Viajar é uma delícia, mas antes de chegar ao paraíso, temos que passar pelo calvário de arrumar as malas.

O caminho da felicidade, no entanto, pode ser menos árduo, garante a designer Mariana Queima, que oferece o serviço de arrumação de malas em sua consultoria de moda New Look. Experts no assunto, ela e sua sócia Tati Canto vão fazer um workshop nesta quarta-feira no Atelier Marcella Maia, no Leblon, dando todas as dicas para que qualquer mortal conquiste o Éden da mala perfeita. Nesta entrevista ao ELA Digital, Mariana adianta alguns dos truques que elas vão ensinar no curso:

O difícil é achar a medida ideal, nem levar muitas peças nem poucas. Antes de começar a colocar peças aleatoriamente é preciso fazer um bom planejamento da viagem e avaliar quantos dias, qual é o destino, a estação do ano e a programação dos eventos. Depois, é preciso pensar em looks, com peças coordenadas entre si, e investir em acessórios, que ocupam pouco espaço e transformam a produção.

Na hora de arrumar a mala, ensina Mariana, o ideal é agrupar as peças por looks, para não ter que revirá-la durante a viagem. Pijamas e roupas íntimas devem ficar no fundo, para evitar que sejam mexidos, caso seja preciso abrir a bagagem. E lingeries e meias devem ficar num saquinho à parte.

Ela explica que, ao contrário do que muita gente pensa, fazer rolinhos das roupas não é a melhor opção para otimizar o espaço. Segundo Mariana, o ideal é colocar as peças bem esticadas. Não levar muitos sapatos é outra sugestão para poupar espaço, assim como comprar pequenas embalagens para colocar xampu e condicionador.

Para não deixar nada de fora, vale a velha dica da listinha. Se puder ser feita ao longo da semana, e não na última hora, melhor ainda. Assim, dá para observar as necessidades do dia a dia e ir acrescentando itens.

Muita gente esquece, por exemplo, que se for ficar mais de uma semana fora, deve levar lixa de unha, acetona para tirar o esmalte e uma tesourinha, por exemplo. As mulheres também costumam esquecer de levar o sutiã adequado para usar com as roupas que carregam lembra Mariana, que recebe pedido de ajuda até da própria mãe quando o assunto é arrumar mala.

Abaixo, Mariana ‘monta’ três malas genéricas para uma viagem de quatro dias:

Para o inverno: uma calça jeans, uma calça de alfaiaria, um sobretudo, três camisas, um pulôver, um vestido para sair à noite e três acessórios bacanas (brinco, colar ou bracelete), meia, uma bota, um sapato flat ou tênis, dois lenços ou echarpes, bolsa para o dia e carteira para a noite. O ideal é dar preferência por tons neutros ou escuros, com cores só nos acessórios. Meias e roupas térmicas são boas opções se o frio for bem rigoroso pois esquentam e não fazem volume.

Para o verão: uma calça jeans ou de linho ou de alfaiaria com tecido leve, três camisetas, um cardigã para se fizer frio à noite, três vestidos, um lenço ou uma pashimina, três biquínis, canga, saída de praia (dois shorts e duas camisetas ou vestidinho de algodão), chinelo, duas rasteiras, uma sapatilha e uma sandália de salto para sair à noite se tiver um evento.

Para meia estação ou se estiver em dúvida sobre o tempo: calça jeans, camiseta de manga curta, cardigã, casaco mais pesado, vestido, legging. Neste caso, vale fazer uma mala híbrida e apostar em camadas de roupas para poder tirar as peças, caso necessário.

 

Artigos Relacionados

Aquecedor: Há Problema em Ter um em Casa? Aquecedor: Há Problema em Ter um em Casa?
O aparelho ajuda a manter o ambiente quente, mas não pode ser usado por muitas horas seguidas Nas noites frias do inverno, que acaba de começar...
Inverno: Mesmo nos Dias Frios, o Sol Merece Atenção Inverno: Mesmo nos Dias Frios, o Sol Merece Atenção
Não é só no verão que é preciso proteger as crianças dos danos causados pelos raios solares. Veja dicas Se você pensa que é só no verão...
Asma: 8 Fatos que Você Precisa Saber Asma: 8 Fatos que Você Precisa Saber
Esclareça suas dúvidas sobre a doença crônica que atinge mais de 10 milhões de brasileiros, especialmente as crianças Tosse seca, chiado no...
Piolho: Como Cuidar desse Problema nas Crianças Piolho: Como Cuidar desse Problema nas Crianças
Número de casos costuma aumentar no inverno, por isso os pais devem ficar atentos às cabeças dos filhos Basta seu filho começar a coçar a...
Parto: Até Quando é Seguro Esperar o Bebê Querer Nascer Parto: Até Quando é Seguro Esperar o Bebê Querer Nascer
Você entrou na 40ª semana de gestação e nem sinal de o bebê querer nascer. Veja como lidar com a ansiedade e até quando esperar Nas ú...
Quando seu Filho Vai Poder Ajudar Você nas Tarefas Domésticas? Quando seu Filho Vai Poder Ajudar Você nas Tarefas Domésticas?
Organizar brinquedos, dobrar roupas, regar plantas, arrumar a cama. Atividades cotidianas podem ser ótimas aliadas na criação dos filhos. Antes...