Pesquisa canadense mostra que crianças que participam do preparo das refeições gostam mais de frutas e vegetais.

Cenoura, beterraba, brócolis, vagem, alface, rúcula, couve-flor. Só de ouvir o nome desses vegetais seu filho já faz cara feia? Calma! Assim como ele, muitas outras crianças não gostam dos “verdes” que insistem em aparecer no prato. Mas a solução, segundo uma pesquisa canadense, parece ser fácil e prazerosa. Basta convidar seu filho para a cozinhar.

Sim, é isso mesmo! De acordo com um estudo da Universidade de Alberta, no Canadá, chamar as crianças para ajudar a preparar as refeições é a melhor maneira de fazer com que elas aprendam a fazer escolhas saudáveis na alimentação. E essa participação não significa que seu filho tenha que colocar a mão na massa. Ele pode acompanhar enquanto você prepara as refeições ainda bebê, sentado no cadeirão, por exemplo. E assim, entre um prato e outro, ele vai conhecer os legumes e se interessar por eles.

Para chegar a esse resultado, os cientistas analisaram o comportamento de 151 estudantes de escolas da Província de Alberta. Quase um terço das crianças revelou que haviam ajudado os pais a preparar pelo menos uma refeição por dia no último mês. Outro um terço disse ter participado da preparação na cozinha de uma a três vezes por semana com os pais, enquanto um quarto das crianças admitiu ajudar a fazer a comida apenas uma vez por mês. Por fim, 12,4% revelaram nem ter entrado na cozinha.

Depois de analisar o comportamento das crianças na cozinha, os cientistas perguntaram o que elas gostavam de comer. A maioria afirmou gostar de frutas. Mas aqueles que participaram do preparo das refeições mais vezes também colocaram verduras e legumes na lista de preferências, além de se mostrarem mais confiantes sobre a importância de fazer escolhas mais saudáveis.

Para o professor Paul Veugelers, co-autor do estudo, ao optar por uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, seu filho vai ter um melhor desenvolvimento ósseo e muscular, além de aprender mais rápido e melhor.

“Manter uma alimentação saudável é importante porque nos mantém longe do sobrepeso e das doenças crônicas, como a obesidade”, disse Veugelers em nota. A pediatra Carolina Bombini Ferro, do Hospital 9 de Julho (SP) também alerta para a importância desses alimentos. "Eles são essenciais no crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor da criança e a falta é o motivo dos altos índices de desnutrição verificados na rotina dos consultórios pediátricos do país", diz Bombini.

A pediatra Wylma Hossaka, coordenadora do Pronto Atendimento Infantil do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, concorda com o pesquisador e diz que os pais que estimulam os filhos a irem para a cozinha são geralmente os que costumam cozinhar mais e fazem as melhores escolhas para a alimentação da família ainda no supermercado.

“Ao chamar os filhos para ajudar a preparar as refeições, esses pais mostram os alimentos às crianças e, geralmente, têm uma rotina de alimentação com variedade de vegetais”, diz Wylma. "Ao ficar mais próxima desses alimentos e conhecer as opções, a criança vai se interessar mais por eles e, consequentemente, apreciá-los também”.

E de nada adianta insistir para que seu filho coma frutas e legumes se você é o primeiro a fazer cara feia. O seu exemplo é fundamental para ajudar seu filho a criar hábitos saudáveis.

 

Artigos Relacionados

Seu Filho só diz NÃO? Seu Filho só diz NÃO?
Saiba como lidar com esse comportamento do seu filho E sabe que os pais podem ter muita influência nesse comportamento? Exatamente! Isso porque,...
Quando seu Filho vai Comer com Talheres Quando seu Filho vai Comer com Talheres
Quando acontece: Com 1 ano e meio, a criança começa a treinar a coordenação motora necessária para segurar a colher, mas o garfo só deve ser...
10 Razões para NUNCA deixar seu filho beber refrigerante 10 Razões para NUNCA deixar seu filho beber refrigerante
Muitos de nós têm optado por escolhas mais saudáveis ​​para nós e nossa família. Certamente não é um processo fácil deixar maus hábitos...
Experiência coloca várias crianças de olhos vendados para saber se reconheceriam suas mães
O Dia das Mães passou e diversas campanhas surgiram abordando o tema. A marca de joias Pandora teve uma abordagem extremamente original e, claro,...
Dor de Barriga: 8 Tipos mais Comuns Dor de Barriga: 8 Tipos mais Comuns
Se você é mãe e nunca ouviu a frase do título, pode se sentir vivendo em uma realidade paralela. Um guia rápido para ajudar você a identificar...
Olha o Passarinho! Olha o Passarinho!
Dicas para fotografar o seu filho “Aproveita, vai passar rápido!” O conselho dado a todos os pais e mães com um recém-nascido no colo tem...