Dicas para encontrar o nome ideal para o seu bebê
A escolha do nome do bebê é uma das tarefas mais divertidas da gravidez e também a que gera mais dúvidas e brigas. Não existe uma regra, já que se trata de uma questão de gosto pessoal. Mas é preciso levar em conta que seu filho vai carregá-lo para o resto da vida. Para não se arrepender (ou ouvi-lo reclamar) mais tarde, considere os detalhes a seguir.
Significado
Ainda que o sentido do nome não vá influenciar a vida da criança, a título de curiosidade, vale a pena saber o que está por trás dele. E isso provavelmente vai facilitar a escolha. Você pode encontrar o significado de milhares de nomes de meninos e meninas (e até mesmo unissex) em livros e sites especializados. O nome expressa um conceito, então, melhor que seja positivo ou combine com a sua família, não?
Harmonia
Faça um teste: pronuncie o nome junto com o sobrenome em voz alta. O som é agradável? Em geral, nomes compridos combinam com sobrenomes curtos e vice-versa.
Homenagem
A tradição é comum no Brasil. Além de parentes e santos, a tendência é homenagear celebridades da moda. Assim, os pais esperam que a criança herde de alguma forma as qualidades do homenageado. Atenção ao se inspirar em nomes de famosos: talvez o estilo do homenageado, seja ele um músico ou jogador de futebol, não agrade o seu filho no futuro.
Criatividade
Ainda que um nome criativo tenha a vantagem de ser inédito, o risco é alto. Nomes excêntricos podem até mesmo ser motivo de bullying na escola. Isso sem falar que talvez a criança tenha de soletrá-lo pelo resto da vida.
Ortografia
Luca ou Lucas? Júlia ou Giulia? Henrique ou Enrique? Se você gosta de nomes estrangeiros, fique atenta à grafia. Vale a pena pesquisar a maneira correta de soletrar o nome que a agrada antes de decidir.