Quando começou a trabalhar construindo prédios residenciais, Otávio Zarvos tinha seu “morador-alvo” muito bem definido: solteiro, com vida bem agitada e forte preocupação estética. Tão logo se viu na posição de pai, o empresário sentiu na pele as necessidades de uma família e decidiu ampliar seus projetos para atender também os clientes com filhos, aumentando o espaço de convivência com eles
No dia a dia, Otávio sempre faz questão de chegar em casa a tempo de curtir as filhas Manon , Greta e a bebê Eva
Basta uma rápida olhada para o escritório do administrador Otávio Zarvos para notar o seu lado empreendedor. Há mais de 30 plantas de prédios, com desenhos, fotos e observações rabiscadas, amontoadas em frente à cadeira da ponta de uma enorme mesa de vidro. Aos 45 anos, o empresário é sócio majoritário da Idea!Zarvos, uma bem-sucedida incorporadora da Vila Madalena, bairro paulistano onde vive, trabalha e se diverte nas horas vagas. Com proposta arrojada e design diferenciado, a empresa dele está por trás de um traço de futurismo que recobre o bairro da zona oeste e traz visibilidade internacional à região.
É, parece que ele vive só para o trabalho. Mas não. Tornar-se pai mudou tudo e a administração do seu dia é em função de suas três meninas, Manon, 11 anos, Greta, 6, e Eva, 6 meses. E foi na convivência com cada uma delas que suas apostas profissionais tomaram novos rumos. “A paternidade mostra quanto a vida fica mais complexa e como cada segundo ao lado do seu filho é fundamental. Comecei a pensar nos prédios que estava fazendo e tentei transportar para eles o que eu estava vivendo”, afirma Otávio, referindo-se aos primeiros projetos da empresa mais voltados para solteiros que praticamente param em casa somente para dormir.
Essa reflexão resultou em uma ampliação de possibilidades da incorporadora, com a inclusão de projetos que englobam de mudanças na planta, como espaço para quarto de babá e inclusão de área de lazer, à grande missão de repensar o jeito como São Paulo é organizada. Os dez edifícios entregues pela sua empresa ganharam uma dezena de prêmios – quatro deles, internacionais. O de Melhor Projeto Arquitetônico Residencial do Mundo, da conceituada revista inglesa Architectural Review, foi dado ao prédio 360°, em 2009, e ao Oka, em 2012. Ambos estão na Vila Madalena, são voltados para a família e têm espaço para comércio, por exemplo. Os critérios da premiação são baseados em criatividade, no nível de dificuldade arquitetônica e no impacto na comunidade ao redor da construção.
Para Otávio, a planta aberta dos apartamentos faz com que a família passe mais tempo junta
A colaboração das filhas foi decisiva para elaborar o conceito de planta aberta estrutura interna livre de paredes –, que foi incorporado também na casa de Otávio e acabou definindo um comportamento familiar. A ausência das divisões faz com que a cozinha, a sala de jantar e o escritório fiquem visíveis para quem estiver em qualquer um desses ambientes, o que, palavras de pai, é essencial para manter a união. Ele explica: “Minhas filhas só vão para o quarto para dormir. Quando chego em casa, encontro todo mundo. A gente acorda, toma café e jantamos juntos, sempre”.
E ele quer mais. Para tentar diminuir a vida corrida dos pais e permitir que eles passem mais tempo com os filhos, o empresário está trazendo ao Brasil o conceito de bairro integrado, já bastante utilizado em Tóquio e em Nova York. “A falta de mobilidade urbana é vilã da família. Minhas filhas, por exemplo, vão pra escola, fazem aula de violão, de dança e de natação. Não seria melhor concentrar todas essas atividades em um único lugar?” A proposta, então, é deixar os bairros onde atua, na zona oeste, mais autônomos. Como? Com edifícios para moradores, mas que tenham espaço para lojas e escritórios, funcionando como uma pequena cidade, mas sem a sensação de estar “preso”.
Uma escolha que mudou tudo
O sucesso da proposta só o tempo vai dizer, mas, independentemente disso, a incorporadora é referência de ousadia no cenário da arquitetura brasileira. E ele enche a boca para associar o seu sucesso às filhas: “Se minha esposa não tivesse engravidado, eu não teria criado a empresa, nem sequer estaria morando em São Paulo”.
Isso porque, antes da primogênita Manon, ele tinha uma pequena incorporadora com o irmão e uma pousada em Jericoacoara (CE), onde planejava morar. Com a chegada de um bebê, os planos mudaram e escolheram São Paulo. “Pensamos nas possibilidades que a nossa filha teria morando lá e aqui”, conta. Nesse meio-tempo, a sociedade com o irmão acabou, a Idea!Zarvos foi criada e passou a chamar atenção internacional, e a família de Otávio ganhou mais dois membros: Greta e Eva. O sucesso da empresa, porém, não quer dizer que ele leve trabalho para casa. “Meu emprego não é minha vida, minha família é minha vida. Meu trabalho é uma atividade que eu gosto muito, mas tem limites: minha mulher Magdalena e minhas filhas Manon, Greta e Eva.”
TUDO EM UM LUGAR SÓ
OTÁVIO ACREDITA QUE, PARA MELHORAR ALGUNS PROBLEMAS DAS GRANDES CIDADES, COMO TRÂNSITO, FALTA DE SEGURANÇA E DE TEMPO, A SOLUÇÃO SERIA UM NOVO CONCEITO DE BAIRRO, INTEGRANDO MORADIAS, ESCRITÓRIOS, COMÉRCIO E LAZER. A INCORPORADORA DELE DEIXOU UM DOCUMENTO PROPONDO UMA SÉRIE DE MUDANÇAS, ENTRE ELAS PRÉDIOS SEM GARAGEM, SUBSTITUIÇÃO DE ÔNIBUS POR MICRO-ÔNIBUS E CALÇADAS MAIS LARGAS, NA PREFEITURA DE SÃO PAULO. POR ENQUANTO, NENHUMA DESSAS MEDIDAS FOI APROVADA.
Artigos Relacionados





