Arrrr, é aquela época do mês que você está lidando com as temidas cólicas. É comum sentir-se desconfortável em torno de seu abdômen, coxas e parte inferior das costas quando está menstruando. Na verdade, cerca de metade das mulheres que menstruam têm alguma dor - chamada dismenorréia - por um a três dias por mês.

Cólicas menstruais (dismenorréia) são dores latejantes ou cólicas no abdômen inferior. Os músculos do seu útero contraem e relaxam para se livrar do espessamento construído no útero. Em linguagem médica o espessamento do útero é conhecido como Hiperplasia endometrial. O endométrio é o revestimento do útero que cresce e engrossa a cada mês em mulheres sexualmente maduras. É derramada durante o período menstrual na ausência de gravidez. E é aí que você pode ter cólicas, com algumas mulheres experimentando mais dor do que outras. O desconforto é meramente irritante para algumas mulheres. Para outras, as cólicas podem ser severas o suficiente para interferir nas atividades diárias por alguns dias do mês.

Você provavelmente quer aliviar a dor, mas talvez você não queira tomar nenhum remédio. Para você que está buscando alívio de forma natural aqui estão algumas táticas para ajudá-la a se sentir melhor, naturalmente.

Certifique-se de falar com o seu médico se suas cólicas parecerem graves ou você não tem qualquer flexibilização dos sintomas. Seu médico pode ajudar a descartar quaisquer outras condições de saúde que possam causar seu desconforto intenso, tais como fibromas, doenças sexualmente transmissíveis, endometriose, doença inflamatória pélvica ou distúrbios menstruais mais sérios.

Alimente-se de forma diferente

Tente reduzir o consumo de gordura e aumentar o consumo de vegetais. Uma dieta com baixo teor de gordura diminui a inflamação geral em seu corpo. Além disso, ele irá promover a boa saúde em geral. Você pode começar trocando gorduras saturadas pouco saudáveis ​​e escolhendo gorduras insaturadas mais saudáveis ​​(como o azeite). Opte por produtos lácteos com baixo teor de gordura ou sem gordura.

Uma dieta com mais magnésio também pode aliviar a dor das cólicas. O magnésio ajuda a regular o funcionamento nervoso e muscular, entre outras tarefas. Encontra-se em alimentos como amêndoas secas e espinafres cozidos.

Você também quer evitar alimentos e bebidas que tipicamente causam inchaço e retenção de água. Alguns culpados incluem álcool, refrigerantes, cafeína e alimentos salgados. Opte por chás de gengibre ou menta sem cafeína ou água com sabor de limão. Quando você precisa de um pouco de açúcar, procure comer frutas.

Saboreie um pouco de chá

Os chás tem sido usados ​​para ajudar a combater a dor menstrual. Comece a beber o chá o que melhor lhe der alívio uma semana antes de começar seu período. Algumas pessoas usaram casca de "Virbunum opulus (Kalyna)" que também é conhecida popularmente como "bola-de-neve", "noveleiro", "novelo", "novelo-da-china", "novelo-cromático" e "espirema", mas o nome mais comum é rosa-de-gueldres. O chá com óleo de hortelã pode também ajudar. Chá de camomila aumenta os níveis urinários de glicina, o que ajuda a aliviar os espasmos musculares e atua como um relaxante nervoso. Fale com o seu médico antes de tentar estes remédios, especialmente se você estiver tomando algum medicamento para afinar o sangue.

Faça acupuntura

Aacupuntura é usado para aliviar a náusea e os vômitos causados ​​pela quimioterapia. Então, faz sentido que pode ser útil para ajudar a aliviar a dor das cólicas menstruais. A acupuntura ajuda a relaxar o sistema nervoso, causando uma circulação de sangue mais forte para os órgãos internos. E pensa-se que tem um efeito anti-inflamatório.

Faça exercícios físicos

Escolha o que te atrai mais; Aliviar cólicas no quarto (sexo) ou através de exercícios físicos. Quando você faz qualquer uma dessas atividades, você obtém endorfinas, o que ajuda a aumentar seu humor e diminui sua percepção de dor. Claro, se exercitar ou fazer sexo pode ser a última coisa que você quer fazer quando está sofrendo de cólicas, mas essas atividades podem ajudar a reduzir a dor e aliviar a tensão muscular que contribuem para as cólicas.

Aplique calor

Aplicar calor utilizando uma bolsa térmica pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais. Um dos remédios medicinais mais antigos, o calor ajuda os músculos a relaxar e a aumentar o fluxo sanguíneo para os tecidos. Uma revisão dos estudos publicados no Journal of Physiotherapy descobriu que o calor diminuiu a cólica menstrual. Não tem uma bolsa térmica? Você também pode tomar um banho quente, usar uma toalha quente ou ainda uma garrafa pet (de refrigerante) com água quente. Cuidado, não utilize a água fervendo par não se queimar.

Massagem com óleos essenciais

O uso de certos óleos essenciais aromáticos e massagens pode ajudar a aliviar a dor de cólicas menstruais. Um estudo no Journal of Obstetrics and Gynecology Research (Diário Americano de Obstetrícia e Ginecologia) descobriu que as mulheres que massageavam a parte inferior do abdômen com óleos essenciais como lavanda, sálvia e manjerona do final do período menstrual até o início do próximo relataram menos dor e menor duração da dor do que aquelas que receberam um creme contendo uma fragrância sintética. Compre óleo de massagem perfumado ou faça o seu próprio.

Tome óleo de peixe ou a vitamina B1

Adicione alguns suplementos de óleo de peixe, vitamina B1 ou ambos em sua dieta para ajudar a aliviar as cólicas. Um estudo no Global Journal of Health Science (Diário Global de Ciência da Saúde) descobriu que os participantes que tomaram óleo de peixe, Vitamina B1 ou ambos tiveram significativamente menos dor do que o grupo que tomou placebo.

Adicione ervas à sua dieta

Alguns remédios e suplementos herbais contêm anti-inflamatórios que podem ajudar a reduzir as contrações musculares e inchaço associados à dor menstrual. As ervas incluem sementes de erva-doce, aneto, canela e gengibre. Sempre fale com o seu médico antes de tomar qualquer tipo de erva, pois podem ter alguma contra-indicação para sua situação de saúde.

Visite um quiroprático

Você pode encontrar alívio ao fazer uma visita a um quiroprático. Essa manipulação espinhal pode ajudar a proporcionar alívio da dor, especialmente na parte inferior das costas e área do útero.

Quiropraxia é uma profissão que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das disfunções mecânicas no sistema neuromusculoesquelético e os efeitos dessas disfunções na função normal do sistema nervoso e na saúde geral. No Brasil, é regulamentado como especialidade dos fisioterapeutas.

Beber água

Se você beber água pode realmente ajudar que seu corpo retenha água e evitar um inchaço doloroso. Você deve beber bastante água sempre, mas principalmente quando tiver cólica. Tenha como objetivo de consumir água morna ou quente, o que é melhor para reduzir as cólicas. Isso ocorre porque o líquido quente aumenta o fluxo sanguíneo e pode ajudar a relaxar os músculos contraídos. Você também pode comer alimentos com muita água, incluindo alface, melancia, melão ou pepino. Água ajuda também a acelerar o seu metabolismo, queimando mais gordura sem fazer muito esforço.  

Artigos Relacionados

Cólica: Mitos e Verdades Cólica: Mitos e Verdades
A dor de barriga dos bebês é um prato cheio para os palpiteiros de plantão. Saiba o que é real e o que é lorota nessa história. Chás...
Quais Problemas Podem Estar por Trás de uma Dor de Barriga? Quais Problemas Podem Estar por Trás de uma Dor de Barriga?
Dores abdominais são comuns em crianças e podem aparecer por diversos motivos. Veja os principais problemas que costumam causar desconforto na...
É Normal na Gravidez? É Normal na Gravidez?
É só a mulher engravidar que os receios aparecem: ganho de peso, dores, movimentos do bebê. Veja o que é comum na gestação e o que é...
Será que é Normal na Gravidez... Será que é Normal na Gravidez...
É só a mulher engravidar que os receios aparecem: ganho de peso, dores, movimentos do bebê. Veja o que é comum na gestação e o que é...