Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 2 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 2ª semana de gravidez

Chegou a hora de começar a preparar o bebê! Você está fazendo tudo direitinho? Pode começar com um jantar romântico a dois com uma boa garrafa de vinho.

Seu corpo

Feliz semana de concepção! Eis a hora em que começa a longa jornada que é marcada pelos vômitos até a escolinha de futebol.

Agora, tudo tem a ver com os números: Entre os 140 e os 500 milhões de espermatozóides que tentam seguir seu caminho até os Tubos de Falópio para chegarem ao único e solitário óvulo, apenas cerca de 200 deles conseguirão seguir até o fim. E somente um ganhará a bandeirada final, conquistando o direito de comemorar a entrada na zona final.

Muita ação está acontecendo nos bastidores. Seu organismo ainda não sabe o que foi que o atingiu e, pelo menos, até na próxima semana ainda não saberá. Se você está sentindo alguma pontada, você pode provavelmente culpar a ovulação.

Seu bebê

No final desta semana o milagre da concepção acontecerá e você estará oficialmente grávida!

O óvulo, tendo sido fertilizado, será dividido em dois núcleos que contêm os genes, os seus e os de seu conjuge (como os lindos olhos do papai e as maravilhosas pernas da mamãe). A partir do momento em que o espermatozóide se encontrar com o óvulo, o bebê que eles criarem começará a se dividir rapidamente. A pequena bola de células duplicará de tamanho a cada 12 horas. Ainda bem que você nunca crescerá nestas taxas, apesar de sentir como se estivesse.

Mesmo que você não saiba durante os primeiros meses o sexo do seu bebé e a cor dos olhos e cabelos dele, de alguma forma, tudo já foi determinado, até mesmo a personalidade dele! No momento que o espermatozóide se uniu ao óvulo, você e seu cônjuge cederam, cada um, 23 cromossomos para criar esta nova vida, tudo isso acontece intantaneamente.

Dentro de três ou quatro dias após a concepção, o óvulo começará a mudar, de uma sólida bola de células (Mórula) a uma camada de centenas de células agrupadas em torno de uma cavidade cheia de líquido, chamada de blastocisto. Se olhar em um microscópio vai parecer, mais ou menos, como um pedaço de chicletes mastigado (ugh!).

Seu pequeno blastocisto (futuro bebê) começará a jornada de 7 a 10 dias pela Trompa de Falópio até o útero. Parabéns, mamãe, você está grávida ... mas pode simplesmente não saber disso ainda!

Sua vida

Quer aumentar as suas chances de se criar uma menininha ou um meninão? Experimente o velho método de planejamento familiar natural para determinar quando você está ovulando. Tirando sua temperatura na parte da manhã, antes de se levantar da cama todos os dias, poderá identificar a melhor hora de agarrar o seu amorzão e "treinar" um pouco. Você também pode partir para uma técnica mais moderna e comprar um kit de teste ovulação nas drogarias para determinar quando você está ovulando. Contudo, a técnica de  baixa tecnologia é muito mais barata, e você pode querer economizar esse dinheiro para fraldas. :<)

O que você está pensando...

"Sejam bem-vindos enjoos matinais! Bom pelos menos tem os desejos, falando nisso, que vontade de comer chocolate!"

Faz bem comer...

Aumente a ingestão de peixes e outros alimentos ricos em ômega 3, também encontrado em noz, castanhas, agrião, espinafre e linhaça. "Duas colheres de sopa de linhaça por dia oferecem uma concentração excelente de ômega 3, que ajudará no funcionamento intestinal e favorecerá o não aparecimento de depressão"  (segundo David Servan-Schereiber alerta).

É bom lembrar que o organismo aproveita melhor o nutrientes da farinha de linhaça. Bata a semente de linhaça no liquidificador e use um pouco dessa farinha para fazer pães e bolos.

É bom saber...

Se você acha que pode estar grávida, é hora de começar a jogar seguro. Evite bebidas alcoólicas, fumo, drogas e produtos de limpeza tóxicos.

Futuro papai

Entre os dias 12 e 16 do ciclo menstrual (para mulheres com ciclo regular de 28 dias) você já deve saber o que fazer. Se não der certo deixe a coisa acontecer, a natureza é sábia. Apesar dessa ser a melhor parte da sua atuação na gravidez, é importante lembrar que a sua participação não termina aqui! Ainda tem muito chão para rolar!


Grávida por 2 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha