Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 9 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 9ª semana de gravidez

Caso você nunca tenha tido um diário ou um blog, faça a você mesma um favor e inicie um, hoje! Porque, apesar do fato de que sua gravidez ser literalmente tudo o que você pode agora pensar neste momento, logo que der à luz, você quase não lembrará o que era como estar grávida, exceto talvez aquelas semanas gastas com a cabeça na privada. Além disso, manter um diário irá ajudá-la a apreciar todo o trabalho incrível que seus órgãos estão fazendo. Se você vai gastar nove meses realizando um milagre, talvez seja bom documentá-lo.

Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana?

Seu corpo

Nesse momento, você pode parecer mais como uma modelo da Victoria's Secret do que uma grávida. Um dos lados positivos, ou negativos, dependendo do número de sutiãs  que você usava antes, é um peito mais voluptuoso. Habitue-se. Provavelmente, eles ainda vai crescer mais, e isto é ainda antes de ter leite. Seu parceiro pode excitar-se pelo novo formato dos seios.

Contudo, junto de um aumento de tamanho, provavelmente você estará experimentando dor e sensibilidade. É bom dizer para seu marido: "É bonito de olhar,mas não de tocar". Use um sutiã que dê suporte às suas mamas, sem apertá-las; e você sentirá alivio. Sua cintura aumentará também, e você ainda pode apresentar um pouco de azia e empachamento após as refeições. Seu corpo está se adaptando aos hormônios da gravidez; o estrógeno e a progesterona aumentam seus níveis sanguíneos, cerca de 10 vezes os níveis antes da gravidez. Não se preocupe se notar mudanças no mamilo. Quase tudo é normal, mesmo que pareça anormal. Aproveite o novo visual enquanto dura (ou não se preocupe ... não é permanente. Depois da gravidez, provavelmente o busto voltará às proporções iguais à de antes.

Seu bebê

Grandes notícias! Você será capaz de ouvir os batimentos cardíacos essa semana com a ajuda de uma ultra-sonografia, um dispositivo capturará o som do coração do bebê, tuctu. A primeira vez que ouvir coração do bebê, o seu próprio poderá saltitar, é a primeira prova verdadeira de que há alguém crescendo em seu útero! Se você não consegue ouvir os batimentos cardíacos, não se preocupe, o seu médico verificará novamente em apenas algumas semanas.
Outras espantosas evoluções:

  • O bebê está começando a se mover, mas você não será capaz de sentir por algum tempo;
  • No bebê já está crescendo mamilos e folículos de cabelo, embora ainda exista uma chance de você dar à luz um carequinha. O pâncreas, vesícula biliar, canais biliares e ânus estão todos no lugar. A cabeça do seu bebê é a metade do tamanho de seu corpo. A minúscula cauda está a começando a diminuir de tamanho, dando ao feto uma forma mais humana e menos anfíbia.
  • Até agora, todos os fetos têm a mesma aparência "lá em baixo." Esta semana, no entanto, o seu bebé começará a desenvolver a genitália masculina ou feminina. Ainda levará mais algumas semanas até que se possa distinguir com exatidão.
  • Se você pudesse olhar dentro de seu útero, poderia ver que o corpinho está com uma aparência mais humana e que os órgãos, músculos e nervos estão começando a funcionar. Pálpebras estão quase cobrindo os olhos. Até então eles ficaram descobertos. As orelhas estão evidentes e bem definidas. As mãos ficam dobradinhas e se encontram mais ou menos na altura do coração. A cabeça está mais ereta e o pescoço  mais desenvolvido.
  • Nessa fase, o feto está como aproximadamente 1 polegada de comprimento,ou seja do tamanho de uma azeitona. O peso do seu bebê é de aproximadamente 2 gramas, um pouco menos que uma moeda de um centavo.

Sua vida

Às vezes é preciso ser uma cientista da NASA para compreender os planos de saúde. Se você não for uma, peça ao agente de plano de saúde, ou alguém do RH de sua empresa, para explicar sua cobertura.

De acordo com a lei 9656/98, a carência para parto é de 10 meses, a partir da data de assinatura do contrato. Isso quer dizer que a associada do plano deve esperar, no mínimo, dois meses para que a data do parto fique fora do tempo de carência. No entanto, se você engravidar antes, o plano cobrirá todo o tratamento de pré-natal e os exames necessários, mas o parto deverá ser pago pela associada. Isso vale também para quem já estiver grávida e quiser contratar um plano de saúde. Nesse caso, o mais interessante é negociar o parto diretamente com o hospital da operadora, por ser cliente, talvez consiga um preço especial.

Você sabe aquele vestidinho preto que você ama, mas não tem muita chance de usá-lo? Planeje um jantar romântico com o marido e use-o, antes que seu corpor assuma uma forma um pouco mais arredondada e não consiga entrar naquele vestidinho tão amado.

Comece a planejar o seu novo visual. Roupas mais largas e confortáveis são bem-vindas de agora em diante. Fique de olho no seu ganho de peso, um quilo por mês é uma boa margem de se manter.

O que você está pensando...

"Eu tenho aparência de grávida, parece sim que eu dei uma ... ... ahâ...turbinada!"

Faz bem comer...

Cereais, biscoitos (água e sal) e as torradas são boas opções para o café da manhã, auxiliando a minimizar os enjoos. Ingerir muito líquido nos intervalos das refeições precisa ser um hábito da mulher que pretende se livrar do mal-estar. Porém, durante as refeições, a ingestão de sucos e de outros líquidos pode contribuir para a ocorrência dos sintomas.

As frutas caudalosas são boas aliadas. As mais ácidas (laranja, limão, kiwi, abacaxi), auxiliam no alívio da sensação de náusea. Chá de gengibre é indicado para combater náuseas e vômitos,  e seu consumo é permitido para gestantes.

É bom saber...

As náuseas fazem-se presentes, e gengiva ainda está muito sensível por isso. Então, procure seu dentista para descartar a possibilidade de uma gengivite. Uma boa dica para acabar com o excesso de salivação, caso ainda ocorra, é alimentar-se de 2 em 2 horas e, entre as refeições, comer alguma fruta cítrica.

As futuras mães podem apresentar problemas dentários, associados à falta de cálcio no organismo. Hoje se sabe que acontece uma alteração na saliva das gestantes por causa dos hormônios, provocando cáries e sangramentos gengivais.

 

Futuro papai

O assunto é atividade sexual. Muitas mulheres têm uma alteração do desejo sexual durante o primeiro trimestre. Isso é devido, em parte, ao mal estar matinal. Por outro lado, outras mulheres, longe do controle de natalidade, tem um aumento significativo da libído, ficando quase insaciáveis. Em ambos os casos, trata-se de normalidade.

E você? Os pais também podem experimentar uma alteração de desejo. Com o aumento do volume mamário, o homem pode se sentir como um garoto de 16 anos, atraído por aqueles seios bojudos. Mas, ao mesmo tempo, preocupa-se em machucar o bebê durante a relação, ou fazer um movimento que possa prejudicar a gestação. Fale com o médico para aliviar seus medos.

A mãe pode não estar no mesmo pique, ou vice-versa. Novamente é preciso entender que os hormônios provocam certa instabilidade emocional. Ora ela está eufórica e bem; ora se sente deprimida e chorosa. Se os dois estão bem humorados, aproveitem! Caso contrário, tentem entender e, juntos, conversem a respeito do seus estados de espírito. Fale com a companheira acerca de suas preocupações.


Grávida por 9 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha