Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 31 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 31ª semana de gravidez

Você acaba de começar a contagem com um único dígito, pois há apenas nove semanas à frente!. Faça uma lista do que você gostaria de fazer neste período. Veja o mais novo filme indicado ao Oscar, ouça a sua banda predileta, vá almoçar com a sua melhor amiga... Que tal um encontro romântico com o maridão? Também reserve um tempo para ir à igreja (Eclesiastes 3). Seja o que for fazer, é melhor que seja logo, pois em breve o bebê vai dobrar a esquina!

Seu corpo

Sua mente pode não sentir, nem perto, mas já está pronta para a chegada do bebê, contudo, seu corpo ainda faz seu longo preparativo. Uma das maneiras de se preparar é "praticando" o trabalho de parto com as contrações de Braxton Hicks. Felizmente, são geralmente indolores, embora um pouco chatas, uma vez que podem ocorrer frequentemente: no meio da noite, durante uma reunião importante, quando você estiver tentando se concentrar na novela das 8, etc.

Devido às contrações Braxton Hicks você sentirá um repentino aperto no útero. Essa é apenas uma pequena prévia do que sentirá com as verdadeiras contrações. Elas, geralmente, começam a ficar perceptíveis em torno do oitavo mês e podem ficar muito fortes até ao final da gestação.

Embora você não possa se livrar das contrações Braxton Hicks, existem algumas providências a tomar para se sentir mais confortável, como praticar algum exercício suave (caminhada) ou tomar um banho morno e relaxante. Devido à pressão do diafragma pelo útero você poderá sentir dificuldade para respirar. Mas, antes do fim da gravidez, essa situação vai melhorar. Após a trigésima quarta semana, especialmente se esta não é a sua primeira gravidez, você voltará a respirar normalmente: é quando o bebê desce, preparando-se para o dia em que finalmente virá ao mundo.

Seu bebê

A partir de agora, seu bebê continuará a ganhar cerca de 230 gramas por semana até pouco antes do nascimento, embora pareça ser muito mais a cada passo que você der. Outros destaques desta semana:
  • Devido ao crescente limite de espaço, os braços e pernas do seu bebê ficam bem próximos do corpo, essa posição é conhecida como a posição fetal. E mais, ele agora pode processar as informações de todos os cinco sentidos, então vai estar tudo pronto para cheirar o purê de batatas, saboreá-lo, sentir a textura de quando colocar nos seus cabelos, ouvir você brigar para tirar as mãos sujas de batata da cabeça e, em seguida, até ver o flash da câmera que você pegou para registrar este momento;
  • Até agora, os pulmões do seu bebê é o único sistema que não está totalmente maduro. E por maturidade, não estamos dizendo que o resto dos sistemas do seu bebê estão suficientemente maduros para sair de casa depois das 10 da noite. Só queremos dizer que os pulmões ainda precisam de um pouco mais de tempo, antes de poderem sair para o mundo;
  • Seu bebê pesa cerca de 1600 gramas e mede um pouco mais de 40 centímetros.

Sua vida

Conversar o dia todo com o bebê pode parecer solitário. Fazer nvas amizades com outras mães é um pouco como o namoro: há necessidade de procurá-las ativamente. Assim, uma das maneiras mais fáceis de encontrar novas amigas é on-line.

Em breve, será lançado um fórum neste site, o  Conexão Mães, que poderá ser um meio de uma grávida conversar com outras, trocar experiências, aprender truques ou saber dicas para comprar ou vender artigos para o bebê. Passar  tempo com antigas amigas também é uma excelente ideia. Cultive suas amizades. Muitas amigas podem querer fazer parte do seu dia-a-dia; portanto, convide-as para uma caminhada, ao ritmo de tartaruga, no parque.

O que você está pensando...

"Será que aquela mulher grávida quer ser minha amiga?"

Faz bem comer...

Como normalmente o intestino fica preguiçoso, principalmente, no final da gestação, pela posição do útero sobre o intestino e pela diminuição da atividade física, deve-se aumentar a ingestão de fibras, ou seja, verduras e legumes crus, frutas (mamão, caqui mole, laranja com bagaço, mexerica, uva, abacaxi com o miolo...), cereais e pão integrais e farelo de aveia.

É bom saber...

Uma das grandes vantagens de exercitar-se enquanto se está grávida é que isso realmente ajuda seu corpo a enfrentar o desafio do parto, que se torna realmente mais fácil, assim como a recuperação pós-parto ocorre mais rapidamente.

Futuro papai

A mãe pode se queixar muito dos desconfortos desta fase da gravidez. Escute-a e dê o seu apoio e compreensão. Ajude-a a relaxar à noitinha, fazendo massagens nas costas e nos pés. Isso parece simples, mas pode ser difícil para você. Incentive-a a dormir de lado, caso ainda não use essa posição, pois é a melhor. É cada vez mais difícil de dormir confortavelmente conforme chega o final da gravidez.

Lembre-se: sua mulher precisa que você esteja do lado dela. O que fizer por ela também estará fazendo pelo seu filho. É a melhor maneira de se tornar um bom pai.


Grávida por 31 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha