Filhos
Ferramentas

O que esperar deles quando se está esperando...

A maioria das mulheres quando descobrem que estão grávidas, tem ao menos uma leve ideia da montanha-russa de mudanças de humor, sentimentos, sintomas e desejos (rs) que virão pela frente.

Mas, e o pai "grávido"? O que esperar do parceiro que assiste a todas essas mudanças físicas e comportamentais da sua parceira? Ele simplesmente é o cara nervoso, com controle remoto nas mãos, pés pra cima, que assiste aos jogos de futebol (e todas essas mudanças) tomando uma cerveja gelada ?? Não mesmo.

Num livro gringo chamado -(pasmem): O Cérebro Masculino: Uma Compreensão da descoberta de como homens e garotos pensam (Olha que tesouro da literatura!!! KKKKK), diz que há muito mais mudanças para os homens durante a gravidez do que se pensa.

Sua pesquisa decorre sobre algo que muitas de nós suspeitamos há muito tempo: a de que as estruturas do cérebro e hormônios dos homens e a realidade masculina é, digamos, MUITO diferente da feminina em cada fase da vida. E durante os nove meses de gravidez, verifica-se que a transição de homem para pai ocorre com mudanças físicas, emocionais e hormonais muito reais conforme o avanço da gestação da companheira.

Com base nessa relíquia sobre o cérebro masculino, aqui vão 7 coisas sobre o que esperar deles quando se está esperando:


ELE ESTÁ MAU-HUMORADO

Ele se emocionou com a feliz notícia que você estava grávida, mas agora ele está uma pilha de nervos. A maioria dos sentimentos de ansiedade e angústia dos homens tem seus picos entre 6 e 8 semanas pós descoberta. Por que isso? Porque mesmo as "Mesmo As Gravidinhas Mais Relex" pensam nisso a vida toda...Já os homens precisam digerir primeiro a situação toda pra depois reagir.

Quando as mulheres ficam sabendo que estão grávidas, ficam procurando sinais de mudança no corpo o tempo todo, checando se os seios estão doloridos, se estão maiores ou se já estão produzindo leite, ficam se olhando no espelho pra ver se a barriga já cresceu, pensam sobre o que estão comendo ou bebendo só por precaução e se preocupam toda vez que vão ao banheiro (medo da calcinha estar suja de sangue e etc).

Quando os bonitos se dão conta imensa mudança que o fato representará na vida deles e que serão pais, já estão pra trás do processo (eles sempre percebendo as coisas depois...).
Primeiro se sentem super felizes, depois sentem a ansiedade de estar num trem desgovernado. Mas essas oscilações de sentimentos passam, vão melhorar com o tempo (ufa!), e são culpa dos hormônios. Hormônios?!

ELE ESTÁ NA SUA PRÓPRIA MONTANHA-RUSSA HORMONAL

Sim, uma vez que o embrião se agarra na mamãe, não é só nela que os hormônios começam a brotar. A ciência já sabe que o estrogênio e progesterona triplicam na mulher durante a gravidez, mas pelo jeito, os hormônios do pai também sofrem alterações.

Acontece mais ou menos assim: Feromônios "brotam" das glândulas sudoríparas da mãe. Na convivência, isso faz com que a testosterona diminua no homem e dê lugar a prolactina (hormônio da maternidade/ instinto materno). Basicamente, como um cérebro de menino se transforma no cérebro de um homem durante a puberdade, o cérebro humano se converte lentamente num cérebro de pai durante a gestação.

ELE NOS JEANS PARA GESTANTE DELA

Você já ouviu falar sobre homens que "engravidam" junto com a parceira. Estranho. Mas existem sim futuros pais que experimentam de verdade alguns sintomas.

A Síndrome de Couvade, não é uma doença, mas um conjunto de sintomas que podem aparecer nos homens durante a gestação. O pai se exprime psicologicamente ao assumir a gravidez apresentando sensações semelhantes aos da companheira grávida. Os futuros pais podem engordar, sofrer com enjôos, desejos, crises de choro ou mesmo depressão.

Os sintomas também demonstram a necessidade que muitos homens têm de se tornarem pais. A ansiedade, aliada a uma forte ligação afetiva e emocional com a mulher, acaba por transferir para o marido uma série de sensações que costumam se manifestar somente na figura feminina – Então colegas, dividam seus biscoitos água-e-sal e chazinhos com seus Bonitos.

ELE ESTÁ CHOCANDO TAMBÉM - OU PELO MENOS CONSTRUINDO O NINHO

Se seu companheiro sempre foi de ajudar com as tarefas de casa, agora ele provavelmente ficará mais disposto ainda. Assim como as mulheres, os homens também chocam. Mas a forma mais masculina de chocar envolve construção. Seja pintando o quartinho, montando o bercinho, instalando a cortina e etc.

Enquanto as mulheres se preocupam em vestir os bebês em macacões confortáveis, em escolher cores e temas de decoração e utensílios ultra modernos, o foco dos homens fica na construção e equipamentos de todos os tipos.

ELE SÓ FINGE QUE NÃO TE OUVE.

Ele pode não prestar atenção a tudo o que você está dizendo (mesmo que seja sobre as coisas do bebê!) e fingir que ficou completamente surdo durante o jogo de domingo a tarde, mas seus centros auditivos estão mudando para em breve serem capazes de acordar do sono mais profundo ao ouvir o choro do bebê . Porque recém-nascidos precisam de muitos cuidados e a Mãe natureza se encarrega de ajustar o reloginho dos pais um para o modo "24 horas alerta".

ELE ESTÁ SE APAIXONANDO

Mesmo que fisicamente os homens não estejam conectados ao feto, eles estão sendo preparados para o vínculo biológico inquebrável e intenso do amor. Assim como sua audição se torna mais aguda, todos os seus outros sentidos estão ficando mais aguçados. É como se eles estivesse se apaixonando loucamente de novo...Essa nova sensibilidade começa antes do bebê nascer, mas se intensifica drasticamente com a pele-com-pele e simplesmente ao ver o rosto rechonchudo do bebê. Sim, o mesmo cérebro que pode ser completamente abduzido no domingo de futebol pode se tornar completamente absorvido de amor pelo bebê.

SINTONIA BEBÊ/ PAPAI

Não é novidade que mamães e bebês tem uma sintonia "uterina" rs. Mas a novidade do filho que nasceu há pouco tempo, mais o toque da pele macia, mais o amor louco que o pai sentem pelo filho, podem criar um laço tão forte quanto o da mãe. Para garantir que isso aconteça, as mães têm que dar uma chance aos pais e deixa-los ajudar com os cuidados do bebê. Incentive seu parceiro a trocar a fralda de cocô, dar banho, colocar pra dormir, fazer a mamadeira, acalmar o bebê num momento de choro incessante e etc.

Seu parceiro amará o seu bebê tanto quanto você e vai querer tanto quanto você que o bebê esteja em segurança. Sem falar que construindo essa parceria dentro de casa, você poderá ir ao salão e dar aquele tapa no visual sem ficar louca de preocupação e sem receber 1 ligação a cada 20 minutos do seu parceiro dizendo que o bebê não para de chorar. Essa parceria te dará a tranquilidade de saber que seu bebê está com o pai.


Meninas,
comentem que acham dos nossos posts, sugiram temas, sigam a gente no facebook.

 

 

Artigos Relacionados

Método Canguru Melhora Capacidade Cognitiva das Crianças a Longo Prazo Método Canguru Melhora Capacidade Cognitiva das Crianças a Longo Prazo
Segundo estudo, toque pele a pele entre mãe e bebê prematuro melhora o controle cognitivo da criança a longo prazo O contato pele a pele entre a...
Infertilidade Masculina: Entenda Quais São as Principais Causas Infertilidade Masculina: Entenda Quais São as Principais Causas
Como fica a vida de um casal quando se descobre que um dos dois é infértil? E como enfrentar todo o tratamento que vem pela frente? Hoje, esse...
5 Coisas sobre Moleira 5 Coisas sobre Moleira
O que é?A moleira é o espaço que há entre os ossos no alto da cabeça do bebê, necessária para que eles cresçam. Por isso, a criança não...
Pesquisa Relaciona Sorriso dos Bebês com o Aprendizado Pesquisa Relaciona Sorriso dos Bebês com o Aprendizado
Brincadeiras que estimulam o riso ajudam na interação com as pessoas Quem já resistiu à tentação de fazer um bebê sorrir, seja fazendo graç...