Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 33 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 33ª semana de gravidez

Você está grande, mas você definitivamente não se sente no comando, uma vez que o bebê parece estar completamente tomando sobre seu corpo. Está levantando várias vezes por noite para ir ao banheiro? É tudo apenas treino até chegar o perído de levantar de alimentar, trocar o bebê e todos os acompanhamentos. Com uma diferença: Fazer carinho com o bebê em seus braços para a alimentá-lo é bem melhor do que do que ir ao banheiro pela sexta vez, no escuro.

Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana? Continue lendo...

Seu corpo

Neste ponto você provavelmente está preocupada ao extremo sobre o trabalho de parto. Você pode até imaginar como você gostaria que fosse a sequência de eventos: as contrações são breves e indolor e, em um empurrão, aparece o seu bebê com um suave fundo musical. Isso é fantasia, mas o importante é ser flexível e se preparar para pequenas surpresas que podem ocorrer. Além disso, mantenha uma mente aberta, na medida do uso de medicação e quem vai te ajudar quando a hora chegar.

Pesquise suas opções de analgésicos. Existem inúmeras opções naturais, além de opções de medicamentos para aliviar dores do parto. Agora seria um bom momento para decidir quem você quer na sala de parto com você. Não aconselhamos você convidar alguém que você pode ficar envergonhada ao ver o que está acontecendo "lá em baixo."

Você também pode querer começar a pensar sobre o que você irá colocar na sua bolsa para ir ao hospital. Não esqueça do seu batom e lip-gloss! Quando todos querem tirar uma foto de você e do bebezinho, você vai nos agradecer.

Seu bebê

A grande novidade desta semana é que o sistema respiratório do bebê está quase completamente maduro. Isso significa que se o seu bebê nascesse nesta semana, chances são que ele seria um bebê saudável com apenas uma pequena ajuda dos seus amigos (também conhecido como UTIN ou UTI Neonatal). Algumas das características específicas são:

Seu bebê pode agora detectar luz e saber a diferença entre a noite e o dia (claro que essa capacidade irá milagrosamente desaparecer depois de nascer quando ficar a noite toda gritando). Seas pupilas irão contrair e dilatar em resposta à luz. Se você ligar uma lanterna em direção à sua barriga, o seu bebê pode "fugir" para longe da luz, como se dissesse: "Para com isso, mãe. Isso é muito chato."

Os ossos do crânio do seu bebê são macios e ainda não estão fundidos em conjunto. Em outras palavras, agora não é hora de ensinar-lhe como cabecear aquela bola levantada na área. Esta flexibilidade permite que os ossos se sobrepõem, possibilitando essa viagem para baixo, no apertado canal do nascimento (e resultando na surpreendente cabeça de coneque o seu bebê irá ter nos primeiros dias pós-parto. Não se preocupe, é absolutamente normal e é para isso que inventaram os chapéus.)

Seu filho vai continuar armazenando umas gramas, ganhando cerca de 220 gramas por semana daqui para frente .

Seu bebê pesa cerca de 2050 gramas, o mesmo tanto de um pato adulto, e é cerca de 44 centímetros de comprimento.

Sua vida

Anunciar o nascimento do bebê estará lá em baixo na sua lista de prioridades uma vez que o bebê vem para casa (abaixo de tomar banho, mas acima de pedicure), por isso é bom elaborar um plano agora.

Crie uma lista de e-mails para que você possa enviar para todos de uma só vez, pois é a maneira mais fácil para alertar o povo sobre seu novo bebê. Anexe uma foto digital de seu novo filhote de modo que todos podem ver, que seu mini herdou os olhos do pai, o seu nariz, ...

O que você está pensando...

"Não tem nenhum outro lugar para você sentar, a não ser na minha bexiga?"

Faz bem comer...

Aprecie o sabor dos temperos. Tomilho fica ótimo em verduras e frangos. Louro combina com carnes e ensopados. Um pouco de erva-doce, sálvia e manjericão realça o sabor de sopas e saladas. Experimente um molho com iogurte desnatado, mostarda e molho inglês. É muito menos calórico do que a maionese tradicional.

É bom saber...

Caso aconteça um parto antes do esperado é bom estar prevenida. Deixe a mala do bebê e a sua organizada e pronta para levar à maternidade. Tenha sempre por perto o telefone de algumas pessoas com disponibilidade que possa pedir ajuda em caso de emergência.

Aproveite e verifique se não falta mais nenhuma peça ou utensílio para completar o enxoval ou quarto do bebê. Organize o quarto do bebê.

Deixe com alguém os telefones de pessoas que você queira que sejam avisadas do nascimento do seu filho.

Futuro papai

As mães não são as únicas a achar que precisam arrumar a casa para a chegada do bebê. Conheça algumas dicas para canalizar sua energia enquanto espera o grande dia:
  • A mãe deve estar montando a lista de avisos do nascimento de seu filho(a). Agora é o momento para saber quem deve ser avisado. Ajude-a.

  • Visite amigos que têm bebês e se ofereça para ajudar nas tarefas, como segurar o bebê ou trocar a fralda. Quanto mais confiança tiver na execução dessas tarefas básicas, maior será seu envolvimento e mais rápido o seu processo de criação de laços afetivos.
  • Limpe o quarto do bebê e ajude nas tarefas da casa. Atividades físicas, como cuidar da decoração do quarto, podem ser excessivas para a gestante no final da gravidez, mas o pai não tem desculpas.
  • Faça o percurso até a maternidade e descubra o tempo necessário para chegar lá. Busque caminhos alternativos para os horários de maior tráfego.
  • Se a maternidade está aberta à visitação, marque uma hora e vá com sua parceira: a medida aumenta a confiança e o conforto dos pais.
  • Cuide-se. Alimente-se adequadamente, durma bem e pratique exercícios. Em breve, sua parceira e seu bebê exigirão grandes doses de energia.
  • Conforme a data prevista para o parto se aproxima, talvez seja preciso mudar sua rotina de trabalho para estar sempre por perto da sua esposa. Tenha sempre consigo seu celular ou deixe os números de telefone onde pode ser encontrado. Adie as viagens longas e, sobretudo, mantenha a calma.

Grávida por 33 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha