Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 36 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 36ª semana de gravidez

Faltando cerca de 28 dias (pode ser mais ou menos), você está quase no final da gestação e no começo de sua nova vida. Termine sua preparação final estocando fraldas (muitas fraldas), pomadas para assaduras, lavando macacões, bodies, vestidinhos e garantindo que o quartinho esteja pronto para receber seu bebê. Desta forma, mesmo que o bebê chegue antes do tempo, você estará pronta. Certamente toda mãe, principalmente àquelas de primeira viagem, sente-se amplamente despreparada, não importa quão operacional o quarto esteja, mas ao menos você não estará sem fraldas!

Seu corpo

Você achava que não suportava mais seu bebê chutando seus pulmões e amontoando seu estômago, pois bem, ele vai fechar com chave de ouro! Este processo é chamado de encaixamento, que provavelmente vai tornar sua respiração mais fácil, porém com a cabeça do seu bebê apoiada na sua bexiga você vai aproveitar esse novo fôlego para caminhar até o banheiro.

Com a descida do seu bebê, você poderá descansar com a certeza que sua gravidez estará terminada nas próximas semanas. Tenha certeza que você conhece os muitos sinais e simtomas do parto para que você não seja pega com as calças na mão (tanto figurada quanto literalmente)

Seu bebê

Seu bebê continua a ganhar peso a uma média de 250 gramas por semana. Ele deve estar pesando cerca de 3 kg e medindo 49 centimetros. Esse ganho de peso irá ajudá-lo a regular a temperatura corporal tão logo ele deixe o útero climatizado. Na verdade seu bebê terá 15% de gordura no momento do nascimento, e você.... bem você é outra história! Ainda no útero, seu bebê pode ouvir, sentir, tocar e ver. A única coisa que o separa de viver no mundo externo é algo chamado canal de parto.

Outros destaques:

As gengivas de seu bebê estão firmes, com espinhos que se parecem de alguma forma com dentes, ainda que suas verdadeiras pérolas brancas só irão aparecer por volta dos três meses a um ano de idade. Quanto mais tarde melhor, para ele e para você, principalmente se ele estiver mamando no peito.

Seu bebê tem padrões definidos de sono e vigília - abrindo os olhinhos enquanto acordado e fechando-os enquanto dormindo. Ele ficará alerta quando exposto à luz, assim como qualquer bebê recém-nascido faria, exceto quando você coloca aquele CD brega, quando ele coloca as mãos na cabeça, vira de costas e murmurá "Não acredito! De novo não!"

Sua vida

Você pode até se achar uma boba dirigindo por aí nas últimas semanas com uma cadeirinha para bebê no seu carro e sem bebê, mas caso ele decida aparecer mais cedo, você ficará feliz por tê-la. Afinal com a nova legislação em vigor você não poderá sair da maternidade sem ela! Certifique-se que você sabe instalá-la corretamente e também que sabe colocar seu bebê nela da forma correta.

Agora que você está literalmente por um fio, e estamos falando sério, você está provavelmente na exaustão do ninho. Pare de esfregar os azulejos do banheiro com uma escova de dentes por um minuto e tome um banho ou vá nadar. Sabemos que ficar nua ou num maio é a última coisa que você pensa em fazer, mas neste estágio provavelmente você não liga mais sobre como você está. Curta sua gestação; curta sua barriga (logo ela desaparecerá). Ademais, você sentir-se-á um milhão de quilos mais leve na piscina e um bom banho vai suavizar suas dores nas costas, pés, pescoço, quadris, etc.

O que você está pensando...

"Estou realmente pronta para ser mãe?"

"E se a bolsa estourar quando eu estiver no meio de várias pessoas?"

Faz bem comer...

Você deveria estar consumindo cerca de 2400-2800 calorias por dia.

Como normalmente o intestino fica bem preguiçoso, devido a posição do útero sobre o intestino e a diminuição da atiivade física, é necessário aumentar a ingestão de fibras, ou seja, verduras cruas, legumes, vegetais, pão integral, frutas (mamão, caqui, laranjá com bagaço, mexerica, uva, abacaxi, etc).

Também não esqueça de ingerir muito líquido.  Os líquidos auxiliam na hidratação da pele, das unhas e também no bom funcionamento do intestino. Recomenda-se que você tome de 2 a 3 litros de líquidos por dia, no intervalo das refeições. Pode ser água, chá e sucos de frutas (naturais, é claro, nada de Tang e similares)

É bom saber...

Você tem receio de ir ao dentista porque está grávida? Saiba que esse período merece atenção especial dos dentes. Isso porque, com as alterações hormonais na gestação, não é raro surgir um problema na boca.

Segundo um estudo da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, ao acompanhar 372 gestantes de São José do Rio Preto, cerca de 72% delas tinham algum problema nos dentes. "A maioria apresentou sangramento gengival, que pode ser evitado com uma boa higiene bucal em casa e visita ao dentista", afirmou Ana Rosa Kuymjian Albieri, cirurgiã-dentista e autora do estudo. Outro contratempo comum entre as entrevistadas foi o surgimento de cáries. "Há grávidas que escovam menos os dentes por causa dos enjoos. Outras se alimentam mais vezes ao dia, sem fazer a higienização adequada", diz Ana.  

Já outro estudo realizado por pesquisadores das Universidades Case Western Reserve e Yale, nos Estados Unidos, concluiu que problemas dentais podem causar partos prematuros.

Por essas razões, o melhor é se prevenir e visitar seu dentista regularmente.

Futuro papai

Muitos homens lamentam a distância que existe entre eles e os próprios pais. Ao olhar para trás, costumam dizer que seus pais eram ausentes em sua infância, o que deixou marcas para o resto da vida. Ainda que os motivos para esse afastamento (em geral a necessidade de ganhar dinheiro para sustentar a família) sejam de fácil compreensão, fica uma cicatriz no relacionamento que envolve a pergunta "Como teria sido se a presença fosse maior?". Esses sentimentos mostram a importância de os pais estarem presentes e atuantes durante o desenvolvimento do filho. Pense nisso! Desde já reserve tempo para seu filho e para sua família.

A Bíblia diz que os filhos são herança do Senhor (Salmo 127:3). Os filhos são entregues aos seus pais como um precioso depósito, o qual Deus requererá um dia de suas mãos. Devemos dedicar à sua educação mais tempo, mais cuidado e mais oração. Para isso é preciso que busquemos a sabedoria que vem do alto. Com toda certeza o Pai que está no céu nos dará o conforto.


Grávida por 36 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha