Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 30 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 30ª semana de gravidez

Caso você ainda não saiba, é tempo para informar-se sobre todo o procedimento e o que deve fazer durante o parto. Você pode pensar em pular esta parte, como pensamento "O que eu não sei não pode me machucar", mas é bom conscientizar-se: o que você não sabe doerá mesmo assim! Então,  é melhor agir.

Ter aulas de parto é comparável às do Ensino Regular, e estar preparada para as provas é tão importante quanto se  preparar para o parto, principalmente por poder ser comparado, muitas vezes, a uma "prova surpresa".

Seu corpo

Por mais que você esteja aproveitando para ganhar peso como um lutador de sumo e estar inchada da cabeça aos pés (brincadeira!), há razões para se prestar muita atenção tanto a uma quanto a outro. Pré-eclâmpsia, ou toxemia, é uma grave condição e potencialmente fatal, ocorrida em uma pequena percentagem de gravidezes. É extremamente importante que as mulheres reconheçam os sinais e entrem em contato com o médico, imediatamente, se um ou mais dos sintomas estão presentes.

Embora a pré-eclâmpsia seja potencialmente muito perigosa, quando devidamente tratada, pode ser administrada. Eis alguns sinais de pré-eclâmpsia:extremo inchaço, dores de cabeça e / ou súbito aumento de peso. Na sua nomeação, o médico manterá o olho em sua pressão sanguínea, o que também pode ser um sintoma. Ainda vale a pena ficar superatenta a seus sintomas; você, todavia, não deveria perder sono preocupada com a doença. Apenas se concentre em tomar cuidado de si mesma e do bebê.

Outro efeito colateral da gestação, e arrasador, mas significativamente menos grave, é a hemorroida. Não fique envergonhada! Inchaço dos vasos sanguíneos "lá embaixo" é comum durante a gravidez. Para tentar evitar, as grávidas devem tomar algumas providências: ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas. Banho de banheira por 10 minutos com água morna, várias vezes ao dia, pode ajudar, e é iimportante também evitar a prisão de ventre. Para alcançar esse objetivo, deve-se adotar uma dieta rica em fibras e beber bastante água durante o dia, ou seja, no mínimo 2 litros. A boa notícia é que as hemorroidas surgidas na gravidez geralmente não são graves e tendem a desaparecer ou regredir, depois do parto. Então, você estará ainda mais tranquila para curtir seu bebezinho.

Seu bebê

Grandes notícias para o cérebro do bebê esta semana: A cabeça dele está crescendo, e o crescimento e desenvolvimento cerebral está bastante acelerado neste período. Praticamente todos os bebês já reagem à sons até a trigésima semana. Outros destaques desta semana:

  • O bebê está rodeado de cerca de 700 mililitros de líquido amniótico, mas esse volume diminuirá à medida que ele cresce e preenche o útero. O neném consegue agora distinguir entre a luminosidade e a escuridão e pode  até mesmo acompanhar uma fonte de luz;
  • Depois de nascer, seu neném manterá os olhos fechados uma grande parte do dia. Quando os abrir, reagirá a alterações de luz, mas não conseguirá ver nada a mais de alguns centímetros de distância. Como você estará com ele o máximo possível no colo, essa será a posição perfeita para que o bebê consiga vê-la;
  • As unhas estão finalmente prontas, provocando aos seus pais grande temor e angústia na primeira vez que terão que cortá-las, ficará mais fácil com o tempo, nós prometemos! Em adição, a medula óssea está trabalhando a pleno vapro na produção dos glóbulos vermelhos. Confiem em nós, essa é uma boa nova;
  • O seu bebê também está se preparando para ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. Na sua próxima consulta, se o seu médico fizer uma ultra-sonografia, ele lhe dirá em qual posição o bambino está. Caso o seu bebê esteja na posição pélvica (de cabeça para cima com os pés para baixo), você não deverá se preocupar, pois ainda haverá 10 semanas para ele mudar de posição;
  • Seu bebê não ganhou muito peso ou altura, esta semana, pois a maior parte da energia tem sido canalizada para o cérebro.

Sua vida

Caso planeje voltar ao trabalho após dar à luz, ou mesmo depois da licença-maternidade, eis o momento de investigar diferentes opções de cuidados para crianças: creche, babá, vovó, titia.Pode parecer um pouco cedo para pensar sobre isso agora, mas algumas creches altamente desejáveis podem ter listas de espera, além de se demorar várias semanas para encontrar a babá correta.

Confira os seus benefícios na empresa em que trabalha; algumas têm creche no local, e outras, subsidiam uma próxima ao local de trabalho, de modo que você não tenha que pagar preço integral. Essa é uma decisão difícil para muitas famílias: como balancear as realidades financeira e profissional com as necessidades pessoais da sua família?

Todas as decisões são tarefas pesadas, e o que pode funcionar para uma nova mãe pode não dar certo para outra. Como todas as grandes decisões da vida são melhor decididas durante as refeições, por que não partilhar um mega sundae com o seu marido para discutir sobre o assunto? Um chantili extra, provavelmente, ajudará a tomar uma decisão sentata, rs.

O que você está pensando...

"Só mais dez semanas e eu poderei dormir deitada novamente!"

Faz bem comer...

Procure ingerir aspargo,em forma de salada ou em conserva. Eis umalimento muito nutritivo que contém vitaminas do Complexo B (ácido fólico), betacaroteno (pró-vitamina A), além dos minerais cálcio, ferro e fósforo. Também é excelente fonte de glutationa, um antioxidante com forte atividade anticancerígena.

É bom saber...

A necessidade nutricional do bebê durante o terceiro trimestre é altíssima. Mantenha os olhos bem abertos à sua alimentação e não desista, nem se canse, de comer alimentos saudáveis e ricos em proteínas, principalmente agora. Vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio - aproximadamente 200 mg de cálcio é depositado no esqueleto do bebê,  a cada dia - formam a sua lista de prioridades. Neste período, o esqueleto do bebê modifica-se, seus ossos tornam-se mais duros; e cérebro, músculos e pulmões alcançam a maturidade.

Futuro papai

Caso você ainda não saiba o sexo do bebê,  seus parentes podem estar fazendo vários testes e desenvolvendo inúmeras teorias para advinhar. Algumas dessas são muito engraçadas; por exemplo: se o pai é o mais nervoso, uma menina está a caminho; se ele é o mais calmo, então é menino; se o pai faz muitos projetos no lar, é menino; se ele não faz nada, é menina; se o pai ganha peso junto a mãe, é menino; se perde  peso é menina.

E aí, papai? O que está se passando com você?


Grávida por 30 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha