. Para que o dorme-acorda não seja tão estressante, o ideal é que você amamente com luz fraca e não ligue aparelhos eletrônicos. Assim, é mais fácil para vocês dois voltarem a dormir.