Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 3 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 3ª semana de gravidez

Parabéns! Você deve estar grávida há três semanas! Bem-vinda ao bizarro  mundo da "gravidez matemática", em que 40 semanas de certa forma se encaixam em apenas nove meses, e de sua gravidez começa quase duas semanas antes que você ter feito a façanha!

Seu corpo

Quando seu bebê acomodar-se no forro do útero, mais tarde, ainda nesta semana, você poderá sentir um pouco de desconforto. Nada para se preocupar, na verdade, esse é seu primeiro sinal de sucesso. Se você estiver sentindo cansaço,  ou  convencida de que seus seios estão doloridos, é porque eles já estão começando a se ampliar, e não é coisa da sua cabeça. Eis os dois primeiros sinais de gravidez.

Você poderá também ter mudanças bruscas de humor, devido aos hormônios estarem correndo como um piloto de Fórmula 1, em seu corpo. Eles são responsáveis pelo esgotamento inimaginável que poderá sentir em todas as horas do dia. A súbita vontade de fazer xixi a cada 10 minutos é um sinal precoce de gravidez. Infelizmente, você vai continuar urinando com uma frequência irritante durante as próximas 37 semanas.

Você pode até mesmo ter a primeira experiência de pequenas pontadas pela manhã nesta semana. Depois de fazer o teste e receber e receber o resultado positivo na próxima semana, perceberá que realmente não era a forma de dirigir do seu marido que estava fazendo você se sentir enjoada (um pedido de desculpas, cairá bem :) ). Indubitavelmente, seu olfato torna-se mais aguçado que o de um labrador, por isso,  tudo o que cheira da vontade de latir.
Se você tiver marcando a temperatura do seu corpo para tentar engravidar, perceberá que a temperatura permanecerá alta por alguns dias. Parabens! Você está grávida!

Seu bebê

Só porque você não sabe se todo aquele treino deu resultado, não significa que não há muita coisa acontecendo dentro de você. Esta semana começa com o que é provavelmente um dos mais importantes acontecimentos da sua gestação (além da união do óvulo com o espermatozóide e do momento mágico do nascimento quando você terá o bebê em seus braços): a implantação. Em outras palavras, sua menininha ou o seu meninão (tecnicamente chamado de "zigoto") se alojará no forro do seu útero e ficará alí durante as próximas 37 semanas.

No início dessa semana acontece a concepção. Os espermatozóides encontram-se com o óvulo na trompa e o milagre da vida começa. É um processo que leva cerca de 24 horas. Um espermatozóide pode sobreviver mais de 48 horas no canal genital feminino. Dessa forma ele tem tempo suficiente para transitar pelos órgãos genitais internos da mulher, movendo-se através do Canal Vaginal, Cérvix, Útero e Trompas de Falópio. Para fazer esse caminho, eles gastam cerca de 10 horas. Dos 300 milhões de espermatozóides depositados na vagina após a ejaculação (quantidade suficiente para engravidar metade da população da China - não diga isto à sua esposa) apenas cerca de 100 a 300 mil atingem as Trompas. Apesar de vários espermatozóides penetrarem o revestimento externo do óvulo, apenas um irá fertilizá-lo. Essa passagem pelo revestimento do óvulo leva cerca de 20 minutos. No centro do óvulo, os cromossomos da mãe e do pai se aproximam e milhares de informações genéticas se agregam para formar os cromossomos de seu bebê. A fusão dos núcleos do espermatozóide e do óvulo marca a formação do zigoto e o fim da fecundação. Já é possível observar os núcleos masculino e feminino, ao microscópio, 18 horas após a concepção. É nesse momento que o sexo de seu filho é determinado, graças ao cromossomo sexual do esperma do papai (X ou Y). Se você não gostar do sexo de seu bebê, reclame com seu marido - ele é o responsável.

Múltiplos: Se dois óvulos são liberados pelos ovários e são fecundados por dois espermatozóides diferentes, serão gerados gêmeos fraternos (dizigóticos). Os gêmeos fraternos podem ser do mesmo sexo ou de sexos diferentes (menino/menina) e vão ser tão parecidos ou diferentes quanto quaisquer irmãos não gêmeos. Se um óvulo é fecundado e depois se divide em dois, serão gerados os gêmeos idênticos. Os gêmeos idênticos possuem o mesmo conjunto de cromossomos, por isso terão o mesmo sexo, mesma cor de cabelos e olhos, mesmo tipo de sangue, etc. Somente 1/3 dos gêmeos são idênticos (monozigóticos).

Em caso de trigêmeos, quadrigêmeos, etc.. qualquer combinação é possível. Três (ou quatro ou mais) óvulos podem ser fertilizados, gerando trigêmeos ou quádruplos fraternos, etc. Um óvulo fertilizado pode se dividir em triplos idênticos e assim por diante.

Por mais que você gostaria de pensar de "implantação" como o seu bebê se acomodando na suavidade de seu útero e puxando o cobertor para uma soneca de nove meses, na verdade o ritual é mais parecido com uma invasão. Quando o  embrião atinge o útero, ele libera enzimas que realmente comem o forro do  útero, para que possa criar o seu refúgio, para os próximos nove meses! Interessante,  não? Uma vez implantado com segurança, as poucas células serão divididas em duas partes. Uma parte vai se tornar o embrião (também conhecido por seu motivo de alegria) e a outra parte vai formar a placenta (o restaurante 24horas do seu bebê, de onde ele ou ela extrairá todos os seus nutrientes). O embrião e seu forro uterino começarão a trabalhar em conjunto para criar uma intrincada rede de vasos sanguíneos para o fornecimento de oxigénio e de alimentos para o próprio embrião.

Perto do final dessa semana, devolvendo começará a produzão das primeiras gotas do mais famoso hormônio da gravidez: o gonadotropina coriónica humana (HCG). Pode-se  dizer que este é um hormônio glicoproteíco, secretado desde o início da formação da placenta pelas células trofoblásticas, após nidação (implantação) do blastocisto. A principal função fisiológica deste hormônio é a de manter o corpo lúteo, de modo que as taxas de progesterona e estrogênio não diminuam, garantindo, assim, a manutenção da gravidez (inibição da menstruação) e a ausência de nova ovulação. Por volta da 15ª semana de gestação, com a placenta já formada e madura produzindo estrógeno e progesterona, ocorre declínio acentuado na concentração de HCG e involução do corpo lúteo.

Sua vida

Você está grávida há apenas algumas horas, portanto, você não pode culpar o bebê por sua barriga estar crescendo bastante. Ao menos ainda não... Mesmo assim, se você estiver tentando conceber, e especialmente se você pensa que pode ter "acertado na loto" neste mês, essa não é a hora de começar uma dieta, ou um programa de exercícios para emagrecer. Se você já anda na esteira ou faz exercícios, sinta-se livre para continuar malhando, com moderação. Exercícios aeróbicos realmente tornarão sua gravidez mais fácil, desde que você não tente quebrar nenhum recorde de resistência. Aliás, aqui estão os avisos que devem ser impressos ao lado de cada máquina elíptica: mantenha sua frequência cardíaca abaiso de 140 batimentos por minuto; e a temperatura corporal. inferior a 39ºC (ou seja, nada de campeonatos de triatlo). Para ser mais realista, isso também significa que deve evitar banhos longos de banheira quente e ficar fora da sauna para os próximos nove meses.

Ainda é muito cedo para notar maiores mudanças físicas, mas algumas mulheres apresentam aumento do corrimento vaginal. Nessa fase, a placenta está começando a se formar e no final da gravidez ela chega a pesar até 400g. Se você ainda não começou a tomar uma vitamina pré-natal, inicie agora. É especialmente importante obter pelo menos 400 microgramas de ácido fólico por dia. Se a só a ideia de engolir essas pílulas enormes faz com que fique enjoada, mesmo antes do enjoo matinal, você pode tentar ingerir pelo menos alguns dos 400 microgramas de ácido fólico por meio da sua dieta. Boas fontes incluem carne de fígado, espinafre, feijão-frade, amendoim e suco de laranja. Ou procurar por um pequeno almoço de cereais que é enriquecido com ácido fólico. Assim, preenche a sua quota diária em um único pote.

O que você está pensando...

"Eu estou preparada para isso! Estou, mesmo, pronta para isso? Sim, sim, eu sou forte, confiante e capaz de criar um filho. Não posso acreditar! Talvez eu possa ser a mãe de alguém!"

Faz bem comer...

Abuse do espinafre e outras saladas verdes. Espinafre é rico em ácido fólico.

É bom saber...

Ficar longe dos cigarros e de pessoas fumantes é a melhor opção da futura mamãe. Os cigarros além dos prejuízos à mãe podem causar aborto, parto prematuro e baixar peso da criança ao nascer, mesmo que o bebê não seja prematuro. Precisa de mais motivos para ficar longe deles? Espero que não.

Futuro papai

Aproveite esse início e continue investindo na concepção pois sua vida mudará um pouco. Jogue bastante bola, leia todos os jornais e as revistas que conseguir. Afinal, seu sossego vai acabar!

Grávida por 3 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha