Gravidez
Ferramentas

Mas o consumo ainda deve ser moderado.

Tomar café é um prazer para você? Então, prepare-se para uma boa notícia. Um estudo feito pela Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, concluiu que o consumo de cafeína por gestantes ou mulheres que estão amamentando não interfere no sono dos bebês.

Para chegar a esse resultado, os cientistas entrevistaram 855 mulheres que haviam acabado de dar à luz. Elas responderam a perguntas sobre a ingestão de cafeína e também sobre os hábitos de sono de seus bebês com 3 meses de vida.

Exceto uma participante, todas as demais disseram ter bebido cafeína durante a gravidez, sendo que 20% delas consumiam em grande quantidade (ao menos 300 ml por dia). Mas apenas cerca de 14% de todas as mulheres do estudo relataram problemas de sono em seus bebês eles acordavam ao menos três vezes durante a noite. O resultado surpreendeu os cientistas.

“Nós esperávamos que as crianças cujas mães consumiam grandes quantidades de cafeína pudessem acordar mais à noite, mas o estudo mostrou que essa relação não existe”, diz a líder da pesquisa Iná Santos, professora do departamento de medicina social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas.

A medida que serviu como base na pesquisa foi de 300 ml de cafeína por dia (três xícaras de café), que é internacionalmente usada em estudos científicos. “Como essa é a primeira evidência sobre essa falsa relação no mundo, ainda é muito cedo para falarmos em segurança. Outros trabalhos devem surgir nos próximos meses para confirmar – ou questionar  esse resultado. Vai ficar mais fácil afirmar se é seguro tomar café na gravidez”, completa Santos.

Os pesquisadores lembram, no entanto, que isso vale para gestações normais e saudáveis, já que bebês prematuros, por exemplo, podem ser mais sensíveis aos efeitos da cafeína consumida por mulheres que estão amamentando.

Um outro estudo anterior, realizado pela University of Rochester School of Medicine and Dentistry, havia mostrado o contrário: a cafeína prejudica, sim, o sono dos bebês. Isso porque eles não conseguiriam metabolizar ou eliminar a substância, o que poderia causar irritabiliade e problemas para dormir. O que fazer, então? Especialista brasileiro reforça que o bom senso é sempre fundamental. "Com moderação, tomar um café de manhã e à tarde, não traz riscos”, diz Mario Cícero Falcão, pediatra e nutrólogo do Hospital Santa Catarina (SP).

Artigos Relacionados

10 Razões para NUNCA deixar seu filho beber refrigerante 10 Razões para NUNCA deixar seu filho beber refrigerante
Muitos de nós têm optado por escolhas mais saudáveis ​​para nós e nossa família. Certamente não é um processo fácil deixar maus hábitos...
Experiência coloca várias crianças de olhos vendados para saber se reconheceriam suas mães
O Dia das Mães passou e diversas campanhas surgiram abordando o tema. A marca de joias Pandora teve uma abordagem extremamente original e, claro,...
Dor de Barriga: 8 Tipos mais Comuns Dor de Barriga: 8 Tipos mais Comuns
Se você é mãe e nunca ouviu a frase do título, pode se sentir vivendo em uma realidade paralela. Um guia rápido para ajudar você a identificar...
Olha o Passarinho! Olha o Passarinho!
Dicas para fotografar o seu filho “Aproveita, vai passar rápido!” O conselho dado a todos os pais e mães com um recém-nascido no colo tem...