Flexibilizar horários e dar um pouco mais de liberdade para os filhos não faz mal a ninguém.
Em época de aula, você faz o maior esforço para manter uma rotina que facilite o dia a dia da sua família. Dormir no horário certo, acordar cedinho, ter um tempo para fazer as lições de casa, horário pra tomar banho... A gente sabe como é. Já nas férias, é difícil de manter os horários e tudo sob controle. Mas será que precisa?
Segundo Maria Luiza Bustamante, do Instituto de Psicologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, é inevitável que nas férias os horários e as atividades sejam mais flexíveis. “A rotina da criança precisa mudar nas férias. Afinal, ela precisa preencher um tempo livre que no período letivo é ocupado pelas aulas”.
Para a psicóloga, não há problemas em deixar a criança a fazer um pouco mais suas vontades. Vale acordar um pouquinho mais tarde, alterar os horários das refeições desde que ela se alimente bem, brincar até mais tarde. Com isso, você também não precisa se preocupar.
Mas se a mudança na rotina das crianças acontecer somente em relação aos aparelhos eletrônicos, como televisão, videogame e computador, é hora de negociar. É quase inevitável que seu filho passe algumas horas a mais na frente deles, é fato. O importante, segundo Maria Luiza, é que estimular as crianças fazerem atividades físicas e controlar o tempo e o conteúdo do que elas estão acessando ou assistindo. “Criança precisa fazer atividades fora de casa. Precisa brincar, correr e pular”.
Para quem tem a agenda cheia já que as férias das crianças nem sempre batem com as suas a dica da psicóloga é revezar os dias de passeio com pais de amigos (um dia você vai com o filho deles, outro dia eles levam os seus). Você também pode combinar com parentes e deixar seu filho passar alguns dias com eles. Se a sua família mora longe, existem os acampamentos, que também são ótimos opções dependendo do perfil da criança. O que importa é mantê-la ativa!
E na hora de voltar às aulas?
Na última semana do mês, é melhor começar a retomar a rotina aos poucos, colocando a criança para dormir no horário de costume, acordando-a um pouquinho mais cedo e regulando os horários das refeições. Aposte ainda em atividades mais tranquilas, dentro de casa. E se o seu filho reclamar, não se preocupe. “A rotina é fundamental para a criança, traz segurança e organiza a vida de toda a família”, explica Maria Luiza.