Até os 3 anos, o seu filho precisa ter um descanso durante o dia. Entenda
Assim que nasce, a rotina do seu filho se resume a mamar, dormir e brincar. Com o passar dos meses, ele fica mais tempo acordado até que as sonecas passam a acontecer na parte da manhã e da tarde. E saiba que, assim como uma boa noite de sono é fundamental para a saúde das crianças, os cochilos são importantes para o desenvolvimento infantil.
Estudos já mostraram as consequências da ausência desse soninho tanto no que ser refere a distúrbios de comportamento, como ansiedade, menor nível de interesse e habilidade para resolver problemas e os benefícios que ele traz, como a ampliação dos processos cognitivos.
Uma soneca durante o dia é fundamental até os 3 anos: revitaliza, relaxa e aumenta a disposição. Nessa fase, o cansaço é maior e a capacidade de verbalizar ainda não foi desenvolvida por completo. Em geral, elas ocorrem em dois momentos: uma pela manhã, entre 10h30 e 11h, e outra à tarde, entre 14h e 14h30. “A primeira soneca faz com que o bebê esteja mais relaxado para almoçar e ter mais apetite”, afirma Rosângela Garbers, pediatra e neonatologista do Hospital Pequeno Príncipe (PR).
A segunda ajuda no descanso, depois das atividades matinais da criança. Quando não acontece, ela pode ficar irritada, e a fala e os movimentos, mais lentos.
O tempo da soneca deve ser respeitado, o que pode durar de 30 a 60 minutos. Se depois de uma hora a criança não acordar, abra as cortinas aos poucos e coloque uma música calma, para que o despertar seja agradável. Jamais permita que a soneca dure a tarde inteira, por exemplo, para que o sono noturno não seja prejudicado. E à medida que o bebê for crescendo, pode ser que ele sinta necessidade de tirar só um cochilo por dia. "A soneca é saudável sempre", explica o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz (SP).
Rotina
Mas como fica a soneca das crianças que vão para a escola? Verifique se a instituição oferece tempo e espaço para o repouso do seu filho. "É preciso, sim, ter um local arejado e tranquilo para os bebês dormirem", diz Reibscheid. Isso porque, quando não cochilam à tarde, as crianças costumam pegar no sono no carro, no caminho de volta para casa. Como já estará perto da hora de dormir, o sono da noite pode ser prejudicado.
O organismo da criança deve se habituar a relaxar sempre nos mesmos horários. O bebê se sentirá mais seguro quando estiver próximo a alguém que conheça. Por conta do trabalho, nem sempre os pais podem estar presentes na hora da soneca. Por isso, combine os horários com a babá ou com quem for cuidar da criança. E não se esqueça: a rotina do sono também tem de ser levada em conta aos finais de semana.
2 soluções para problemas com a soneca
Meia-luz para tranquilizar: em casas de famílias numerosas, em geral com muita agitação, estimule a criança a dormir de tarde, deixando o quarto à meia-luz. Aproveite no fim de semana para descansar junto.
Interrompa a diversão: se a brincadeira ficar mais atraente que a soneca, a criança resistirá ao sono e o resultado será um final de dia difícil. Por isso, arrume uma maneira de interromper a atividade ou incluir nela a soneca de alguma forma. Que tal ler um livro para desacelerar, ou então brincar de pintar?