Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 17 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 17ª semana de gravidez

Até agora, você está bem consciente da gestação, ainda que seu "Mini" ainda não tenha começado a fazer muita bagunça. Você sentirá  algumas dores aleatórias em lugares estranhos de acordo com o crescimento do útero. Tudo isso faz parte da jornada de ser mãe; então, preocupe-se e preste atenção aos chutes sentidos, é a maneira que seu bebê tem para marcar sua presença. Aproveite!

Seu corpo

Hora de abortar as mensagens contraditórias. Depois de passar toda sua vida tentando evitar ganhar peso, agora você foi aconselhada a engordar. Mas não  em demasia; é claro. Nem ganhar peso de forma errada. É desgastante! A questão de fundo é que se torna essencial para se obter uma quantidade adequada de peso, por meio de alimentos saudáveis, e não milkshakes e sanduíches. Peça ao médico, ou a um nutricionista, elaborar um plano de ganho de peso para você.

Agora não é o momento de dieta. Você nunca deve tentar limitar calorias enquanto estiver grávida, mas também não deve comer demais. Não se preocupe em ganhar mais peso; você pode perderá depois de o bebê nascer. Lembre-se de que uma mulher gestante tem que consumir cerca de 300 calorias extras por dia, o que, na verdade, não é muito; pode ser apenas um pequeno lanche, composto de bolachinhas salgadas com queijo. Então,  não coma por dois!

Seu útero deve estar, nesta fase, cinco centímetros abaixo do umbigo e torna-se cada vez mais arredondado. Quando o seu marido abraçá-la, ele poderá notar a diferença em seu abdômen.

Sentir os movimentos do bebê é um sinal visível à  mãe de que tudo corre bem, especialmente se você já teve uma gravidez mal-sucedida. Mas, se não sentiu o bebê chutar, ou não tem certeza, não se preocupe. Geralmente é entre as semanas 16 e 20 que a maioria  consegue sentir e ter certeza de que foi o bebê que se mexera. Neste período, pode surgir epistaxe, ou seja, sangramentos pelo nariz e pela gengiva devido à elevação da pressão arterial.

No primeiro caso, deite a cabeça para trás, enrole um gelo num pano e coloque-o sobre o nariz. Outro ponto negativo a se observar são os cloasmas (manchas de cor marrom-clara nas bochechas, na testa ou no buço). Para esse problema ainda não foi encontrada uma solução, a fim de evitar que as manchas escureçam, não tome sol, caso contrário, use sempre um filtro solar adequado à sua pele, com proteção UVA, UVB e UVC. Em casos mais leves, elas somem depois do nascimento do nenê.

Seu bebê

Falando em ganhar peso, é isso que vai acontecer com seu bebê essa semana. Nessa semana ele começa a ganhar algumas camadas de gordura (tecido adiposo), importante para o controle da temperatura e metabolismo do corpo, assim ele não passará frio quando nascer. O peso do seu bebê aumentará cerca de seis vezes ao longo das próximas quatro semanas. Vale a pena saber que você não é a única que está crescendo!

Outros acontecimentos nesta semana:

  • Com 17 semanas de desenvolvimento, a quantidade de água no corpo é de 89 grmas e gordura 0,5 gramas. Ao nascer, o tecido adiposo estará pesando por volta de 2,4 quilos do peso total de um bebê de 3,5 quilos;
  • Dentro ou fora do útero, bebês gostam de brincar e, o seu já deve ter encontrado o seu primeiro brinquedo, o cordão umbilical. Ele gosta de puxá-lo e segurá-lo. Às vezes, segura tão forte que impede a passagem de oxigênio mas, não se preocupe, ele não segura por tanto tempo, portanto, nenhum problema ocorre com essas brincadeiras;
  • Seu bebê está trabalhando arduamente para aperfeiçoar seus reflexos de sucção e deglutição, para melhor fazer suas refeições às 2, 5 e 8 da manhã em poucos meses! Como as unhas das mãos e dos pés já começaram a crescer, quando ele nascer estará na hora da primeira visita a manicure...;
  • Além da lanugem, o corpo do seu bebê também está coberto por uma substância gordurosa chamada vermix, que tem por finalidade proteger a pele do seu bebê. A placenta, que tem por finalidade fornecer nutrientes e oxigênio para o seu bebê, e que também é responsável pela eliminação de resíduos, continua a se desenvolver. Nesse exato momento ela contém milhares de vasos sanguíneos que tem por objetivo transportar nutrientes do seu corpo para o corpo do bebê;

  • A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 11 e 13 cm. O peso do feto dobrou nas duas últimas semanas e ele está agora com 110 gramas aproximadamente;

Sua vida

Se o herdeiro ou herdeira do trono terá seu próprio quarto (e não apenas sua própria gaveta), é hora de começar a pensar em como você gostaria de decorá-lo. Não gaste uma fortuna, pois talvez nem o bebê goste. Além do mais, ele vai vomitar, morder e fazer coco no seu quarto novo! :(

Qual mãe não gostaria de preparar um lindo cantinho para o nenê que chega? Mas, cuidado para não exagerar na extravagância. O bebê precisa sim de um ambiente aconchegante, porém não de um com excesso de cores.“Não enfeite demais o quarto, o excesso traz confusão visual e acúmulo de pó”, analisa a arquiteta Carla Arigón Felippi.

Alguns pontos devem ser observados na decoração. Primordialmente, o bebê necessita de um ambiente tranquilo, especialmente nos primeiros meses, para lhe assegurar proteção de ruídos e de aberturas repentinas de portas e de janelas. Em segundo lugar, a área reservada ao recém-nascido deve ser de fácil acesso para você atendê-lo com rapidez quando necessário.

Uma boa opção para começar a decoração do quarto é planejar a distribuição dos móveis. Todos os móveis devem ser práticos e revestidos com materiais laváveis e resistentes, com pinturas atóxicas e livres de PVC, independentemente do estilo escolhido. Uma dica importante da arquiteta: “Faça uma linha reta entre a janela e a porta do quarto para descobrir o caminho da corrente de vento. Posicione a cama ou o berço fora desse espaço. A partir daí, distribua o guarda-roupa e bancadas”.

As poltronas podem ser de abrir transformando-se numa cama auxiliar, muito útil no caso de quartos para bebês. É importante acostumá-los em seu próprio aposento. Se você for dormir com ele, nos primeiros meses, ficará mais fácil sair do quarto da criança já ambientada. Bem, claro que isso não é uma regra.

Mantenha em mente a segurança do bebê. O recém-nascido será rapidamente ser curioso e começará a andar em seu novo espaço.Compre para você uma roupa confortável e um par de sapatilhas, verá que serã muito úteis durante os primeiros dias em casa. Ah, e naquelas madrugadas de alimentação.

O que você está pensando...

"Eu - Tenho - Somente - Mais - Cinco - Meses - Até - Tudo - Mudar!!!"

Faz bem comer...

Alimentos ricos em ferro, como peixes, frutos do mar e aves; ameixas e outras frutas secas; feijões; hortaliças folhosas (ex: couve, espinafre, brócolis), pois auxiliam na formação de sangue e evitam a anemia durante a gravidez.A Vitamina C auxilia na retenção do ferro; portanto, produtos ricos nessa vitamina, como:

  • Frutas: kiwi, laranja, morango, melão, melancia, mamão, abacaxi, entre outros.
  • Hortaliças: brócolis, pimentão verde, tomate, aspargo, couve-flor, entre outros. 

É bom saber...

A alimentação da gestante pode ter um impacto sobre quando seu filho vai entrar na puberdade. De acordo com um estudo neozelandês apresentado, neste mês, no encontro anual da The Endocrine Society, nos Estados Unidos, uma dieta rica em gordura durante a gravidez e a amamentação pode levar os filhos à puberdade precocemente  e à obesidade mais tarde. De acordo com os autores, da Universidade de Auckland, "isso poderia sugerir que o ambiente fetal nas mães alimentadas com muita gordura cumpre um papel mais importante na determinação do início puberal do que a nutrição na infância".

(Fonte: The Endocrine Society’s 90th Annual Meeting. Junho de 2008)

Futuro papai

Você ainda não é capaz de perceber os movimentos do bebê a que sua esposa refere-se. Ela pode ficar ansiosa para que os sinta e talvez peça que você coloque a mão sobre o ventre para curtir esses movimentos junto a ela. É só você colocar a mão, e o bebê para de mexer; não é? Não se preocupe; o bebê nada tem contra você. Na verdade ele gosta de brincar desde cedo... Seja persistente e, em poucos dias, você estará participando da brincadeira, inclusive sentindo-o chutar as suas costas ou a sua barriga durante a noite; logicamente, depende da posição em que você está em relação à mãe.

Grávida por 17 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha