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Tenho um bebê de quatro meses. Gostaria de saber como posso estimular o aprendizado do meu filho desde já. Comprei um livro para bebê, desses com figuras bem coloridas e ele se interessou, ficou olhando, segurou. O que mais posso fazer?Josy Araujo
T.Z.: É muito bom que você esteja voltada para estimulação precoce. Mas tenha um pouquinho mais de calma... Aos quatro meses seu filho segurou o livro, mas o fez como faria com o chocalho ou qualquer outro objeto. Sugiro que leia Seu filho de O a Um ano da Clínica Tavistok de Londres, uma coletânea de fácil leitura e muito prático. A cada ano de idade, um volume ou seja um livro que vai até a adolescência. Assim, a cada ano, você saberá exatamente o que esperar do seu filho em termos de desenvolvimento, e não terá falsas expectativas nem ansiedade. A estimulação precoce é importante, mas também é essencial saber esperar a maturação fisiológica ocorrer.
Tenho gêmeos de 3 anos, um menino e uma menina. Desde 1 ano e 4 meses estão em creche em período integral, sendo o turno da tarde dedicado à parte pedagógica. O Caio se espelha muito na Lara, repete até as mesmas frases que ela, recusa as mesmas comidas e vive batendo nela. A Lara por sua vez é bastante independente em relação a ele. Gostaria da sua opinião sobre a separação deles de turma durante o turno da tarde, que é a parte pedagógica. Além disso, quem é mais indicado a sair da turma e conhecer amigos novos, Caio ou Lara? Existe momento ideal e indicação para separar dois irmãos? Adriana Chagas
Tania Zagury: Adriana, querida, não existe regra nem idade definida para isso. Se há necessidade de separá-los no período que referiu, me parece que o mais conveniente seria Lara mudar de turma, porque, pelo que você descreve, ela parece ser mais independente emocionalmente. De qualquer forma, considero positivo irmãos não ficarem na mesma turma, porque a competição que normalmente já existe pode se acentuar, especialmente se um dos dois sobressai, é mais desinibido ou tem melhor desempenho. A comparação acaba acontecendo e não é positiva para ninguém. A partir da alfabetização essa situação tende a se tornar mais evidente, porque o desempenho cognitivo começa a ser mais exigido. Então, veja com bons olhos esse momento e não deixe passar insegurança, porque a criança percebe, fica preocupada e insegura também. Além disso, eles terão ainda várias horas diariamente em que ficarão juntos, de modo que não deverá haver problema.
Tenho um bebê de 1 ano e 5 meses. Há cerca de um mês, ele começou a me morder e o pai também no momento de brincadeira e felicidade. Já tentamos repreendê-lo dizendo que não pode morder, deixando no cantinho da disciplina, tirando-o do colo e ignorando após ele fazer isso, mas até agora nada resolveu. Por favor, me diga se isso é uma fase? Ou o que precisamos fazer para resolver esse problema? Rosa Maria Fernandes
T.Z.: Deve ser sim uma fase. Mas em todo caso, observe se ele não faz isso por excesso de estimulação, isto é, veja se só ocorre com determinado tipo de brincadeiras, talvez muito agitadas. Talvez essas “brincadeiras alegres”, que você menciona, possam estar excitando demais seu filho e ele, por ficar nervoso ou excitado, morde como forma de defesa perante uma sensação em que ele se sente incapaz de prever o que virá a seguir. Às vezes, o que ao adulto parece normal, a um bebê pode parecer excessivo. Além disso, nessa idade, o “cantinho da disciplina” me parece uma medida acima da compreensão dele. Isso só funciona quando a criança já entrende a relação de causa-efeito. Portanto, se notar que é mesmo o que suponho, tente tornar as brincadeiras menos excitantes ou mude o tipo. Fazer cócegas, esconder-se da criança e aparecer de repente, tampar o rosto dele e depois desaparecer, são brincadeiras que, embora extremamente engraçadas para adultos, com algumas crianças podem ser sinônimas de “desagradáveis”.