E se o seu filho se apaixonar por um livro indicado a crianças com menores do que ele? E se ele se apaixonar por um livro para a “idade certa” e não querer se afastar nunca depois?
Tenho uma amiga com dois filhos com diferença de uns três anos. Quando o mais novo entrou na fase de amar a Turma do Cocoricó, o mais velho meio que “renegava” os personagens amados anteriormente. Mas, no fundo, a gente sabia que ele adorava poder assistir vez ou outra com o irmão, com a desculpa de apenas fazer companhia.
Adoro me lembrar desta história porque essa coisa toda da obrigação de crescer é algo que deve doer na criança. Falo da dor no sentido simbólico e estes pequenos gostos refletem bem. Com a sua pouca noção de tempo, as crianças vivem dizendo “ah, quando eu era bebê, fazia tal coisa, hoje não faço mais”. É importante para eles quebrar vínculos e fazer outros, se identificar com outras artes, personagens, turmas. Mas muitas vezes querem “voltar no tempo” nas leituras, nos brinquedos, nos filmes, assim como querem o colo da mãe.
Estou falando tudo isso porque uma amiga aqui, a Ana Paula Pontes, estava em busca de um livro para o sobrinho e estávamos discutindo as possibilidades. Há muitos que eu já recomendo para os pequenos, mas que são tão incríveis que você quer mostrar para os mais velhos também. Então sugeri que ela desse uma leitura mais robusta, mas junto desse, sim, um do tipo livro-brinquedo. Para ele curtir como foi feito o projeto gráfico, como é criativo, pensado. Como as ilustrações são maravilhosas. O número de motivos é infinito!
Por quê? Porque livro não tem idade. O livro é aquela coisa maravilhosa para a gente se apaixonar criança e querer ficar com ele a vida toda. Pode até não ser fisicamente, mas todos têm o direito de continuar amando um livro pelo tempo que for. Remete a uma memória boa, gostosa. Quando algo aconteceu, algo foi aprendido. E também uma criança maior tem o direito de amar um livro “para pequenos” sem o menor problema. Porque livro tem que ser bom. Emocionar, divertir, tocar. Seja o momento que for.