Veja o que causa o desconforto e maneiras (sem superstições) para amenizá-lo.
Sim. Principalmente em recém-nascidos, o soluço é extremamente comum. Não passa de uma contração involuntária do diafragma, uma espécie de cãibra desse músculo. Fique tranquila: seu filho não estará sentindo dor. No máximo, um leve incômodo. “Não é doença nem algo preocupante”, informa a pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo (SP).
E você provavelmente deve ter sentido seu filho soluçar antes mesmo dele nascer. Lá no útero, o soluço aparece como resultado de um treino que o bebê faz para respirar. Após o nascimento, os alvéolos pulmonares serão preenchidos por ar. “Por isso, a partir da 30ª semana de gravidez, é provável que a mãe sinta os soluços do filho”, explica Teresa Uras, pediatra do Hospital Samaritano, de São Paulo (SP).
O desconforto pode ser causado quando o bebê está de barriguinha cheia. Após amamentar, espere que ele arrote. Isso não acontecerá obrigatoriamente, mas é importante deixar a criança na posição inclinada por us 10 ou 15 minutos. Dessa forma, evita-se também o refluxo. Ficar muito tempo sem roupa (na hora do banho, por exemplo) também motiva a ocorrência de soluços, por causa do frio que a criança sente. “Se, na banheira, ela começar a
Outros bebês, no entanto, têm soluço por períodos mais longos. Uma das explicações é que o sistema nervoso central, que coordena o diafragma, pode estar menos desenvolvido. Dependendo do seu grau de maturidade, varia a duração da contração involuntária do músculo. Por isso, a tendência é diminuir a ocorrência dos incômodos à medida que o bebê cresce.
Superstições
Há diversas superstições sobre formas de interromper o soluço. Uma das mais famosas é colocar um pedaço de linha vermelha na testa da criança. Não há comprovação científica de que isso funcione. E cuidado: algumas crendices podem ser agressivas ao bebê. Não tente dar um susto na criança nem peça a ela para parar de respirar (no caso dos maiores). São medidas que podem fazer mal.
Para evitar os soluços, melhor corrigir a posição do bebê durante a amamentação e mantê-lo aquecido. No caso dos maiores, nada de fazer as refeições com pressa. “É natural que queiram comer rapidamente para voltar a brincar. Mas isso causa deglutição de ar e, consequentemente, o soluço”, afirma Uras.