Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 8 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 8ª semana de gravidez

Seu bebê está crescendo e, agora, tem seis semanas graças à matemática da gravidez. Esee cálculo é engraçado é também responsável pela noção amplamente acreditada de que a gravidez é de apenas nove meses, quando, na verdade, é mais próxima de 10. Quem inventou isso? Provavelmente, um homem!

Seu corpo

Você sabe que você precisa para tomar suas vitaminas pré-natais, a fim de garantir a boa nutrição ao crescimento de seu pequeno. Mas cada vez que engolir a coisa, e ela voltar junto de outras (ou como dizem você chamar o Hugo), graças ao seu estômago, não entre em pânico.Em primeiro lugar, tente tomá-las durante a noite ou com os alimentos. Tendo alguma alimentaçao no estômago, há ajuda para absorver as  pílulas.

Ferro é importante, mas se torna também uma causa comum de náuseas. Pergunte ao seu médico sobre uma vitamina com menos quantidade de ferro, ou experimente um líquido ao mastigar, como forma de ajuda à náusea repugnante. Se você ainda vomitar depois disso, faça uma visita ao obstetra, talvez ele posssa prescrever uma vitamina especificamente formulada para tal propósito.

Seu útero tem o tamanho de uma laranja e você pode  sentir sua cintura expandir-se. Se esta é a primeira gestação, a barriga ainda não aparece. Caso contrário, pode estar percebendo uma barriguinha. Ela aparece cada vez mais cedo nas futuras gestações devido à distensão dos músculos e dos ligamentos abdominais. É claro que isso  dependerá do quanto você malha. A grávida pode se sentir como adolescente: com acne e problemas de pele. Não se aborreça. A gravidez causa um aumento da oleosidade da pele, devido à produção dos hormônios placentários. As alterações desaparecem assim que passa o primeiro trimestre, ou mesmo após o parto, quando os níveis hormonais abaixam. 

Conforme o útero cresce, é possível que a gestante sinta um pouco de dor na parte inferior do abdômen ou nas laterais. Algumas mulheres sentem o útero  contrair; na verdade, ele contrai-se durante toda a gravidez. Se você não sente nada, não se preocupe. Para umas mulheres é mais óbvio que para outras. Mas, se você notar algum tipo de sangramento vaginal, comunique ao médico imediatamente. 

Seu bebê

Esta semana, seu pequeno girino está começando a parecer um pouco mais humano. Outros excitantes desenvolvimentos incluem:

  • Pálpebras, orelhas, lábio superior e a ponta do adorável nariz dele estão formando  e as orelhas continuam se desenvolvendo, bem como o ouvido.
  • As placas dentárias estão se formando. A pele do feto é tão fininha como um papel e suas veias são claramente visíveis.
  • O tronco do corpo do feto está ficando um pouco mais alongado e reto. Os cotovelos estão presentes e os braços e pernas estão se alongando também.
  • Nesta semana, os dedinhos das mãos e dos pés brotarão no seu bebê, que ainda estarão grudadinhos por mais algum tempo, você poderá sentí-los em breve, quando ela, ou ela, começar a praticar futebol e voleibol no seu útero!
  • O minúsculo coração do seu bebê está separado em quatro secções distintas e agora está batendo a uma frequência de 150 batimentos por minuto. Isso é mais do que duas vezes o seu batimento cardíaco (a não ser quando Brad Pitt está na tela).

À medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve ser de 14 a 20mm. Ou seja, do tamanho de uma uvinha.

Sua vida

Comece a pensar nos profissionais médicos que vão ajudá-la nessa experiência. Eis uma das mais importantes decisões. Então, faça sua investigação e reserve um tempo entrevistando-os. Enquanto se dedicar a essa tarefa, por que não considerar a ideia de cursar aulas de exercício físico para gestantes em uma turma especializada em nutrição pré-natal?

O que você está pensando...

"Ninguém merece esse cheiro de sanduíche de atum! Por que meus colegas de trabalho não trazem um lanche com menos odor?"

Faz bem comer...

É importante que a futura mãe saiba que gordura não é sinônimo de saúde e que o aumento excessivo de peso pode comprometer o bem-estar do bebê. Procure comer:

  1. Muitas frutas e de todo tipo; sucos; frutas secas;
  2. Muitas verduras e legumes, ou seja folhas, hortaliças, leguminosas;
  3. Nozes, castanhas, amêndoas são cheias de proteína;
  4. Queijo branco (exemplo: minas, ricota), leite desnatado, mel;
  5. Pão integral, aveia, germe ou farelo de trigo, fibras em geral;
  6. Além de comer, tome bastante água e, se puder, água de côco a rodo!

Evite:
Enlatados, condimentos, alimentos gordurosos, carnes pesadas ou cruas, sushi, camarão, lagosta, frutos do mar (para não arriscar), refrigerantes, refrescos e bebidas industrializadas.

É bom saber...

Procure dormir oito horas por noite e habituar-se a horários regulares.

Futuro papai

Faça um esforço para ir à primeira consulta pré-natal. Torne-se um pai envolvido com a gravidez. Pense naquela pergunta: "Será que eu também estou grávido?" Veja alguns sinais da Síndrome de Gravidez Paterna e dê você mesmo o diagnóstico: "Tive vontade de ir ao obstetra junto dela"; "Estou começando a cultivar uma barriguinha, por causa dos desejos dela por docinhos, afinal, tenho que ser solidário e ajudo-a a consumí-los!" ; "Fico querendo saber a todo instante de quanto tempo ela está" ; "De repente fiquei mais carinhoso com ela" ; "Fui ao Shopping e comprei um sapatinho de lã para o bebê" ; "Tenho estado tenso e com um pouco de enjoo" ; "Estou louco para dizer ao mundo inteiro que vou ser papai"; "Oba! Eu tenho um obstetra na minha vida!"

É isso aí. Você está realmente grávido! Faça perguntas ao médico dela e divida essa aventura com a esposa, pois querendo ou não - você também está grávido. Leve a futura mamãe para almoçar, tomar um lanche ou jantar fora após a consulta e discuta com ela alguns pontos sobre essa fase.


Grávida por 8 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha