De acordo com estudo, crianças que sofrem de apneia têm mais chances de desenvolver distúrbios de atenção, hiperatividade e dificuldade de aprendizado.
Se o seu filho não anda dormindo bem, atenção! Pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, acabam de divulgar os resultados de um novo estudo que concluiu que a má qualidade do sono pode estar ligada ao desenvolvimento de uma série de problemas comportamentais nas crianças.
Para chegar a essa conclusão, eles analisaram 263 crianças, de 6 a 11 anos de idade, acompanhando noites de sono, aplicando testes comportamentais e recebendo relatórios periódicos dos pais. Depois de cinco anos, notaram que o risco de desenvolver distúrbios de atenção, hiperatividade e dificuldade de aprendizado foi cinco vezes maior entre as que apresentaram crises isoladas de apneia (quando a pessoa para de respirar em alguns momentos enquanto dorme) em comparação com que as que não tiveram problemas durante o sono. Entre as que apresentaram crises constantes, o risco foi seis vezes maior.
“Este estudo oferece informações úteis para que os médicos orientem os pais sobre as opções de tratamento para crianças com apneia. Os professores também devem ficar cientes desses resultados para entenderem que ela pode contribuir com problemas dentro da sala de aula”, disse, em nota, Michelle Perfect, uma das autoras do texto.