Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 26 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 26ª semana de gravidez

Você percebe que o tempo está passando rapidamente e parece que, ao mesmo tempo, não passa. Você não está louca; está grávida. Uma hora você se sente totalmente despreparada para as mudanças que virão com o bebê; no minuto seguinte, a ideia de encontrar o o seu Mini, que está se balançando entre as suas costelas, faz você chorar. Essa é a montanha-russa da gravidez. E, curiosamente, de ser uma mãe!

Seu corpo

Há uma multiplicidade de alergias e outros sintomas  desagradáveis que acontecem durante a gestação:  erupções cutâneas, gases incontroláveis... Todavia, o aumento do corrimento vaginal está no topo da lista. E há outras aparições "divertidas" em curso.

Caso esteja deixando vazar uma pequena quantidade de urina quando você tosse, espirra ou ri, não se preocupe.  Incontinência temporária é bastante comum na gravidez, e isso é simplesmente ótimo! Talvez o acontecimento deixe-a em momentos embaraçosos, contudo. Você sabia que tinha que comprar fraldas, mas pensou que seria apenas para o bebê, e, não, para você!

Para ocupar a cabeça até o problema passar, você pode fazer alguns Kegels (exercício físico com a finalidade de fortalecer o músculo pubococcígeo).Se a sua descarga é espessa ou tem muita coceira, pode ser sinal de alguma infecção. Ainda que já tenha tido uma centena delas, agora não é o momento de fazer tratamentos sem receita ou acompanhamento médico.  Caso esteja urinando mais frequentemente do que o normal, que seria urinando a cada 10 minutos ao invés de 15, graças a certo alguém sentado em sua bexiga, pode ter uma infecção urinária. Novamente, consulte o seu médico. Normalmente, um simples teste do tipo "xixi no copo" pode diagnosticar.

Sofre de prisão de ventre? Essa é uma queixa comum; metade das grávidas sente um abrandamento do funcionamento intestinal. Na origem da congestão está a lentidão do sistema digestivo e a compressão do peso do útero sobre o reto. Os suplementos de ferro também podem contribuir para o problema.

Seu útero encontra-se seis centímetros acima do umbigo. Durante este período, a barriga crescerá em torno de um centímetro por semana. Desconfortos como dores nas costas, e pressão sobre a sua bexiga começam a se intensificar, bem como, dores de cabeça e nas pernas, devido ao aumento do peso carregado. O tempo está passando rápido demais, e vcoê está quase no final do segundo trimestre! Não falta muito tempo para que o bebê venha ao mundo.

Seu bebê

Respire fundo! Sacos de ar estão se desenvolvendo nos pulmões do bebê, o que significa que poderá ser possível para ele tomar um fôlego no final desta semana. Os sacos de ar (tecnicamente chamada alvéolos) continuarão a crescer durante os próximos nove anos. A membrana que mantém os alvéolos separada dos vasos sanguíneos é agora suficientemente fina para permitir a troca de oxigênio, dióxido de carbono que chamamos respiração. Outros destaques desta semana:

  • A retina termina o desenvolvimento das suas camadas normais esta semana. Tudo isso para melhor vê-la em breve, mamãe. Bom, ainda não, pois seus olhos ainda estão fechadas e selados é muito escuro lá dentro, mas os olhos do seu bebé já estão plenamente desenvolvidos;
  • Ondas cerebrais para os sistemas auditivos e visuais são detectáveis em cabeçinha do bebê esta semana. Isso significa que o cérebro dele está registrando coisas como som e luz. Ele pode não compreender o que isso significa ainda, mas ela está no bom caminho para compreender um episódio inteiro de Barney a qualquer hora;
  • Como a audição continua a se desenvolver, o seu bebê começará a reconhecer a sua voz. Seu bambino, ou bambina, também a reconhecerá a voz do papai. Você pode sentir-se boba ao falar com a sua barriga, mas garanto-lhe que alguém diferente do que você está definitivamente ouvindo. Pesquisas demonstraram que recém-nascidos realmente reconhecem sons familiares após o nascimento. Prova de que o seu bebê prestou atenção durante todo o tempo;
  • O bebê já completou dois terços da sua estadia no Hotel Útero. A chance de sobreviver aumenta dia-a-dia. Um bebê nascido nessa fase tem 70 a 80% de possibilidade de sobreviver, se for atendido numa maternidade com boa experiência em prematuros.

Sua vida

Não que você precise algum dia  (que Deus a livre!), mas estar certificada para dar os primeiros socorros e a reanimação cardiopulmonar (RCP) infantil é uma aprendizagem inteligente. Encontre algum lugar que ofereça tal tipo de treinamento. O Corpo de Bombeiros ou os hospitais deverão ser capazes de fornecer tais informações. E não pare por aí. Peça ao marido, e a todos os que vão passar bastante tempo com o seu bebê (babá, vovó,...) para participarem das aulas também.

Verifique se a maternidade escolhida permite a presença do pai na hora do parto. É essencial saber disso com antecedência. Agora, o intervalo entre uma consulta e outra será apenas de duas semanas.

E por que não planejar uma última fuga, a sós com o seu marido, antes que se torne um jogo para três pessoas? (Opa, o terceiro é o bebê, hein!). Aproveite enquanto ainda pode viajar, e escolha todas as paradas românticas.

O que você está pensando...

"Tenho pulgas? Por que estou com tanta coceira?"

Faz bem comer...

Aqui você encontra algumas dicas para aliviar a constipação:

  • Beba muita água (pelo menos seis a oito copos de água por dia;
  • Beba um copo de sumo de fruta ao dia;
  • Coma muitos alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, frutas e vegetais. Se necessári, pergunte ao seu médico se pode tomer um suplemente de fibras;
  • Não deixe de tomar o suplemento de ferro sem o consentimento do médico. Uma mudança de horário ou de marca dos alimentos poderá ajudar.
Caso esteja com muita azia, evite frutas ácidas (abacaxi, kiwi, laranja...) Diminua os temperos; aumente a ingestão de verduras e os legumes. Corte também os molhos de tomate e os enlatados em geral.

É bom saber...

Sinais de pré-eclâmpsia.Por esta altura, a sua tensão arterial poderá aumentar ligeiramente, regressando aos intervalos normais anteriores à gravidez. (Das 22 às 24 semanas, a tensão arterial baixou um pouco). Embora a pré-eclâmpsia, geralmente, ocorra no último trimestre, esta é uma boa altura para se consciencizar dos sinais de situação perigosa que ocorre entre 3 a 7 por cento das gestações. Entre eles, incluem-se mãos e rosto inchados; aumento súbito de peso (devido à retenção de líquidos); visão desfocada; ver manchas; ter dores de cabeça repentinas, intensas ou persistentes; sentir dores no abdômen superior. Ao identificar hipertensão ou proteínas na urina nas consultas de rotina da gravidez, o médico controla a existência de pré-eclâmpsia; contudo, entre em contato com ele de imediato se desenvolver algum desses sintomas entre as consultas. A identificação precoce da pré-eclâmpsia é essencial à sua saúde e à do bebê.

Futuro papai

Como vai o quarto do bebê? É preciso prepará-lo, pintá-lo ou decorá-lo?

Durante a pintura mantenha a futura mamãe afastada dele. Junto dela procure uma maneira divertida de fazer as atividades. Afinal de contas, esse acontecimento é mais ou menos raro. Veja o que você pode fazer por seu filho antes de ele chegar. Desde já habitue-se a dedicar alguns minutos de seu tempo à criança.


Grávida por 26 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha