Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 16 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 16ª semana de gravidez

Engraçado como todos que nunca estiveram grávidos pensam que todas  as mudanças, pelas quais você está passando, estão localizadas apenas em seu útero. Ninguém menciona o nariz entupido, a coceira na pele, a dor ciática ou os surtos de emoção. Mas basta lembrar, apesar de todos os horrores que seu corpo enfrenta, que haverá uma grande recompensa para você,  em apenas alguns meses.

Seu corpo

Não, você não tem superpoderes, embora vá se sentir como se tivesse. Agora, você consegue sentir o cheiro da pizza, dos alimentos queimados ou de um sanduíche a quilômetros de distância. Seu aumento da sensação de odor não é o único novo truque que seu nariz fará. Você percebe, provavelmente, congestão nasal, e talvez até mesmo algumas hemorragias nasais.

Embora a congestão nasal relacionada à gestação seja chata, não deve causar nenhum problema e desaparece depois de o bebê nascer. Como dito anteriormente, seu volume sanguíneo está aumentando, e isso afeta os níveis estrogênicos, que por sua vez, incham a mucosa nasal. Esse volume aumentado faz com que o coração bata mais forte e rápidamente  para manter a oxigenação fetal. Mas não é um problema de coração. Se você está enfrentando uma série de hemorragias nasais, pode ser uma indicação de pressão arterial elevada. Então, é aconselhável entrar em contato com seu médico.

É evidente que o seu olfato está no piloto automático, então tente evitar passar por perto de churrascarias e lanchonetes; enfim, evite alimentos de difícil digestão, ricos em gordura, frituras ou pouco nutritivos.

Seus seios podem ainda estar sensíveis, especialmente os mamilos, e eles continuam a crescer, crescer e crescer. Apertando-os um pouco, pode até sair um pouco de colostro (ricos nutrientes e anticorpos), isso, é claro, se conseguir tocar os mamilos sem sentir muita dor.

Seus ligamentos continuam a relaxar, e você talvez sinta uma certa dor no baixo-ventre. Se está planejando fazer amniocentese, ela deve ser marcada entre 16 a 18 semanas, sendo esta a semana mais indicada. Além de fornecer uma carrada de informações aos médicos sobre a saúde do bebê, a amniocentese é mais de 99% preciso ao determinar qual o sexo do bebê. Nesse período da gestação, seu médico pode pedir um teste de alfa-fetoproteína; a medição de tais  valores no sangue de uma  grávida constitui um teste de detecção preventiva, porque um valor elevado indica uma maior probabilidade de espinha bífida, de anencefalia, ou outras anomalias. Por outro lado, valores elevados podem indicar que a duração da gravidez foi mal calculada quando se colheu o sangue, que existe mais do que um feto, que é provável um aborto  ou uma ameaça, ou que o feto morreu. Sei que é triste até pensar nisso, mas temos de previnir.

Conforme o seu bebê cresce e desenvolve-se, ocorre o mesmo com o útero e a placenta. Há seis semanas, seu útero pesava 140 gramas; agora tem 250. A quantidade de líquido amniótico em volta do bebê também aumenta. Há, no momento, em torno de 250ml de líquido. O útero pode ser sentido a 7,6cm abaixo do seu umbigo.

Seu bebê

Sabe aquela câmera digital? Seria mais útil agora se pudesse tirar foto dentro do seu útero, o seu bebê está praticando todos os tipos de expressões faciais, tais como sorriso, bocejo e caretas (já está treinando para quando você tentar alimentá-lo com aquele purê de espinafre).

Confira o que mais está acontecendo:

  • Você está começando a se acostumar com a ideia de ser mãe? Bom, na verdade você pode estar a caminho de ser avó. Se o seu bebê for uma menina, o útero dela está totalmente desenvolvido e os ovários já dispõem de células somáticas primitivas. Espero que isso não a faça sentir-se muito velha;
  • A pele do seu bebê ainda é translúcida e enrugarinha, bem semelhante a um velhinho, mas em breve irá acumular mais gordura abaixo da derme (camada profunda da pele, onde começa a irrigação sanguinea e a terminação nervosa). Se você pudesse ver no seu interior nesse momento, conseguiria ver todas as veias sob a pele do bebê. E falando nisso, o coração do seu bebê bombeia cerca de 24 litros de sangue por dia. Além disso, os olhos dele estão em seu destino final, na frente e não para os lados;
  • As unhas estão bem formadas e pernas estão mais longas que os braços.;
  • Dependendo de sua sensibilidade, já é possível começar a sentir os movimentos do bebê mas, ainda pode ser muito cedo para a maioria das mulheres;
  • A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 108 e 125mm. Ele deve pesar 85g aproximadamente;
  • O cordão umbilical está agora firmemente preso à barriga do seu bebê, assim, fornecendo os nutrientes necessários;
  • Se durante esta semana você fizer o exame de ultra-som a possibilidade de saber o sexo do seu bebê será maior do que nas semanas anteriores, portanto, se você está morrendo de curiosidade para saber se em breve terá em sua casa um Gianecchinni ou uma Gisele Büdchen, vá correndo fazer uma ultra-sonografia! Uma boa dica é comer um chocolate uns trinta minutos antes, assim o seu bebê ficará expertão e querendo se mostrar;
  • Uma outra novidade que sem dúvida deixará você ainda mais feliz é que o seu bebê já está mais receptivo aos estímulos externos. Isso significa que você já pode conversar com o seu bebê e inclusive colocar músicas para ele ouvir. Você deve estar pensando: por que botar música para o bebê ouvir? Isso pode trazer benefícios? Sim. Não só a música pode trazer benefícios, e sim qualquer coisa que faça com que você sinta prazer ou relaxamento. Além disso, um estudo realizado na República da China, indicou que as gestantes que ouvem música pelo menos 30 minutos todos os dias, podem apresentar menos sintomas de estresse e depressão.

Sua vida

A essa altura, você já compreendeu que, após o seu bebê chegar haverá muitos ajustes. As mudanças não serão só relacionadas a você, mamãe. Sua família, os amigos e os filhos mais velhos (se os tiver) também serão afetados.

Caso esteja grávida do segundo filho, ao mesmo tempo de outras amigas, aproveite para trocar experiências com elas e solidarizar-se com os sintomas mais chatinhos - sem dispensar um cafezinho ou um bom suco para espairecer, enquanto seus filhos brincam juntos.Se você está grávida de um temporão, e todas as amigas têm filhos grandes, talvez se sinta meio isolada. Vale a pena frequentar o curso de pré-natal de novo, pois as situações mudam bastante com o passar dos anos.

Tendo outros filhos, fale com o seu marido sobre a forma de prepará-los para uma nova adição à família. Pocure ler livros ou alugar vídeos sobre à chegada de um novo membro, ou ainda sobre rivalidade entre irmãos. Felizmente, existem diversos recursos, algum deles funcionará. Por exemplo, estabeleça uma atividade regular envolvendo as crianças e continue procedendo assim até o novo bebê chegar.

Ao fazer compras para o novo bebê, leve o irmãozinho mais velho, às vezes. E, principalmente, converse muito com ele. Você tem de incentivá-lo a querer um irmãozinho, ou irmãzinha.

O que você está pensando...

"Bom, meu bebê já pode ouvir. Que tipo de música coloco para ele curtir?"

Faz bem comer...

Abacate: Considerada uma rica fonte de fosfaato, vitamina A e potássio, tem mais proteína que qualquer outra fruta: cerca de 2g para cada porção de 110g. Possui, ainda, ferro, magnésio e vitaminas C, E, B6. Seu único inconveniente é o alto teor calórico - 110g contêm cerca de 200 calorias. Também é bom saber que traz efeitos benéficos ao couro cabeludo e à pele. É suavemente laxativo.

Abacaxi: É rico em diversos nutrientes. Trata-se de um ótimo alimento para o verão, pois é composto por 86% de água, ajudando na hidratação do organismo, essencial nessa época do ano. Além disso, possui vitamina A, boa à pele e aos olhos; e ainda vitamina C, favorecendo boa dentição e facilitando  a circulação sanguínea.

O que evitar comer: 

  • Frituras; nunca ultrapasse uma vez por semana;
  • Gordura hidrogenada, a chamada gordura TRANS, a mais prejudicial à saúde do seu coração. Ela está contida na maioria dos produtos industrializados, como bolo, biscoito, margarina e doce comercializado;
  • Açúcar branco; quando tiver vontade de comer doce, prefira frutas ou gelatina diet.

É bom saber...

Colostro é uma forma de leite, de baixo volume, secretado nos primeiros dias de amamentação pós-parto. No entanto, tem maior valor nutritivo que o próprio leite e transmite ao bebê anticorpos maternos, protegendo-o contra algumas doenças. É composto de vários fatores para o desenvolvimento e à proteção - como água, leucócitos, proteínas, carboidratos e outros . O colostro vai se transformando, gradativamente, em leite maduro nos primeiros 15  dias pós-parto.

É importante ainda ressaltar que ele não passa para o recém-nato todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Contudo, ele é muito importante, visto que é por meio dele que o bebê recebe imunidade contra certas doenças e parasitas que podem vir a atacá-lo nos seus primeiros dias de vida, como a tuberculose e sarampo, dentre outras. Talvez faça-se necessário um suplemento nutricional, durante esse período, porém, a prescrição fica a critério do pediatra.

Cuidado com os seios!

Com os seios sensíveis e doloridos, às vezes até com amortecimento da aréola e com veias proeminentes, o uso de sutiãs confortáveis e firmes é indicados.

Não é necessário preparar os mamilos para a amamentação, como se imagina. Quando o bebê nascer, você receberá orientações de como amamentá-lo. Preocupe-se em obter informações sobre o posicionamento e a importância de se amamentar. A dor causada no ato da amamentação, que algumas mães comentam, está, na maioria das vezes, relacionada a maneira errada como a boca do bebê posiciona-se no seio da mãe.

Futuro papai

Retornando a um assunto... O pai é o mais indicado a lidar com a tarefa de providenciar seguros e de pensar sobre imprevistos. Você tem seguro de vida ou fez seu testamento? Isso pode soar mórbido, mas é um momento perfeito para conseguir ambos. Se algum imprevisto acontecer a um dos pais - que Deus os guarde! -, o outro não terá de se preocupar com o pagamento de túmulo, escola, etc.

Grávida por 16 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha