Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 22 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 22ª semana de gravidez

Caso a sua lista de atividades a fazer para o bebê pareça mais longa conforme sua barriga cresce, não se estresse. Combine com seu marido e, um dia ou um noite por semana, vocês devem fazer algo que não tem nada a ver com o bebê. Que tal assistira  uma peça de teatro e depois sair para jantar?

 

Seu corpo

Infelizmente, comer por dois não significa tomar muitos milkshakes, sorvetes e comer hambúgueres; enfim, duplicar a sua ingestão calórica. Uma grávida deve ingerir, em média, 300 calorias extras por dia. Encontrar o requerimento energético ideal é difícil, porque se correlaciona ao peso da mulher antes da gestação, ao ganho de peso, ao período gestacional e à atividade física. De acordo com as Quotas Dietéticas Recomendadas (RDAs), é necessário um adicional de 300 calorias,  em especial no segundo e terceiro trimestre.

Às vezes é mais fácil para grávidas comer cinco ou seis pequenas refeições por dia, no lugar de três grandes refeições. Certifique-se de manter um estoque de cream crackers, pudins e barras de cereais, de modo que você sempre tenha algum alimento a mastigar ao longo do dia. Não supra a fome de seus colegas de trabalho ou do seu conjuge; saceia sua. Esteja atenta para não ficar anêmica. Com certeza, seu médico prestará atenção e, se preciso, você receberá um suplemento de ferro para ser ingerido até o final da gravidez.

Seu útero deve estar 2 centímetros acima do umbigo. E, juntamente a ele, você poderá notar que outras partes do seu corpo também aumentam de proporção. Por exemplo,  tornozelos e pés podem estar maiores (inchados), especialmente no final do dia. Ao sentar-se, lembre-se de elevar as pernas para melhorar a circulação até os pés. De alguma forma, é divertido estar grávida; você sente-se bem, e sua gravidez é facilmente notada.

Seu bebê

As mãos do seu Gianechinni, ou da sua Bündchen,  têm crescido e estão mais fortes e as terminações nervosas dos dedos estão desenvolvendo o tato. Seu bebê está testando suas novas habilidades tocando seu rosto e pegando o cordão umbilical.

Outros desenvolvimentos interessantes:

  • Você já está criando um pequeno Einstein. O cérebro do seu bebê está se desenvolvendo rapidamente esta semana, e continuará assim até os cinco anos, então supra as necessidades diárias de seu bebê de Ômega 3;
  • O cabelo do seu bebê agora está curtinho e branco, não importando qual a cor que ficará (preto, ruivo, castanho, loiro). Neste momento o bebê ainda não tem pigmento no cabelo;
  • O seu bebê está desenvolvendo o senso do paladar e pode ser capaz de detectar sabores fortes no líquido amniótico. Se pudesse ver seu interior, enxergaria  seu bebê colocando a língua para fora para saborear e depois fazendo careta. Ugh! O líquido amnótico não deve ser nada gostoso!
  • As unhas do neném estão crescidas e cobrem toda a região destinada a elas nos dedos. Os cílios e sombrancelhas também estão finalizados;
  • O sistema límbico, responsável por controlar as emoções e sentimentos do seu bebê está se desenvolvendo, e por incrível que pareça, isto fará com que você mude de humor nas próximas semanas;
  • O bebê tem uma aparência muito magra, mas bem desenvolvida.  A medida dele(a) esta semana, da cabeça aos pés, deve estar em torno de 27 centímetros. O peso do bebê é ade aproximadamente 430 gramas.

Sua vida

Você já escolheu o nome que dará ao seu bebê? Já pensou que esee nome vai acompanhá-lo para sempre? Analisou quantas vezes ao dia, você, os familiares, professores e coleguinhas de escola irão pronunciá-lo?

Sabe qual o motivo de tantas perguntas?

O nome é importantíssimo e tem de ser sonoro, bom de se ouvir e, principalmente, que não cause dissabores à criança, no decorrer da vida. Pode parecer absurdo,  mas há alguns nomes que, além de serem horríveis de se pronunciar, também o são de ouvir. Sendo assim, imagine como será a vida de seu filho, ou filha, na escola caso carregue um nome um pouco esquisito.!

Sugiro que antes da escolha definitiva, os pais visitem um site interessante com muitas sugestões, conhecendo o significado do nome.

Curiosidade: cada casal britânico gasta, em média, 45 horas tentando encontrar o nome ideal para o filho. O principal motivo da demora é a crença de que a opção certa é crucial para que a criança se de bem na vida.

O que você está pensando...

"Espere aí! Quer dizer que quando meu bebê nascer não será uma tarefa temporária, e sim para a vida toda!"

Faz bem comer...

Não deixe de ingerir muito líquido, de preferência água e sucos naturais. O de laranja é sempre bem-vindo, pois além de não conter muitas calorias, como os refrigerantes, é rico em vitamina C e só faz bem, especialmente se estiver bastante quente em sua cidade.

Não descuide na ingestão de cálcio. Ele é um poderoso mineral que durante a gravidez é essencial para que o bebé desenvolva ossos fortes, um coração saudável, uma boa dentição, um bom sistema muscular, um bom sistema nervoso, enfim para tudo. Se você não ingerir a quantidade necessária, o seu neném retirará o cálcio que necessita dos seus ossos, o que mais tarde pode trazer a você grandes problemas de saúde como a osteoporose.
  
É necessária a ingestão de 1.000 mg de cálcio diariamente, pois é o máximo que o corpo consegue absorver por dia. Esta ingestão de cálcio deve iniciar-se antes de engravidar e prolongar-se durante toda a gestação,  e até mesmo depois da mesma. Durante os últimos 2 trimestres  e durante a amamentação o seu corpo irá absorver mais cálcio dos alimentos do que quando não se está grávida. Infelizmente muitas mulheres não tomam a quantia necessária. Muitas gestantes  também apenas confiam na ingestão do mineral através de suplementos, esquecendo-se que os alimentos ricos em cálcio também são muito importantes.

Exemplos:

  • 1 iogurte magro: 414 mg
  • 1 colher de sementes de sésamo integrais: 88 mg
  • 100 gramas de bacalhau: 225 mg
  • 1 copo de leite magro: 302 mg
  • 1 chávena de brócolos cozidos: 90 mg
  • 110 gramas de iogurte de fruta: 315 mg
  • 100 gramas de brócolos crus: 400 mg
  • 220 gramas de requeijão: 300 mg
  • 2 fatias de pão enriquecido com cálcio: 300 mg
  • 100 gramas de sardinhas: 300 mg
  • 30 gramas de queijo Gruyere: 283 mg
  • 100 gramas de salmão: 211 mg
  • 30 gramas de queijo Cheddar: 202 mg
  • 120 gramas de tofu: 166 mg
  • 1/2 chávena de nabiças: 98 mg
  • 100 gramas de amêndoas: 254 mg
  • 100 gramas de feijão branco miúdo: 476 mg.
Bom apetite!

É bom saber...

Só para lembrar... Agora que sua barriga está maior, na hora de dirigir, não deixe que o cinto de segurança fique em cima do abdômen. Obviamente o acessório pode e deve ser usado durante toda a gravidez. mas coloque-o de forma que este esteja em volta da barriga; nunca em cima.

Futuro papai

Alguns casais não têm dificuldade ao escolherem e concordarem com o nome do bebê; e outros, travam a Terceira Guerra Mundial! Procure, em uma lista de nomes, algumas ideias e selecione os 10 de que mais gosta. Peça à esposa para fazer o mesmo. Se ainda não sabem o sexo do bebê, escolha nomes para meninos e meninas. Achem os nomes, nas duas listas, que vocês realmente odeiam. Se nenhum sobreviver essa brincadeira, paciência! Tentem novamente, ou visitem sites de nomes;  na Web, existem vários. 


Grávida por 22 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha