Adapte a agenda da criança aos novos horários alguns dias antes do início do retorno à escola
- Uma das maiores dificuldades quando o assunto é rotina é acostumar a criança a mudar seu horário de acordar. Se ela for à escola de manhã, comece a despertá-la em horários próximos aos da aula pelo menos uma semana antes. Aos poucos, ela vai se acostumar. Se for estudar no período vespertino, veja se vai ser preciso alterar o horário do almoço e do banho dela.
- Nos dois casos acima, uma boa dica é, uma semana antes, seguir os horários que seu filho terá depois de começarem as aulas, como um treinamento mesmo.
- Leve-o para visitar a escola antes do primeiro dia de aula. Mostre onde vai ser a sala de aula e responda às dúvidas que aparecerem: quem é o professor, o que ele faz, quantos colegas têm na sala, para onde ele tem de ir, onde é o banheiro etc.
- Estabeleça antes uma rotina para o período em que ele não está na escola: hora das refeições, tempo livre para brincar, o momento da lição de casa, de descansar.
Se todas as manhãs são sofridas, algo está errado.
As perguntas que você deve fazer a si mesma:
Ele realmente foi dormir no horário certo e teve um sono tranquilo?
O recomendado para crianças em idade escolar é cerca de dez horas de sono e soneca da tarde não entra na conta.
A escola é em período integral, ele não está descansando tanto quanto deveria?
Entre em contato com a escola e veja os horários de descanso que a criança tem e como ela está dormindo por lá.
Meu filho é uma criança vespertina?
Se ele estuda cedo, mas o rendimento é melhor à tarde, matricule neste período, ou vocês vão sofrer todas as manhãs. Procure uma alternativa – e uma solução – em parceria com a escola.