1 - NÃO TENHA MEDO DE PEDIR:
Peça ajuda quando precisar.
2- ACEITE AJUDA:
Se alguém se oferecer para ajudar, aceite.
3 - SAIBA QUANDO DIZER NÃO:
Nunca se sinta culpada em dizer a alguém que não é uma boa hora para ir ver seu bebê. Se muita gente ao mesmo tempo na sua casa te estressa e se você estiver desejando um tempo em silêncio com sua família, diga.
4 - NÃO SE PREOCUPE COM O TRABALHO DE CASA:
Deixe a louça, a roupa e bagunça para lá. O foco deverá ser no bebê e em você.
5- ESTOQUE O FREEZER ou CHAME O DELIVERY:
Em um momento de emergência, aquela comida congelada ou um delivery sempre salva vidas. Não se sinta culpada porque de vez em quando não tem problema nenhum.
6 - NÃO SE ESQUEÇA DAS FOTOS E VÍDEOS:
Faça muitas fotos e filme tudo que puder. Depois, quando já estiverem crescidos, será uma delicia rever cada um deles.
8 - TENHA O NÚMERO DE UMA CONSULTORA DE AMAMENTAÇÃO ÀS MÃOS:
Se você decidir pela amamentação, construa uma relação com uma consultora de amamentação ou uma enfermeira. Encha de perguntas também aquela amiga que já teve neném. Amamentar não é fácil para muitas mulheres, mas há muitas, muitas maneiras de tornar esse momento muito prazeroso e passar pelo início difícil sem maiores problemas. Então, ligue para elas assim que suspeitar que algo possa estar indo errado.
9 - NÃO SE ESQUEÇA DOS FILHOS MAIS VELHOS:
Se você tiver filhos mais velhos, peça ajuda aos avós, tios e padrinhos para que os levem para passear e ter um dia de muitas brincadeiras e diversão. Aproveite que os mais velhos estão fora para descansar um pouco.
10 - NÃO HÁ COISA PIOR QUE UM BEBÊ MIMADO:
Não deixe ninguém dizer que você está dando colo demais pro seu bebê demais, que está fazendo isso ou aquilo errado. Você é a mãe, você quem acorda a madrugada inteira pra cuidar dele e é você quem sabe o que deve fazer ou não.
11 - ESTEJA ABERTA À MUDANÇAS:
Nunca diga nuca. Você provavelmente vai se encontrar num momento de desespero mais agitado e fazendo coisas com seu bebê que jurou jamais fazer. Por exemplo, oferecer a chupeta. Pode acontecer do seu marido estar a meia noite na farmácia procurando por uma a fim de fazer o seu bebê se acalmar e finalmente dormir.
12 - LIGUE PARA O SEU MÉDICO:
Não se acanhe ao ligar para o pediatra ou obstetra se tiver qualquer dúvida ou preocupação sobre a saúde do seu bebê ou a sua própria. Afinal, eles são pagos pra isso.
13 - APROVEITE A HORA DO SONINHO DO BEBÊ DURMA TAMBÉM:
Muitos recém-nascidos dormem bastante durante o dia. Durma também e aproveite o máximo que puder, porque logo isso acaba.
14 - SIGA SEUS INSTINTOS:
Se achar que algo está errado com seu bebê, ainda que o mundo diga que está tudo certo, procure o pediatra e se ele também disser que tá tudo certo, procure outro.
16 - NÃO SE ESQUEÇA DE VOCÊ:
Você não tem ideia de como vai se sentir quando seu bebê nascer até você dar a luz e sentir. Então, enquanto ele não nasce, faça o que te dá prazer, ou diga o que te faria mais feliz e confortável nesse período. Seja gentil com você mesma porque seu corpo e mente passarão por muitas mudanças e você precisará de tempo para ajustar novo membro da família dentro das mudanças que acontecerão na sua vida e no seu relacionamento com seu parceiro.
17 - ENVOLVA O PAI:
É muito importante envolver o papai nessa jornada. Cuidar de um bebê dá muito trabalho e envolver o parceiro nas tarefas diárias e intermináveis os ajuda a perder o medo em lidar com os bebês. Você vai amar poder ter um tempo só pra você enquanto o papai cuida do bebê.