Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 41 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 41ª semana de gravidez

Agora que seu dia oficial de parto se foi, e o bebê não veio (até porque se ele tivesse nascido você não estaria lendo esta página, né?), você pode estar se sentindo, hum, um pouco (bastante) apreensiva. Muitas mamães novas passam do dia oficial do parto, mas o fato não torna isso melhor, claro. Especialmente porque você sente-se como um peru cheio de recheio cujo timer com certeza já pulou. Todavia, comforte-se em saber que milhões de mães já passaram pela mesma coisa. Não se desespere - logo, logo seu bebê vai estar em seus braços e estará tão feliz em vê-la.

Seu corpo

Provavelmente seu médico irá pedir que você faça um ultrassom (legal, mais uma oportunidade de dar uma olhada no bebê!) para checar os níveis de líquido amnióticos. Ele também, provavelmente, levantará a possibilidade de induzir o parto. Se você é contra a indução, pode tentar outras alternativas como comida picante, estimular seus mamilos, caminhar (muito!) ou ter relações sexuais (tipo cinco ou seis vezes ao dia, Há, há, quero ver você convencer seu marido!)

Há algumas questões que você deveria perguntar ao seu médico se estiver nesta situação. Por exemplo, quanto tempo ele vai esperar até tentar a indução? Jamais pergunte, "Quanto eu tenho que lhe pagar para você tirar esse bebê logo daí?"

Seu bebê

Você pode estar mais do que pronta, mas aparentemente seu bebê não está pronto para deixar o lugarzinho confortável que você criou para ele. Enquanto cada dia sem o seu bebê parece uma eternidade.

A boa notíca é, em geral, que bebês que nascem "atrasados" (no "quarto trimestre") têm mais peso, parecem mais alertas e têm mais cabelos do que bebês que nasceram mais cedo. Alguns até nascem dançando e cantando. Ok, não é verdade, mas você sentirá vontade de cantar e dançar quando ele sair.

Sua vida

Neste ponto, vamos assumir que sua lista de afazeres está toda feita. E com todo o processo de ninho, sua casa está provavelmente tão limpa quanto poderia estar.

Ao invés de focar no pequeno procrastinador dentreo de você, por quê não concentrar sua antençao no exterior? Fazer algo por outra pessoa esta semana vai fazer você se sentir bem... e fazer o tempo passar mais rápido:

  • Compre uma caixa de cartões e mande-os para membros de sua família que estão distantes.
  • Procure uma amiga antiga apenas para dizer  oi.
  • Visite seus avôs.
  • Doe uma hora de seu tempo para uma boa causa. 
Isso não vai fazer com que você esqueça aqueles 3,75 kg de alegria que você está carregando por aí, mas um pouco de "fazer o bem" pode tornar sua semana mais tolerável.

O que você está pensando...

"Ei, você está de brincadeira? Saia! Saia! Saia!"

Faz bem comer...

O ácido fólico é importante durante toda gestação. Está presente nos feijões, grão-de-bico, espinafre, brócolis, repolho cru (ops, cuidado com os gazes), pão integral, fígado, folhagens verde escuras, lentilha, cenoura, laranja e banana.

É bom saber...

Alongue-se até à descontração. Veja a seguir uma forma segura de alongar o corpo e de se descontrair.

Com o bebê prestes a nascer um destes dias, não é propriamente altura para exercícios a sério, mas passar demasiado tempo sem fazer nada pode fazer com que se sinta mais enferrujada e com dores no corpo.

  • Coloque aquele CD relaxamente para tocar.
  • Procure um local sossegado e deite-se de lado com as costas direitas. Pode apoiar a cabeça e o pescoço numa almofada pequena.
  • Nesta posição, feche os olhos e inspire e expire lenta e naturalmente. Deixe que os seus pensamentos venham e vão livremente.
  • Com cada expiração, descontraia uma parte do corpo de cada vez — cara, ombros, costelas, barriga, pernas, dedos. Aprecie alguns momentos de paz e sossego. Nos próximos dias, serão poucos e espaçados!

Futuro papai

Você já providenciou o bebê conforto para seu neném? Você não pode levar o recém-nascido da maternidade para casa sem ter um assento de carro regulamentado instalado em seu veículo. Caso ainda não tenha adquirido um, vá às às compras, a fim de que esteja tudo pronto para quando o bebê nascer.
Falando nisso, e o quartinho está pronto? Naturalmente, a decoração do quarto do bebê é algo que vocês vão querer discutir e fazer juntos.  Quando seu bebê chega, o bercinho tem que estar pronto.

Grávida por 41 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha