O importante é sempre incluir carboidratos, proteínas, frutas ou legumes e líquidos.
As aulas já começaram e você ainda não pensou no cardápio do lanche? De fato, é difícil ser criativo e, ao mesmo tempo, oferecer lanches variados e saudáveis ao longo da semana.
A primeira coisa que você deve observar é se está oferecendo alimentos de diferentes grupos. O ideal é garantir que a lancheira tenha: um tipo de carboidrato, um tipo de proteína, frutas ou legumes, além da bebida. Segundo a nutricionista Santhi Karavias, do projeto Lancheira Saudável (SP), as mães também precisam conhecer o apetite dos filhos para calcular a quantidade adequada de comida.
Para facilitar, você pode montar um cardápio semanal (ou até mesmo mensal) para fazer as compras certas e garantir que não vai faltar nenhum tipo de alimento no lanche, já que na correria da manhã a gente acaba escolhendo o que está mais fácil. Os filhos podem ajudar a montar essa lista também! Leve em conta que nenhum alimento é totalmente proibido. Você pode combinar com as crianças que biscoitos recheados e salgadinhos, por exemplo, só uma vez por semana.
Também é preciso ficar de olho na conservação dos alimentos. A lancheira deve ser térmica, para armazenar adequadamente os itens de geladeira. No caso de sanduíches, embrulhe em filme plástico ou papel alumínio e coloque dentro de um pote. A seguir, veja algumas dicas de cardápio para se inspirar.
Dia 1
Biscoito de polvilho
Iogurte de mel
Banana
Suco de polpa de acerola
Dia 2
Ovinhos de codorna
Bolo simples
Cenoura baby
Maçã
Suco de laranja pasteurizado
Dia 3
Bisnaguinhas com queijo minas
Tomatinho cereja
Água de coco
Dia 4
Castanha de caju
Biscoito maisena
Salada de frutas
Suco de uva integral
Dia 5
Pão integral com com geléia
Kibe assado
Chá (exceto mate, verde e preto)
Palitos de pepino