Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 32 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 32ª semana de gravidez

Até agora, você estava vendo o seu médico mais ou menos uma vez por mês. Agora, aproximadamente, você começará a visitá-lo a cada duas semanas, até ao último mês, quando você o verá uma vez por semana. Não estamos sugerindo que você tenha aquela memória de mamãe ainda ... mas não se esqueça de anotar todas as perguntas que você queria perguntar sobre o parto. As coisas estão andando rapidamente. Você vai querer ficar mais informada possível.

Seu corpo

É algo surreal assistir um pequeno pé circular em toda a sua barriga (e algo desconfortável começar a receber cotoveladas por um pequeno cotovelo na calada da noite). Agora que seu bebê está equipado, grande e móvel, você receberá chutes e cutucadas nos lugares mais inesperados. Uuuuufff! Você setiu essa nas costelas?

Se você estiver sentindo solavancos repentinos, então provavelmente o seu bebê tem soluços. Ou ele pode estar praticando cobrança de faltas ou penaltis. Mudar de posição, dar uma caminhada ou beber um copo d'água ou de suco as vezes podem fazer um bebê muito activo se acalmar por um tempo. Você também pode tentar dizer ao bebê que se ele chutá-la mais uma vez que você vai entrar lá dentro e dará um cartão vermelho para ele. OK, isso não vai ajudar a aliviar o desconforto, mas mentalmente vai fazer você se sentir como se ainda estivesse no controle.

Você também pode ter certeza que de fato em mais algumas semanas o seu Ronaldinho  (Kaka ou David Beckham)  ficará sem espaço para praticar seus chutes a gol. Em outras palavras, ele vai ficar muito apertado lá dentro, para afastar seu pé para trás 10 ou 15 centímetros para lhe dar um rápido chute nas costelas.

Seu bebê

Embora o seu bebê ainda permaneça ativo, o seus dias de praticar para tentar entrar no Cirque du Soleil estão quase terminado. Por esta época seu bebê vai se acomodar de cabeça para baixo em preparação para o nascimento. Outros fatos fascinantes:

Ambos você e o bebê ganhando bastante peso neste momento. Você provavelmente ganhará quase meio quilo  por semana, durante as próximas semanas, e metade desse volume estará indo para o bebê. Ele provavelmente vai duplicar seu peso nas próximas oito semanas.

Você já se perguntou o que seu bebê está fazendo aí por esses dias? Ele está ocupado piscando, olhando em volta, pegando coisas, fazendo caras, praticando a sua respiração, fazendo xixi e ouvindo tudo ao seu redor, exatamente o que ele vai fazer em relação aos três primeiros meses de sua vida, sem a platéia adorável e os flashes das câmeras.

A cor dos olhos é geralmente azul, embora a pigmentação permanente ainda não esteja totalmente desenvolvida. A formação final da pigmentação dos olhos (a cor dos olhos) requer exposição à luz e usualmente acontece poucas semanas após o nascimento. O feto começa a desenvolver seu próprio sistema imunológico. As unhas dos dedos das mãos ultrapassam as pontas e o feto pode se arranhar. Os cabelos continuam a crescer.

Até o final desta semana, o seu bebê irá pesar cerca de 1820 gramas e medir cerca de 43 centímetros de comprimento, isso é aproximadamente a altura daquele seu lindo par de botas.

Sua vida

Como todas as compras para o quartinho do bebê, você pode ter esquecido outro importante espaço que necessita de compras: o banheiro. Não, querida, não me refiro aquele kit de banho da Natura, mas sim a uma caixa de medicamentos essenciais (talvez você prefira colocar em outro lugar). Fazer um pequeno estoque de analgésico, um termômetro, creme para assaduras (Hipoglós), uma fralda e um sugador de ranho,  podem poupar-lhe uma procura por uma drogaria 24h às 2 da manhã.

Não esqueça que daqui algumas semanas um pequeno ser também usufruirá o carro e também precisa de segurança. A cadeirinha de carro é um dos equipamentos mais importantes, pois o bebê irá usá-la logo que sair da maternidade. Pode ter certeza que o bebê estará mais protegido na cadeirinha do que em seus braços.

Falando em segurança...
Sua barriga está grande e redonda e ao usar o carro o cinto de segurança é extremamente desconfortável, não é? Lembre-se que o cinto é um equipamento para sua segurança e obrigatório. Para melhor acomodação, o cinto deve ser de três pontos e use-o na altura dos quadris, abaixo da barriga. Ajuste-o para não te machucar.

O que você está pensando...

"Certamente meu bebê será jogador de futebol!"

Faz bem comer...

Para melhorar a azia, comuns no início e final da gravidez, é importante evitar café preto em jejum, chá preto e mate, evitar frutas ácidas e vinagre dar preferência para chá de camomila, erva-doce, erva-cidreira, chá de frutas, bebidas alcoólicas, excesso de açúcar, doces e gorduras, temperos picantes - como pimenta do reino e molho inglês - dar preferência para alho, cebola, cheiro verde, orégano, manjericão e coentro, evitar deitar logo após as refeições e fracionar a dieta, comendo devagar e mastigando bem os alimentos. Um copo de água-de-coco gelada geralmente é indicado para aliviar o enjôo e a azia durante a gravidez.

Beba bastante líquido e coma boa quantidade de fibras, para aliviar a constipação.

É bom saber...

Licença Maternidade. A empregada gestante tem direito á licença-maternidade de 120 dias, sem prejuízo do emprego e do salário.

Procedimentos:

  • PERÍODO DE PERCEPÇÃO: O salário-maternidade é devido à segurada da previdência social, durante cento e vinte dias, com início vinte e oito dias antes e término noventa e um dias depois do parto, podendo ser prorrogado.
  • VALOR: O salário-maternidade para a segurada empregada consiste numa renda mensal igual à sua remuneração integral.
  • NOTIFICAÇÃO AO EMPREGADOR: A empregada deve, mediante atestado médico, notificar o seu empregador da data do início do afastamento do emprego, que poderá ocorrer entre o 28o dia antes do parto e a ocorrência deste.
  • PARTO ANTECIPADO: Em caso de parto antecipado, a mulher terá direito aos 120 dias previstos na Lei.
    GARANTIAS Á EMPREGADA GESTANTE: É garantido à empregada, durante a gravidez, sem prejuízo do salário e demais direitos:
    • I – transferência de função, quando as condições de saúde o exigirem, assegurada a retomada da função anteriormente exercida, logo após o retorno ao trabalho;
    • II – dispensa do horário de trabalho pelo tempo necessário para a realização de, no mínimo, seis consultas médicas e demais exames complementares.
  • INÍCIO DE AFASTAMENTO: O início do afastamento do trabalho da segurada empregada será determinado com base em atestado médico ou certidão de nascimento do filho.

Futuro papai

Parte do papel de pai é, sempre que possível, o acompanhamento de todas as consultas e exames da mãe, bem como a frequência de cursos de preparação para o nascimento. Estes ajudam no esclarecimento de dúvidas, na adaptação à nova situação e no ensino da preparação para o nascimento propriamente dito. O grande dia está se aproximando, tente não marcar nenhum compromisso para os dias que ela tiver consultas e aulas pré-natal.

Grávida por 32 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha