Gravidez
Ferramentas

Médicos terão que justificar necessidade da cirurgia, que não poderá mais ser marcada com antecedência

Começaram a vigorar nesta segunda-feira (6) as novas regras da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para estimular os partos naturais e diminuir o número de cesarianas nos planos de saúde.

 

As cesarianas representam, atualmente, 85% dos partos realizados pelos planos de saúde, enquanto que esse número na rede pública é de 40%. A intenção é estimular os nascimentos normais, deixando mais rígidas as normais para quem optar pela cirurgia.

A partir de hoje, o médico que for realizar a cesariana pela rede privada terá que preencher um documento justificando a necessidade do procedimento. Assim, as cirurgias serão aceitas somente quando houver algum risco para a criança ou para a mãe. Com a medida, não será mais possível marcar a cesárea com antecedência, prática comum até então.

Mesmo assim, se a gestante optar pela cesárea, o médico deverá encaminhar um relatório médico detalhado e um termo de consentimento assinado pela paciente. Porém, a ANS esclarece que o ideal é que a solicitação ocorra somente na 39ª semana de gestação.

Caso o profissional de saúde escolhido pela gestante se recuse a fazer o parto natural, ela deverá entrar em contato com a operadora de seu plano de saúde, que deverá disponibilizar outro médico para realizar o procedimento. Se isso não acontecer, poderá enviar uma reclamação diretamente para a ANS.

A agência alterou as regras justificando a recomendação de especialistas que afirmam que cesárias desnecessárias podem aumentar problemas respiratórios do bebê e o risco de mortalidade da mãe.

Com informações do portal R7

Artigos Relacionados

Recomendações da OMS ao Parto Normal Recomendações da OMS ao Parto Normal
A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu uma classificação das práticas comuns na condução do parto normal, orientando para o que deve...
Cesarianas Podem Dobrar Risco de Obesidade Infantil Cesarianas Podem Dobrar Risco de Obesidade Infantil
Diferença está nas bactérias do intestino dos bebês obtidas no parto.Pesquisa avaliou 1.255 nascidos entre 1999 e 2002. Bebês nascidos via...
Vitamina D na Gestação Aumenta Força Muscular dos Bebês Vitamina D na Gestação Aumenta Força Muscular dos Bebês
Pesquisa britânica indica que níveis altos da vitamina dos estágios finais da gravidez melhoram o desenvolvimento muscular da criança e podem...
Seu Filho Precisa de Carboidrato, Sim! Seu Filho Precisa de Carboidrato, Sim!
Os alimentos que são fontes da substância devem estar presentes na dieta das crianças para que ela seja equilibrada. Veja como fornecer...