Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 38 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 38ª semana de gravidez

Mais duas semanas restantes e seu instinto de fazer o ninho está com a corda toda! Você está ocupada lavando  e guardando (e reguardando) as roupas do seu bebê, maravilhando-se sobre como alguém poderia caber em uma camisetinha tão pequena.

O quartinho do bebê está quase pronto. Você já começou a estocar fraldas. Você está pronta! E está esperando. E espera. E espera. Bom,  fique calma, pode ser que você tenha que esperar por mais seis semanas. Portanto, não fique louca, use este tempo sozinha para desfrutar com amigos e com seu marido. Porque em breve tudo girará em volta do seu bebê por semanas (meses, anos), e você achará falta de tempo só para você.

Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana? Continue lendo...

Seu corpo

À medida que seu cérvix começa a dilatar, você pode perder seu "tampão mucoso". (Você pode também perder os biscoitos que está comendo, assim que ler "tampão mucoso", eca!). Este chumaço grosso, parecido com muco, sela o cérvix e previne infecções durante a gestação. Quando ele tiver completado a missão dele, vai dar adeus ao seu cérvix e se jogar no vaso. Mas não se alegre, perder o tampão mucoso, ao contrário do que dizem, não é uma previsão do parto em si. Você pode também perceber uma "aparição" rosada ou de sangue, outro indicador do seu cérvix se dilatando.

Uma vez que você perdeu seu tampão mucoso, fique alerta às contrações regulares (a cada três ou quatro minutos), fortes, dolorosas, bom não que isso fosse algo que pudesse passar desapercebido, acredite.

 

Seu bebê

Os intestinos de seu bebê têm acumulado uma considerável quantidade de mecênio (nome dado ao cocô do bebê, de cor bem preta, quase breu), que é eliminado usualmente logo após o nascimento e lhe dá uma experiência completa  com a troca de fralda dos tais lenços umedecidos.

Seu bebê pode se arranhar no útero já que as unhas dele ultrapassaram as pontas dos dedos. Se você estiver esperando uma menininha, controle seu desejo de pintar as unhas dela de rosinha.

Os pulmões do seu bebê continuam a maturar. O cérebro e as funções nervosas estão funcionando melhor a cada dia. Os últimos dois continuaram a maturar até a adolescência. Naquela idade que seu filho, ou filha, achará que já sabe tudo e mais um pouco.

Sua vida

Você deve estar usando o mesmo macacão jeans neste último mês! Veja pelo lado positivo, você teve muito menos roupas para lavar! Não se preocupe, isso tudo vai terminar nas próximas semanas. Você irá constatar e ficar pensando "como pode uma pessoa tão pequenina criar tamanha montanha de roupa suja em apenas 48 horas?" Haverá tanto vômito e cocô para tirar da roupa de seu bebê, que você se perguntará "de onde sai tudo isso?".

Com a chegada do bebê, suas tarefas irão aumentar, mas você ainda tem que desempenhar o papel de mulher e mãe dos outros filhos, se houver.

O que você está pensando...

"Deus, por favor não deixe minha bolsa estourar em uma hora inadequada, como no meio de uma reunião, no calçadão ou num restaurante chique..."

Faz bem comer...

Germe de trigo, alface, tomate, espinafre são ricos em vitamina K. Você vai se beneficiar de seus efeitos anti-hemorrágicos durante o parto.

É bom saber...

Embora haja várias marcas de lencinhos umedecidos no mercado, muitos médicos recomendam nos primeiros dias limpar a bundinha de seu bebê apenas com um pano macio e água morna.

A limpeza das roupas de seu bebê também exigem cuidados muito especias. Normalmente você deve usar sabão de coco. Porém cada pele de bebê é diferente, então fique atenta para possíveis reações alérgicas quando vestir seu bebê.

Futuro papai

O universo familiar passa por um processo de transformação no mundo todo. Mas o pai continua ocupando um espaço indispensável na vida de qualquer criança. Por quê? "Existem diferenças bem claras quanto aos papéis desempenhados pelo pai e pela mãe no desenvolvimento emocional dos filhos", diz o psicólogo Aguinaldo José da Silva Gomes, da Universidade Estadual Paulista. Segundo a abordagem da psicologia, a mãe é mais associada ao mundo interno da criança, ao cuidado e ao provimento. "Mas o mundo cultural, a autonomia e as escolhas são aspectos relacionados à figura paterna", explica Aguinaldo.


Grávida por 38 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha