Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 37 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 37ª semana de gravidez

O seu bebê está oficialmente no forno esta semana!

Isso significa que você pode literalmente dar à luz a qualquer momento. Um conceito assustador, excitante e irresitível, tudo em uma coisa só. Seu marido está, sem dúvidas, tendo a mesma montanha russa emocional, então aproveitem estas últimas semanas (dias???, horas???) juntos.

Seu corpo

Você conseguiu ! Seu bebê será considerado completo no final desta semana. Então levante os pés inchados e tome um belo copo de suco de laranja! Todo o trabalho duro vai valer a pena!

No seu chek-up desta semana, seu médico fará um exame interno, exame de toque, para ver como as coisas estão progredindo. Não vamos mentir, um exame "interno" pode ser bastante dolorido. Mas, olhe, ainda não é o parto! Enquanto seu bebê está ali, seu médico vai checar três coisas: a dilatação (quão aberto seu cérvix está), a maturação (quão macio seu cérvix está) e a obliteração (quão fino seu cérvix está). Para seu bebê vir ao mundo é necessário que o cérvix esteja aberto com 10 centímetros de diâmetro, tão mácio como a pele de dentro da sua boca e 100 por cento obliterado.

É normal ficar com alguns corrimentos de cor marrom após um exame interno e até mesmo uma pequena rapidinha, mas se você perceber algum corrimento avermelhado ou consistente, telefone imediatamente para o seu médico. Também, à medida que seu tampão mucoso se prepara para se soltar, você também pode perceber um aumento de um corrimento pegajoso "lá em baixo" nestas últimas semanas. Justamente o que você queria ouvir. certo?

Seu bebê

Grandes notícias para você nesta semana: Você está carregando um bebê por completo! Se você entrasse em trabalho de parto neste instante, todos os sistemas já estariam prontos. Sabemos que você mal pode esperar para ter seu bebê nos braços, mas saiba que ele se beneficia de cada minuto que fica no forno.

Outros avanços:

O crescimento do seu bebê diminui nesta semana, o que é ótimo para o canal de parto. Os ossos dele estão ainda mais macios e flexíveis e irão solidificarem-se logo depois do parto.

Então, você deve estar se perguntando: "Já que ele está assado e pronto para nascer, o que ele ainda está fazendo no forno?". Ele está bem ocupado, se exercitando para a "vida lá fora", trabalhando suas habilidades de respiração, sucção, contemplação e excreção. A única coisa que seu bebê ainda não pode praticar é a habilidade de gritar a plenos pulmões quando está com fome - mas, não se preocupe, ele fará isso muito em breve.

Neste ponto os bebês variam de tamanho, mas a maioria mede entre 48 e 52 centímetros e pesa mais ou menos 3 kg. Praticamente do tamanho daquela Piava pescada pelo seu primo José, numa de suas pescarias pelo rio Amazonas :)

Sua vida

Se você não consegue parar de fazer faxina e tem um repentino desejo de reorganizar seu armário de roupas de cama novamento, você está oficialmente fazendo o ninho. Fazer o ninho é o fenômeno no qual a exausta e muito grávida mulher repentinamente encontra energias e direcionamento para limpar como se sua vida dependesse disso.

Ainda que muitas mulheres pensem que "fazer o ninho" seja um conto da carochinha, na verdade não é coisa de lenda urbana, e muitas mulheres têm uma forte vontade de aprontar suas casas para a iminente chegada das últimas semanas de gravidez. Já sei, você deve estar se perguntando, "por que a danada da natureza não manda essa vontade de vez em quando para meu marido?"

Agora é uma boa hora para ter certeza de que o quartinho está limpo e pronto para que seu bebê deixe suas marcas e cheiros nele.  Gaste parte dessa energia para estocar fraldas e lenços umedecidos, você vai precisar. Não é tempo para ficar polindo a prataria agora.

Mesmo que você esteja sentido-se super energética, com  o pique todo, não esqueça de descansar bastante. Você vai precisar de toda a sua energia para o parto e para o além parto (quer dizer, para o resto de sua vida!)

O que você está pensando...

"Eu não consigo comer, não consigo dormir, não consigo nem andar direito. Mas eu posso fazer uma ótima imitação de baleia encalhada. Sério, já está acabando?"

Faz bem comer...

Dê preferência ao queijo magro, o iogurte e o leite fermentado e lembre-se que comer rápido e não mastigar adequadamente os alimentos faz com que a digestão não seja perfeita, favorecendo a formação de gases.

Falando nos gases, evite comer repolho, couve, couve-flor, brócolis, rabanete, ovo, nabo, cebola, agrião, feijão em excesso, batata doce, doces e alimentos batidos no liquidificador. Afinal você não quer estar a pondo de explodir, bem na hora de fazer força para o parto, não é mesmo?

É bom saber...

Segundo uma pesquisa realizada na Inglaterra, não são só as mulheres que ganham quilos durante a gravidez. Os homens também veem os ponteiros da balança subir enquanto aguardam a chegada do filho. A maioria dos futuros pais come mais durante a espera do bebê; ganham, em média, 6 quilos e aumentam 5 centímetros na cintura.

De acordo com a pesquisa, os homens lançam a culpa nos desejos das mulheres nesse período. E um em cada quatro entrevistados disse que comeu mais para que sua mulher se sentisse melhor com o peso que estava ganhando. Isso que é ser solidário! (conta outra vai)

Os jantares em restarantes também foram apontados como culpados pelo ganho de peo. Segundo eles, essa seria uma forma de passar mais tempo juntos antes do nascimento do bebê. Mas, quando o assunto é dieta, são poucos os que aceitaram entrar em um regime para voltar ao peso anterior: apenas 31% deles aceitou o desafio ao lado das mulheres.

Futuro papai

Aproveite o período anterior à chegada do bebê para reavaliar sua própria infância, observar outros pais que você conhece e se perguntar sobre o que considera ser um bom pai. Quando seu filho nascer, não faltarão pessoas para lhe dizer o que você deve fazer. Tente descobrir o que você deseja enquanto ainda tem tempo de pensar com calma. Fuja da tentação de inspirar-se no modelo de seu pai e tentar melhorá-lo: a paternidade não se limita a corrigir erros passados nem é uma competição. Você precisa se sentir seguro e confiante nessa nova fase da vida. Tenha coragem de ser você mesmo, mas sempre com temor ao Senhor.

Grávida por 37 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha