Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 24 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 24ª semana de gravidez

A esta altura do campeonato, a realidade de ter um bebê bateu à porta; talvez pelo fato de você não conseguir ver seus pés!. Certifique-se de falar como está se sentindo com as pessoas mais chegadas e importantes para você - amigas, pais, irmãos, médico, cabeleireira, a pessoa sentada a seu lado no ônibus ... Ah, fale para todo mundo! Manifestar as suas dúvidas sobre "ser mãe" vai ajudá-la a se acostumar com a ideia.

Seu corpo

Crescimento de pelos durante a gravidez é outro sintoma maluco e inesperado. E você pode estar se perguntando quem está colocando Rogaine (Tratamento de Recrescimento Capilar) em seu xampu! Tudo isso se deve ao acréscimo de hormônios em seu corpo. Infelizmente, o crescimento de pelos não é limitado à cabeça. Você pode começar a notar um cabelo (ou 47...) em alguns lugares diferentes, como bochechas, costas, barriga, buço e no queixo. Quiça algum metido a engraçadinho venha chamá-la de mulher barbuda.

A boa notícia é que utilizar pinça, cera quente, depilador Phillips Sentinelle e eletrólise é aceito  como seguro durante a gestação. A má notícia? Todos os métodos podem doer muito,  como hum ... depilação com cera. Então, fique à vontade para ignorar os pelos extras, seu obstetra não vai julgá-la mal.

O útero encontra-se agora entre 3 a  5 centímetros acima do umbigo. Deve ser um pouco estranho ver que o umbigo está começando a aparecer demais... Não se preocupe, ele voltará a seu estado normal logo após o parto.

Seu bebê

Seu bebê não está apenas sentado (sobre a bexiga) sem fazer nada, ele está trabalhando intensamente, se preparando para a vida fora do útero, aprimorando os pulmões e ganhando uns quilinhos. Ele vai ganhar cerca de 200 gramas só nesta semana.

Outros destaques:

  • A situação está começando a ficar um pouco apertada no interior do útero, conforme o bebê cresce, e vai crescendo mais e mais. As suas costelas, mamãe, provavelmente não estão como nos bons e velhos tempos, quando elas não tinham um pé permanentemente entre elas. Detesto ter que lhe dizer isto, mas vai piorar antes de melhorar; 
  • As orelhas do seu bebê estão completamente funcionais agora. Você poderá notar que ruídos fortes e movimentos bruscos podem assustar o pequeno. Ele está se acostumando com os sons do cotidiano no interior do útero: o som do seu coração batendo, seus pulmões inalando e exalando ar, o ronco do seu estômago, porque o seu marido prometeu que traria aquele hambúrger duplo e até agora nada! Falando em ronco, o danadinho já é capaz de ouvir o ronco do pai dele, rs;
  • O bebê ouve praticamente tudo e reconhece a voz da mamãe em diferentes tons. Pois é. Ele ainda está na barriga, mas já está por dentro de tudo o que se passa. Se souber o sexo, é bom escolher já o nome do bebê e conversar com ele chamando-o pelo nome;
  • O bebê tem uma orelha interna agora plenamente desenvolvida. Isso significa o seu senso de equilíbrio está funcionando e ele sabe se está pendurado de cabeça para baixo ou de pé;
  • Nessa fase de gestação, o pequeno já está bastante serelepe. Consegue dar cambalhotas dentro da barriga e dar chutes e socos fortes.

Sua vida

Você também pode começar a notar um aperto no seu útero ou no abdômen, conhecido como contrações de Braxton ou Braxton Hicks. Você não deve ficar preocupada com essas contrações, pois elas são normais nessa fase da gestação. Elas acontecem devido ao seu útero estar se exercitando e se preparando para as contrações verdadeiras de trabalho de parto.

Dia após dia você pode sentir mais dificuldades para dormir devido a incomodações tais como ansiedade, azia, micção frequente, cãibras e desconforto. Mas, tendo o repouso adequado e seguindo as recomendações que o seu médico lhe receitou, certamente você sentir-se-á melhor.

Medo do parto: Não há dúvidas que as suas espectativas para o dia do parto estejam aumentando. Se você vai se tornar mãe pela primeira vez, provavelmente, já deve ter pensado sobre o parto ser doloroso ou não. Não se preocupe com isto, pois o seu médico pode ensinar a você alguns exercícios de respiração e de relaxamento que irão lhe auxilar a encararar o parto de uma forma mais tranquila. Além disso, também existem cursos preparatórios para o parto que ensinam as futuras mamães a se prepararem para o momento. Portanto, se você achar necessário, faça o curso. Certamente você ficará muito mais tranquila em relação ao dia P.

O que você está pensando...

"O que posso fazer para acabar com essas malditas cãibras?"

Faz bem comer...

Aproveite a fase para comer pão de grão com levedo de cerveja e linhaça. A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo, e é um dos alimentos mais ricos em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6. A relação ideal entre os dois ômegas é de 1:4 respectivamente, enquanto o óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal. As células de levedura de cerveja são uma fonte de alto teor protéico;  porém, ao contrário das fontes de proteína animal, têm a vantagem de possuir outros tipos de gordura.

É bom saber...

Nascimento Prematuro:

Caso o seu bebê nasça durante esta semana ou até a semana 26 da sua gestação, infelizmente haverá a chance dele não sobreviver. Agora, caso ele nasça após a semana 26, a possibilidade dele sobreviver será bem maior, chegando ficar entre 80 a 90 por cento. Vale ressaltar que os fatores que determinam a possibilidade de sobrevivência do bebê são vários.

Futuro papai

Tire muitas fotos de sua esposa. Mesmo que ela não goste, irá curtir mais tarde, quando ficar com saudades daquela "barriguinha". Peça para ela fazer uma pose tipo Demi Moore em Vanity Fair!

Grávida por 24 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha