Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 7 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 7ª semana de gravidez

Caso você seja uma grávida de "sorte" deve ter tido a experiência dos enjoos matinais, sintoma de um mal chamado gravidez,  que pode atacar a qualquer hora do dia. Porém, lembre que não duram para sempre! A maior parte dos enjoos termina ou reduz no segundo trimestre da gestação. Claro que o enjoo mental tende a aumentar durante toda a gravidez conforme a sua lista de coisas a fazer vai crescendo, ou você vai descobrindo o modo como sua vida está para mudar, ou ainda, de acordo com o  aumento da preocupação com a nova vida. Felizmente, a cura para esse mal é olhar para o seu novo bebezinho. Isso cura qualquer enjoo!

Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana? continue lendo ...

Seu corpo

Mudanças estão ocorrendo gradualmente. Algum ganho de peso é comum, já que, para muitas mulheres, a cinturinha já se foi. Se por acaso você não ganhou peso algum; pelo contrário, perdeu, isso também não é incomum. Se tem enjoos, automaticamente, estará comendo menos. Nas próximas semanas, no entanto, tudo deve se normalizar.

Os sintomas iniciais da gravidez podem se acalmar um pouco, porém há tendência a piorarem as náuseas, pois há aumento constante do beta-hCG (produzido pela futura placenta que também está em crescimento). Esse hormônio é um dos principais responsáveis pelo mal estar da grávida.  

Nesta fase, a região em torno dos mamilos começa a escurecer; é sinal de produção de leite. Sua gengiva estará mais sensível, mas isso é normal, apenas não descuide da escovação, prefira escovas com cerdas macias, e visite regularmente seu dentista. O ideal é que você faça a escovação depois do desjejum para evitar náuseas. Devido ao aumento hormonal, podem surgir manchas ou sardas nas unhas, que desaparecerão, ou não, mais tarde.

Dicas para as náuseas matinais

Ter a sua cabeça enfiada numa pia ou num vaso sanitário a maior parte do dia não é nada engraçado, e você pode descobrir que matinal pode significar todo o dia e não só de manhã. Uma medida a lembrar é nunca deixar seu estômago completamente vazio ou muito cheio. O gengibre pode ajudar (o verdadeiro) ajuda, sob a forma de chá, em pedaços ou em cápsulas. Limão também pode aliviar - sob as formas de limonada ou suco de limão fresco. Algumas pessoas submetem-se à acupuntura com bons resultados. Peça a seu médicos outras dicas de como lidar com as náuseas e os vômitos.

Seu bebê

Esta semana o cérebro do seu bebê está crescendo a uma velocidade invrível de 100 células por minuto dentro de um crânio quase transparente. Se você pudesse vê-lo por dentro, veria essas minúsculos células. Mais pontos altos incluem:

  • O rosto do seu bebê está se tornando mais definio nessa semana. São perceptíveis o minúsculo orifício da boca, que estará pronta para chorar antes que você se dê conta!; A língua, as narinas e as orelhas são visíveis. Os olhos estão muito abertos, mas ainda não tem íris (a parte colorida).
  • Os gomos dos braços estão crescendo. Nesse ponto se parecem mais como pequenas raquetes de ping-pong a braços. Os gomos das pernas do bebê também estão se formando e aparecerão como minúsculas raquetes até ao final da semana.
  • O cordão umbilical, a conexão entre o bebê e a placenta, agora é visível.
  • Seu bebê tem agora de 6 à 8,5 milimetros de comprimento, mais ou menos do tamanho de um Tic Tac e tão pesado qaunto um cílio. Embora pareça minúsculo, ele ou ela é cerca de 10000 vezes maior do que era quando foi concebido. Incrível, não? Deus é, realmente, incrível!

Sua vida

Manter a gravidez em segredo pelas próximas cinco semanas será uma tarefa dura. Caso não tenha contado aos colegas de trabalho, agora é uma boa hora!  Vocë sentir-se-á aliviada, principalmente depois que disserem que nem parece que está de sete semanas. Junto à confirmação de gravidez, surge uma série de incertezas, entre elas a de como ficará seu futuro profissional. O importante, segundo especialistas em Direito do Trabalho, é esclarecer as dúvidas logo para poder exigir seus direitos de forma correta.

A gestante não pode ser demitida da data de confirmação da gravidez até cinco meses após o parto, a não ser por justa causa (roubo, insubordinação, etc). Se sua função envolve risco para a saúde sua ou à do bebê,  pode pedir para trocá-la, desde que tenha um atestado médico. Fale com os funcionários dos Recursos Humanos, assim você pode ter certeza dos benefícios e dos direitos legais.

Reserve um momento para apreciar o seu estofado LIMPO. No ano que segue, e talvez para sempre. você nunca mais vai vê-lo intacto.

O que você está pensando...

"Como posso me sentir de ressaca, se não bebi nada em mais de três semanas?"

Faz bem comer...

Use gengibre e também suco de limão para ajudar contra a náusea.

É bom saber...

Existem exames específicos que servem para descobrir se há algum risco de o bebê nascer com problema genético ou congênito. São exames escolhidos dependendo da idade, da saúde materna e do histórico familiar do casal. Converse com seu médico e verifique se são necessários para você.

É importante lembrar que o uso de tintura, alisante ou qualquer produto químico no cabelo é prejudicial ao bebê, pois substâncias entram na corrente sanguínea da mãe e podem chegar ao feto. Peça orientação médica sobre quais produtos pode usar e a partir de quando.

A ingestão de bebidas alcoólicas é extremamente desaconselhável.

Futuro papai

Você tem um gato em casa? Cuidado!! As fezes dele podem conter um parasita causador de toxoplasmose - uma infecção que atravessa a placenta e provoca danos ao bebê. Por isso, deve-se limpar a casinha do bichano. Outra forma de ajudar é evitar que a futura mamãe coma carne mal passada ou crua. Lembre-se, quando for comer aquela picanha sangrante, ou mesmo o próprio gatinho por um ressentimento que ele tenha lhe causado. Ah, não o faça na frente dela; é muita provocação.

Grávida por 7 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha