Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 34 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 34ª semana de gravidez

O quartinho do bebê está quase pronto. Você já começou a estocar fraldas. Você está pronta! E você está esperando. E espera. E, espere, se tudo correr bem, você vai ficar esperando por mais seis semanas. Portanto, não fique louca, use este tempo sozinah para desfrutar com amigos e com seu marido. Porque em breve tudo girará em volta do seu bebê por um par de semanas (meses, anos, qualquer que seja), e você gostaria de ter esse tempo só pra você.

Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana? Continue lendo...

Seu corpo

Você está exausta de carregar o seu corpo o dia todo, por que você não consegue dormir à noite? Será que é porque a bexiga continua clamando para ser esvaziada a cada 30 minutos? Será porque você não foi capaz de encontrar uma posição confortável para dormir desde a semana 27? Será que é porque sua mente não pode parar de fazer listas de coisas para fazer ou ou por causa da repetição do vídeo chocante que você viu em suas aulas de pré-natal? Sim, sim e sim. Talvez lhe conforte saber que você não está sozinha. Setenta e cinco por cento das mulheres em seu terceiro trimestre têm problemas para dormir.

Algumas posições do sono poderão ajudá-la a ficar mais confortável e dormir melhor quando você está grávida. Se deitar de costas está fazendo com que você fique tonta ou vertigem então tente dormir de lado.

Se você sentir como insetos estão rastejando sobre suas pernas no meio da noite, peça ao seu marido para trocar os lençóis. Brincadeirinha. Você pode ter a síndrome das pernas inquietas, que comumente afeta as mulheres grávidas. Mas ainda é uma boa idéia fazer seu companheiro lavar a roupa. :-)

Seu bebê

Seu bebê parece estar revestido de uma camada de requeijão por estes dias. A substância branca e espessa que protege a pele do líquido amniótico é chamada de vernix caseoso. Quando ele nascer, você provavelmente verá algum resíduo de vernix em alguns lugares de difícil alcance como sob os braços, por trás das orelhas e em torno da vagina, se o bebê for ela... Outras notícias direto do útero esta semana:

O pêlo felpudo, lanugem, que cobriu o corpo de seu bebê por grande parte da sua estadia no útero está agora quase completamente desaparecido. Seu bebê começa a desenvolver seu próprio sistema imunológico, ao invés de depender exclusivamente de anticorpos recebidos através da placenta. Isto virá em boa hora quando algum parente porcalhão vier pegar o bebê sem lavar as mãos primeiro.

Sua vida

Seja você do tipo ansiosa que planejou a cesária desde a semana 8 ou mais tranquila, com certeza você já tem uma idéia de como você gostaria que o parto ocorresse.

Se você pretende gritar: "Traga a drogas", permanecer completamente silenciosa durante o nascimento (à la Katie Holmes [esposa do gato do Tom Cruise]), ou ainda encher a sala de parto com toda a sua família, armada com câmeras filmadoras. Tudo isso é depende da sua escolha de seu parceiro (mas você deve ter 51 por cento dos votos rs...).

A melhor maneira de resolver tudo isso é, primeiramente, escrever um plano de nascimento - um documento informal que você deve compartilhar com seu marido, familiares e cuidadores (mãe, sogra, melhor amiga, enfermeira,...). Muitas bolas com efeito podem fazer você mudar de estratégia, mas a maioria das famílias acham que ainda é uma ferramenta útil. Ter uma cópia impressa do plano em seu prontuário médico será útil para os seus cuidadores e dará uma noção para o seu parceiro do que você quer que aconteça, pois ele irá falar por você quando suas contrações deixarem você sem fôlego.

Baixe alguma música relaxante no seu MP3 Player para uso em sala de parto. Busque por música de meditação, cantos gregorianos, ou qualquer coisa que você achar reconfortante ... mesmo que for Kenny G. O que se passa na sala de parto, fica na sala de parto. :-)

Faz bem comer...

Espinafre, feijão, beterraba: já comeu hoje? O ferro é o nutriente que transporta oxigênio das células maternas para as do feto. E, ainda um dos grandes responsáveis pela respiração celular e pelo desenvolvimento da placenta. Para facilitar a absorção desta substância vital, consuma alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão e frutas cítricas, em geral.

É bom saber...

A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu uma classificação das práticas comuns na condução do parto normal, orientando para o que deve e o que não deve ser feito no processo do parto. Esta classificação foi baseada em evidencias científicas concluídas através de pesquisas feitas no mundo todo. Leia as Recomendações da OMS ao Parto Normal.

Futuro papai

Se você é o principal ou único provedor da casa, prepare-se para pôr a mão no bolso. Tudo que você ler sobre a paternidade parece incluir detalhes de algo que precisa ser comprado. É claro que a preparação para esse grande evento é importante, mas a última coisa de que a gestante precisa é de um parceiro mergulhado no trabalho, preocupado em garantir o dinheiro para custos futuros. Avalie a situação com calma e coloque sua parceira e o bebê em primeiro lugar. Encare com seriedade o papel de provedor, um dos mais antigos do homem na sociedade. Mas você também está se tornando pai e, por isso, não pode se ausentar. Ainda que ache que há pouco a ser feito diretamente pelo bebê nesse momento da gravidez, trabalhar até tarde ou conseguir um emprego extra não constitui a melhor saída.

Grávida por 34 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha