Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 4 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 4ª semana de gravidez

É? Poderia ser? Sim, é sim. Na parte final desta semana, que também marca o fim de seu primeiro mês de gravidez, você perderá o seu tempo... para você. E tudo começa aqui...
 
Está com atraso menstrual que a faz pensar em gravidez. Você ainda não sente os sintomas,  mas, por desconfiar, deve começar a tomar algumas providências caso ainda não as tenha iniciado, como suspender medicações, parar de beber, de fumar, começar uma dieta balanceada. Assim, o bebê terá  um crescimento saudável.

Seu corpo

É quando tudo começa. Uma vez que o "filhote" é implantado em seu útero e na placenta, começar a crescer e o seu coração bate mais rapidamente, podendo chegar a 15 vezes a mais por minuto, até que o seu volume sanguíneo dê conta de todas as bombadas extras. E isso só irá acontecer em algumas semanas. É provável que você venha a sentir-se cansada na maior parte do tempo. Soa como uma boa razão para tirar uma soneca!

Um lote extra de que o sangue está indo direto para os seus seios, resultando em ternura e na tendência de os mamilos despontarem. Eis outro sinal precoce de gravidez: sua cérvice está mudando de cor e amolecendo. Talvez você já tenha até percebido.

Interessante destacar que existe a gravidez múltipla, mais frequente após tratamento para infertilidade. Os sintomas são semelhantes ao da gravidez única, só que mais intensos.

Seu bebê

Seu embrião microscópico já está trabalhando arduamente nessa semana criando a placenta, cordão umbilical e as bases de seu corpo.

O zigoto mede um pouco mais de 1mm. Ele começa a se dividir em três tecidos diferentes (folhetos germinativos):

  • Ectoderma - que futuramente será a pele, os cabelos, os olhos, o esmalte dos dentes e o sistema nervoso;
  • Mesoderma - se transformará em esqueleto, músculos, rins, coração e vasos sanguíneos;
  • Endoderma - formará os pulmões, fígado, sistema digestivo e o pâncreas.

A placenta ainda se desenvolve. Ela trará oxigênio e nutrientes para o embrião, além de produzir os hormônios da gravidez (progesterona e estrogênio). Ela também está ligada ao embrião pelo cordão umbilical, em formação como a rede vascular, que fará trocas com o sangue materno.

Ao fim dessa semana, o zigoto apresentará também um tubo neural (que será o sistema nervoso), notocorda e intestino primitivo (arquêntero). O embrião estará alojado na parte superior do útero envolvido por uma bolsa cheia de líquido amniótico chamada de saco gestacional, que o protegerá de traumas e infecções até a 12ª semana ou 3 meses. O líquido anmiótico se renova a cada seis horas e pode chegar a 1 litro ao fim da gravidez.

Sua vida

Você, provavelmente, não pode esperar mais um segundo para saber se está grávida. Então, vá em frente e faça xixi no potinho, ou seja, experimente um teste. Basta manter algums itens em mente:

  • Apesar da sua publicidade, nem todos os testes de gravidez são sensíveis o suficiente para detectar uma gravidez 30 segundos após a sua menstruação atrasar. Testes de gravidez diferentes detectam níveis diversos do hormonio HCG. Portanto, não se preocupe se você receber uma negativa inicial. Aconselha-se esperar uns dois ou três dias antes de refazer o teste.
  • Para melhores chances de "passar" no teste, deve esperar o máximo que conseguir para fazer xixi. O ideal é usar a urina mais concentrada, ou seja, a urina da manhã.
  • Uma vez que é oficial, você começa a apresentar uma maneira divertida de compartilhar os resultados. Bom, isso se nao houver alguém no seu ombro enquanto você está fazendo o teste!  Algumas futuras mamães toam atitudes bem diferentes para compartilhar a grande novidade. Outdoor na BR alguém já fez? Não importa o que você fará, o gesto mais importante deve ser compartilhar seu entusiasmo com as pessoas que realmente lhe interessam, as que vão apoiá-la nos próximos nove meses.

O que você está pensando...

"Mensagens instantâneas. Café instantâneo... Por que é que ninguém inventou um teste de gravidez instantâneo?"

Faz bem comer...

Abuse da sopa de lentilhas, que pode reduzir o risco de defeitos do tubo neural e de doenças congênitas. Então, delicie-se e aproveite! O ideal é ter uma alimentação balanceada e saudável, rica em proteínas, cálcio, ferro, acido fólico e líquidos. Beba, no mínimo, 8 copos por dia.

É bom saber...

A confirmação da gravidez pode ser diagnosticada por exame de urina ou de sangue. Todos têm grandes probabilidades de acerto, mas o segundo é o mais precoce e confiável (a partir de 15 dias da concepção). Tanto na urina como no sangue é identificado o hormônio gonadotrofina coriônica que só a placenta produz.

Futuro papai

Você precisa entender alguns sintomas de sua esposa. Ela está ignorando-o? Ou parece mais agarrada a você que trepadeira? Isso é normal, não se preocupe. Eis um período de muita emoção para ela. É importante entender que o humor dela pode mudar sem aviso prévio. Favor entender, pois não é culpa da grávida, pois ela não consegue controlar muito bem esses sentimentos.

Grávida por 4 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha