Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 18 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 18ª semana de gravidez

Agora que você está no segundo trimestre e sente-se fabulosa, aproveite para ver seus amigos (eles sentiram sua falta quando você mudou sua hora de dormir para as 19h!) e planejar jantares românticos com seu marido. Não desperdice este tempo e mantenha-se ativa! Esqui aquático pode parecer um pouco demais, mas nadar, e fazer em longas caminhadas são ótimas atividades para você e seu bambino.

Seu corpo

Mais ou menos depois de 18 semanas, você pode começar a sentir uma agitação em sua barriga, são os primeiros movimentos do bebê, e ele está fazendo ondas... Nas próximas semanas, esses sentimentos tornar-se-ão mais evidentes. E, em breve será, serão mais evidentes; você poderá sentir e quase ver  os minúsculos pés, cotovelos e joelhos em movimento em toda a sua barriga.

Dores, devido aos gases,  são um modo de vida agora; portanto, é comum confundir a movimentação do feto com um pouco de indigestão. Se você não começar a sentir a agitação do seu bebê ainda, não se preocupe; esse acontecimento ocorre em períodos diferentes para pessoas variadas. Se notar uma clara falta de movimentação fetal, após ter sentido o bebê pela primeira vez, provavelmente não deve ser nada demais; contudo, não custa entrar em contato com seu médico.

Caso esteja sentindo fome durante esses dias, renda-se (com moderação). É especialmente importante ingerir carboidratos para suprir as necessidades energéticas de ambos, suas e de seu bebê. Por isso, mantenha a dieta de Atkins longe por, no mínimo, 22 semanas.  Converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer atividades físicas, pois elas melhoram a circulação sanguínea, fazem relaxar e descansar. Algumas atividades (como hidroginástica, massagem linfática e relaxamentos) são muito indicadas.

Outro aspecto... O útero pode ser sentido logo abaixo do seu umbigo, 2cm aproximadamente. Ideal seria se você tivesse ganho até agora por volta de 4,5 a 5,8 quilos, mas claro que isso depende do tipo físico de cada pessoa. Se você acha que está engordando muito, converse com o médico e peça ideias para a sua alimentação, talvez seja preciso consultar um nutricionista também.

Sentir tonturas e sensação e ter fraqueza são sensações normais durante a gravidez. Esses sintomas não prejudicam, desde que passageiros. Se eles ocorrem com muita frequência e de forma mais severa, procure o médico. "Hipotensão postural" é a pressão baixa causada por uma mudança brusca de posição; ocorre com frequência na gestação. Trata-se da adaptação do seu sistema cardiovascular às alterações do volume sanguíneo.

Seu bebê

As orelhas do seu bebê estão posicionadas no local correto agora e estão completamente formadas. Seu bebê pode ouví-la. Talvez esteja na hora de você  abandonar algumas palavras do seu vocabulário...

Outros destaques desta semana:

  • Esta semana é também o início de ossificação. Esse é o termo médico para o endurecimento dos ossos em miniaturas do seu bebê;
  • Os nervos do seu bebê estão fazendo conexões cada vez mais complexas. O seu senso de cheiro, gosto, visão e audição estão todos em pelno desenvolvimento. Uma substância chamada mielina, que torna as transmissões nervosas mais rápidas, está agora revestindo os nervos do seu bebê;
  • Neste momento o seu bebê está coberto com uma cera gordurosa conhecida como vernix. Essa cera gordurosa protege o seu bebê contra rachaduras e hematomas que podem ocorrer devido à exposição ao líquido amniótico. Além disso, devido a cera ser bastante gordurosa e escorregadia, ela facilita a saída do bebê na hora do parto;
  • A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 12,5 a 14 centímetros. O peso dele é de 160 gramas aproximadamente.

Sua vida

Colocar o bebê para dormir tornar-se-á uma de suas missões na vida (as outras serão alimentá-lo e depois ter certeza de que o alimento está saindo do outro lado). Uma boa maneira de começar a tarefa é estar certa de que pode mudar rapidamente o quarto do bebê de iluminado e arejado para escurinho e silencioso, pronto para a soneca.

Não gaste dinheiro com tratamentos de janela. Salve alguns tostões e faça a suas próprias cortinas, utilizando os famosos blackouts . Você sequer terá de costurá-los. Em lojas de departamentos, certamente você encontrará os varões e o blackout prontos para serem colocados. Você só precisará de uma ajudinha do seu marido para fazer a furação na parede!

O essencial para o quarto do bebê é o berço, cômoda (para ser utilizada como trocador e guarda-roupa) uma poltrona para amamentar, cesta para suporte, lixeira e uma iluminação adequada. Espelhos estimulam o desenvolvimento, pois a criança observa sua movimentação, a fala e os gestos; use-os colados na parede para eliminar riscos de quebra.Tapetes de borracha antialérgicos, cortinas removíveis e laváveis, móveis sem quinas e piso revestido de vinil ou laminado plástico aplicam-se para evitar poeira completam o conjunto e oferecem segurança.

O que você está pensando...

"Ai meu Deus! Há algo rastejando na minha barriga? Oh, espere, é o bebê!"

Faz bem comer...

Procure ingerir leite, queijo frescal, iogurte, alimentos comerciais fortificados com cálcio, salmão e sardinha enlatados, sorvete de leite, amêndoas, espinafre, almeirão, couve, folhas de mostarda e tofu processado com sais de cálcio. Esses alimentos são fontes de cálcio. 

É bom saber...

As grávidas necessitam de cálcio extra, principalmente no terceiro trimestre, quando os ossos do bebê estão endurecendo, e os dentes formam-se. Seu corpo também está estocando cálcio para a produção de leite após o parto. Se sua alimentação é pobre nesse mineral, você pode ter câimbras nas pernas, cáries dentárias e perda de dentes, ou osteoporose mais tarde. Isso porque, se você não ingere cálcio, o bebê retira-o de suas reservas, principalmente dos seus ossos. Durante a gravidez, a ingestão adequada de cálcio também pode prevenir a pressão alta.

Futuro papai

Você está parecendo um tipo de "Sr. Resolve Tudo?" É comum para o pai sentir-se um protetor das mamães. Com certa frequência, elas precisam de um ombro amigo para chorar e livrarem-se de todas aquelas emoções estranhas da gestação. Você sentir-se-á mais útil, ouvindo as queixas da futura mamãe; às vezes, ficará frustrado por não conseguir resolver todos os problemas dela. Relaxe! Nove em cada dez, vezes a mãe só precisa de um apoio; ela não espera que você vá resolver tudo. Por mais difícil que pareça, apenas escute. Dê a ela sua atenção exclusiva nesses momentos. eis o melhor presente que você pode dar.

Grávida por 18 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha