Das 984 mães entrevistadas, 64% revelam que se preocupam com o problema.
O seu filho não come direito? Em uma conversa rápida com outras mães na porta da escola, você tem a impressão de que ele não é o único? Um estudo acaba de comprovar que, sim, a queixa é verdadeira: 51% das mães brasileiras afirmam que têm dificuldade para alimentar os filhos. A pesquisa, que foi realizada com 984 mães de todas as regiões do Brasil pela Abbott Nutrition, mostra ainda que esse comportamento prevalece em crianças com idade entre 3 e 7 anos.
O estudo relaciona também os principais tipos de dificuldades que as mães encontram na alimentação das crianças. Das entrevistadas, 47% dizem que o filho não come toda a quantia oferecida, 43% apontam que ele não tem interesse na comida e 40% destacam que a criança come sempre os mesmos tipos de alimento. E tais problemas, como você também deve ter percebido naquela conversa na porta da escola de que falamos antes, preocupa 64% das mães. Mas ainda assim a maioria é otimista: 89% apontam a questão como uma fase temporária da infância.
Para o pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg, da Unifesp, a queixa das mães é pertinente. Mas não é motivo para se desesperar. "Apenas 1 a 2% das crianças que têm problemas para se alimentar realmente sofrem algum distúrbio", os demais casos podem ser resolvidos com algumas mudanças na rotina da família e, claro, muita paciência dos pais.