Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 23 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 23ª semana de gravidez

Você tem a gravidez sob controle: sente-se bem, está linda, come satisfatoriamente e bebe bastante água. Tudo é fabuloso; é como se fosse seu aniversário todo o dia. As pessoas tratam-na de forma impressionante, deixam-na passar à frente na fila do banco, do mercado, entre outras gentilezas. Ok, talvez isso  não aconteça todos os dias, mas estar grávida a faz sentir-se muito especial todos os dias, mesmo que alguém no ônibus não ceda um lugar a você.

Seu corpo

Fato: você está transportando vários quilos de peso extra, localizado não só na barriga, mas em seu sutiã também. Quem é o maior responsável por carregar todo essa carga extra? Os senhores ombros e as senhoras costas. Não sofra em silêncio e receba doce alívio. 

Mesmo no início da gravidez, a dor nas costas pode ser bem chata e, quando você chegar a metade da gestação, esqueça-a. Uma bolsa de gelo ajuda a aliviar parte da tensão. Existem algumas abordagens alternativas, como a acupuntura e a massagem que podem auxiliar no alívio da dor. Ademais, ter alguém para esfregar suas costas e fazer uma massagem por uma hora a fará sentir-se muito bem. Se você sentir muita dor na parte inferior das costas e nos quadris, poderá desenvolver um problema ciático. Verifique com seu médico.

Seu bebê ainda tem muito espaço para se mover, chutar, saltar e virar cambalhotas. Por isso, você vê o abdômen mover-se. O útero está cerca de 5 centímetros acima do umbigo. Se você anda meio indisposta e de mau humor, não se preocupe, como diria um amigo meu "faz parte". Procure ficar de bem com você mesma.

Seu bebê

O seu bebê ainda terá um bom tempo até os pulmões estarem prontos para o ar e, por enquanto, ele está praticando a "respiração" com líquido amniótico, sugando e expelindo.

Outros destaques desta semana:

  • Neste ponto a produção de gordura está no automático e isto vale para você também. O seu bebê irá basicamente duplicar de peso ao longo das próximas quatro semanas! Você ficará feliz em saber que o mesmo não se aplica a você;
  • Seu bebê está começando a parecer-se mais como um recém-nascido, conforme a pele torna-se menos transparente. O corpo dele está ficando mais proporcional, apesar da cabeça ainda estar grande em comparação ao corpinho;
  • Como a audição do seu bebê está mais apurada, você pode começar a conversar com ele. Isso mesmo que você leu, conversar. Há pessoas que pensam que conversar com o bebê é loucura, mas mal sabem elas que estão totalmente erradas. Conversar com o bebê ainda na barriga da mãe é a coisa mais natural do mundo, além disso ajuda no fortalecimento do vínculo materno-filial. Isso vale para o papai também;
  • Os lábios estão formados e os olhos também. mas a íris (a parte pigmentada dos olhos) ainda está sem cor.

Sua vida

Aquelas sonecas até quase o meio-dia no domingo, em breve, não passarão de uma doce recordação, isso vale para o futuro papai também. Obebê funcionará como um despertador; aostume-se a isso! E creia, colocá-lo para ninar após o almoço será recompensador.

Quanto a dormir, tenha certeza de que o neném esteja confortável. Confira algumas dicas do site da Sociedade Brasileira de Pediatria para a hora da escolha do berço:

  • A distância entre as barras verticais deve ser pequena, a fim de  evitar que a criança caia por entre elas ou que enfie a sua cabeça;
  • O deslizamento da parte lateral deve ser protegido por duas travas separadas; isso impedirá que outras crianças consigam baixá-la;
  • A altura da grade lateral deve ser suficiente para impedir que a criança pule;
  • O colchão precisa ser firme e acoplar-se às laterais.
  • O que você está pensando...

    "O que meus colegas vão pensar se me flagrarem conversando com minha barriga?"

    Faz bem comer...

    Uma boa dica é a ingestão de aveia. Veja algumas características e benefícios desse alimento:
    • Ela é um alimento rico em fibras, sendo que seu consumo regular contribui para o bom funcionamento do intestino e ajuda a evitar a constipação intestinal, popularmente conhecido como "intestino preso";
    • Seu consumo auxilia na redução do colesterol;
    • Pode ser encontrada sob a forma de flocos, farelo e farinha;
    • É bem utilizada na culinária, na confecção de bolos, biscoitos e também em sucos e vitaminas;
    • Praticamente não possui gosto; portanto, é ideal para acompanhar outros alimentos;
    • Existem várias espécies de aveias.
    • É um cereal consumido pela humanidade desde a Antiguidade;
    • Recomenda-se o consumo de, aproximadamente, 30 gramas por dia;
    • Para uma noite tranquila, os nutricionistas recomendam banana com aveia antes de dormir. O prato é rico em triptofano, um aminoácido importante para estabilizar o sono.

    É bom saber...

    O maior dos vilões de acidentes domésticos é o berço, segundo o psicólogo, membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo) e professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Francisco de Paula Nunes Sobrinho. O pesquisador fez um levantamento em três hospitais do estado do Rio de Janeiro - dois na Região dos Lagos e um no Centro. Ele tentava apurar como as crianças machucam-se e concluiu que as falhas de projeto contribuem para os incidentes. "Os acidentes envolvendo o berço podem ocasionar óbitos ou seqüelas incapacitantes nas crianças", alerta.

    Segundo ele, a maioria dos eventos acontece na faixa etária de oito meses a quatro anos. Entre as ocorrências envolvendo o berço, as mais comuns são a queda, a criança prender a perna, o braço e até a cabeça, causando asfixia, choque contra as grades laterais ou roer a tinta da madeira, muitas vezes tóxica, pois contém chumbo, substância que pode contribuir para a deficiência mental. "Os bebês têm o centro de equilíbrio de massa corporal numa posição mais elevada em relação à sua base de sustentação, o que favorece as quedas do berço", explica Nunes.

    Futuro papai

    Faça uma tarefa doméstica de surpresa, ou convide sua esposa para descansar enquanto você prepara um bom lanche,  ou saiam para jantar fora. Deixe-a saber o quão especial ela é para você.

    Grávida por 23 semanas
    (contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

    Assine o informativo

    Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
    captcha