Na ocupação da vida, é fácil ficar preso em seu entorno e esquecer o resto do mundo. Tudo o afeta pessoalmente, sua família, seus amigos e o que você gosta de fazer. Você se preocupa com o que eles pensam e o que acontece em suas vidas. Na loucura do dia a dia podemos facilmente esquecer as pessoas que não conhecemos - as pessoas com as quais não interagimos particularmente.
E quando não nos preocupamos com essas pessoas, com os estranhos, nossas vidas podem não refletir os valores altruístas sobre os quais tentamos focar. Ser amável com um estranho pode parecer simples, mas muitas vezes requer um esforço consciente para fazer.
Como você pode mostrar bondade com estranhos em sua vida?
Temos 10 ideias para começar:
1. Mude seu tom
Em primeiro lugar, você ficaria impressionado como a simples alteração do tom da sua voz pode influenciar aqueles que o rodeiam. Esteja consciente de como você se apresenta e como pode usar um tom mais suave para demonstrar bondade.
2. Faça perguntas
As pessoas adoram falar sobre si mesmas. Quem sabe, o estranho junto a você no ônibus pode ter uma história incrível a contar. Faça perguntas para mostrar que está interessado e se preocupa com seu bem-estar.
3. Use o sorriso
Um sorriso pode percorrer um longo caminho. Estique seus músculos faciais e tome a decisão de sorrir mais na sua vida cotidiana. Faz bem para os outros e para você também.
4. Segure a porta aberta
Preste atenção. Se você ver alguém atrás de você indo para a porta, leve cinco segundos adicionais para fazê-lo sentir-se importante segurando a porta aberta para ele.
5. Cumpremente, elogie
Cumprimentar alguém é também tratar com respeito. Comece desejando um simples "bom dia" para uma pessoa estranha no elevador, na padaria ou rua. Quando você se vê admirando a aparência, a roupa ou as qualidades gerais de um estranho, diga-lhe (quando apropriado). Porque se você não dizer, quem vai? Elogie e você vai achar que está recebendo ainda mais do que dando.
6. Seja paciente. Respire
Reserve um momento para relaxar completamente. A paciência é uma qualidade difícil de adquirir e gerenciar, mas quanto mais você pode praticá-la, mais bondade você vai colocar no mundo.
7. Ajude alguém em necessidade
Viu alguém com o carro com problemas de bateria? Que tal ajudar a empurrar o carro? Que tal doar uma refeição para um sem-teto faminto? Mostre-lhes gentileza dando apoio, incentivo ou mesmo apenas conversando.
8. Incentive a abertura
Quando você é aberto e honesto, as pessoas serão abertas e honestas com você. E quando estamos abertos um com o outro, é ainda mais fácil ser gentil um com o outro.
9. Frear a ira no trânsito
É sério. Esqueça da buzina. Não xingue os outros motoristas, nem em pensamento. Você nunca sabe da batalha que o outro pode estar enfrentando. Parece simples, mas faça, pois faz a diferença.
Você conhece o que diz o Código Brasileiro de Transito sobre a buzina? Artigo 41:
O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações:
- para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;
- fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.
Também são consideradas infrações de trânsito: buzinar de modo prolongado, usar a buzina entre as 22h e as 6h ou em locais e horários proibidos pela sinalização, e utilizar buzina em desacordo com os padrões e frequências estabelecidas pelo CONTRAN. O péssimo hábito de buzinar quando o trânsito está engarrafado é considerado um uso indevido, passível de punição com multa.
10. Conheça um colega de trabalho
Curiosamente, muitos estranhos em nossas vidas são aqueles que se sentam e trabalham ao nosso lado. Faça um esforço para conhecer os colegas de trabalho em sua vida e mostrar bondade com eles todos os dias.
Se você quiser viver um estilo de vida mais altruísta, experimente algumas dessas dicas para demonstrar bondade com os estranhos da sua vida. Quando mostramos bondade para com aqueles que não conhecemos, preenchemos nossos corações com mais amor para dar aos que conhecemos.
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Um ato de bondade altruísta pode fazer a diferença e salvar a vida de estranhos.