Ter uma noite inteira de sono parece coisa do passado? Calma! Em breve tudo vai se ajeitar. Conversamos com especialistas para ajudar você a se organizar e conseguir dormir bem nessa nova rotina
Bem que todo mundo avisou para você aproveitar a gravidez para dormir o quanto tivesse vontade, não é mesmo? Tudo bem que durante a gestação, as mudanças hormonais, os enjoos, os medos, o peso da barriga e as muitas idas ao banheiro tornam as noites tumultuadas (como um preparo para o que virá depois), mas é após o nascimento do bebê que os momentos de descanso se tornam ainda mais escassos. É um tal de dorme, acorda e mama durante o dia e a noite inteira.
Em uma pesquisa , 47% das 364 mães que participaram disseram que conseguiram dormir, no máximo, 2 horas seguidas nos primeiros meses do bebê.
Essa privação de sono pode trazer sérias consequências para a saúde da mãe. Além de deixá-la mais ansiosa e com variações de humor, o cansaço faz com que o corpo fique mais suscetível a doenças. E nessa fase, você sabe bem, sua saúde é fundamental para cuidar bem do bebê.
Além disso, seu filho é capaz de perceber a sua tensão e isso pode provocar mais choro e cólicas. Mas, então, o que fazer? Nós conversamos com especialistas para ajudá-la a se organizar e garantir boas horas de sono.
Confira nossas dicas:
Durma quando o bebê dormir
Aproveite para descansar, e não para retornar ligações, lavar a louça, responder e-mails, preparar o jantar, arrumar a casa...
Amamente
A prolactina, o hormônio que produz o leite, é um sonífero natural.
Programe-se!
Organize a despensa, os cardápios poucos dias antes de o bebê nascer. Se tiver empregada, converse com ela para que faça as tarefas da forma como deseja.
Envolva o pai na rotina do bebê
Nos primeiros momentos, o pai pode dar o apoio em toda a manutenção das rotinas na casa, como fazer compras no supermercado e atender às visitas. Ele pode e deve também participar dos cuidados com o bebê. Pode dar banho, fazer arrotar, buscá-lo no berço para amamentá-lo, trocá-lo etc. Só com apoio você vai se sentir segura e poderá descansar.
Não tenha vergonha de pedir ajuda
Se você se sentir estressada e cansada, não tenha medo de pedir ajuda. Pode ser da sua mãe, da sogra, de algum outro parente e dos amigos. Muitas vezes, as pessoas não se oferecem porque não querem atrapalhar.
Alimente-se bem
Para que você se sinta bem e com energia, é muito importante beber bastante líquido, como sucos de frutas e muita água. Faça refeições leves e balanceadas, tente comer devagar e mastigue bem os alimentos.