Beleza
Ferramentas

Falamos com experts que nos ensinaram o melhor jeito de pentear os fios e ainda a maneira correta de higienizar o acessório.

Não dá para fugir, é preciso lavar as escovas de cabelo pelo menos uma vez por semana

  • Para desembaraçar prefira as escovas “raquetes” (grandes e quadradas). “As com cerdas espaçadas arrancam menos fios e facilitam o penteio”, afirma Luciano Barsanti, tricologista especialista em cuidados com o cabelo e diretor médico do Instituto do Cabelo.
  • Para alisar, escolha escovas redondas com revestimento de cerâmica ou metal, que potencializa o calor do secador e acelera o processo de secagem. “Funciona quase como uma chapinha, mas sem perder o balanço”, diz Natália. As melhores escovas para alisar são as redondas com cerdas naturais ou mistas (naturais e de nylon).
  • Quem tem cabelo afro ou muito cacheado deve usar um pente largo. “A escova pode abrir os cachos e modifica a textura natural do cabelo”, destaca Natália.
  • Escovas redondas pequenas com cerdas plásticas são muito boas para modelar as pontas de cabelos lisos e ainda ajudam a dar volume, afirma a cabeleireira.
  • Para finalizar penteados ou desfiar os fios, opte pelas escovas achatadas de cerdas naturais.
  • As de madeira diminuem a eletricidade estática do cabelo e atenuam o frizz.
  • Escolha o tamanho da escova de acordo com o comprimento do seu cabelo ou o acabamento que quer dar. Quanto mais longo, maior deve ser a escova para secar ou pentear. As menores ajudam a enrolar as pontas dos cabelos compridos ou dar volume aos curtos.
  • Evite as automáticas. Para manuseá-las corretamente é preciso ter muita prática. “Elas podem enroscar e arrancar o cabelo e os bulbos, que são a fábrica dos fios”, diz Luciano.
  • Não deixe o cabelo embaraçado por muito tempo. “Isso pode gerar uma fissura no fio e desestruturá-lo”, afirma a cabeleireira.
  • Não escove demais, apenas o suficiente para desembaraçar ou arrumar. Em exagero aumenta a oleosidade e arranca os fios.
  • Penteie depois do banho, com o cabelo ainda úmido. Quanto a escovar no chuveiro, as opiniões se dividem. Luciano não recomenda: “Com a água quente, a cutícula do cabelo fica mais aberta e sensível. Os fios também se agrupam mais e isso dificulta a escovação”. Já Ademir Jr. afirma que escovar durante o banho é indicado para quem tem o cabelo muito embaraçado: “Ele fica mais fácil de desembaraçar quando molhado. Devemos lembrar ainda que o pentear no banho ajuda a espalhar os cosméticos.”
  • Comece a escovação a partir da raiz. “Se as pontas estiverem difíceis de desembaraçar, segure o cabelo com uma mão, como se estivesse fazendo um rabo, e penteie com a outra. Assim você evita a tração da raiz, que enfraquece os fios”, diz o tricologista Luciano.
  • Remova os fios que ficarem na escova assim que terminar de pentear. Não espere acumular. “Quando você arranca o cabelo ele vem com gordura e sujeira”, afirma Luciano. “Isso se torna um meio de cultura propício para bactérias e fungos, que podem causar coceiras, descamação e caspa.”
  • Evite compartilhar sua escova com outras pessoas, exatamente por acumularem resíduos, bactérias e fungos.
  • Higienize as suas escovas pelo menos uma vez por semana. Misture água e detergente e deixe-as de molho por uma hora. Em seguida, enxágue bem. A dica só não vale para as que têm tecido ou almofadas. Essas não podem ficar de molho, mas também devem ser lavadas regularmente.

Escova de cabelo
 
1 - Escova raquete, para desembaraçar (Condor); 2 - De cerâmica com cerdas mistas, para alisar (Belliz); 3 - Redonda, para modelar e dar volume (Ricca); 4 - Achatada com cerdas naturais, para finalizar o penteado e desfiar (Marco Boni); 5 - De madeira, para diminuir o frizz (ProArt)
 

Artigos Relacionados

Choque Elétrico: Entenda os Riscos Choque Elétrico: Entenda os Riscos
Saiba como proteger seu filho Três buraquinhos que parecem inofensivos aos olhos de uma criança podem provocar um grande estrago. Entre janeiro...
Cabelos Bonitos Todos os Dias: Veja um Guia Completo Para Deixá-los Incríveis Cabelos Bonitos Todos os Dias: Veja um Guia Completo Para Deixá-los Incríveis
Cuidados específicos para cada tipo de cabelo são a chave para a beleza dos fios. Aqui, um manual completo e individualizado de tratamentos,...
Você Cobra Demais Notas Altas do seu Filho? Atenção! Você Cobra Demais Notas Altas do seu Filho? Atenção!
Estudo mostra que as crianças podem ter um melhor desempenho na escola se entenderem que o fracasso é parte do aprendizado. Veja como incentivar a...
Dicas de Como Manter o Cabelo Saudável Dicas de Como Manter o Cabelo Saudável
Há muitos cabelos que são naturalmente bonitos, mas, até esses precisam de cuidados básicos para se manterem assim ou para ficarem bonitos. Alé...

Gravidez Semana a Semana