Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 15 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 15ª semana de gravidez

O choque inicial de estar grávida talvez esteja começado a ir embora; você sente-se confortável. Então, e agora? Bem-vinda ao jogo da espera! Você tem sorte, pois sempre tem uma atividade que pode fazer ou planejar. Mas por que não esperar um pouco e desfrutar da paz e do sossego? Você sentirá falta disso! :-)

Seu corpo

Ter a energia retornando não significa que você pode abusar ou ficar acordada até altas horas. Com um bebê crescendo, o sono é algo imprescindível. Embora já tenha passado quase cinco meses de gestação, talvez você ainda não tenha se acostumado com a barriga e esteja encontrando alguma dificuldade para dormir. O que você deve fazer nesses casos, é procurar uma posição que seja confortável para você. Experimente alguns dos seguintes truques para dormir melhor.

  1. Se a sua barriga está lhe atrapalhando para ter uma boa noite de sono, rodeie-se de travesseiros e faça um ninho extraconfortável. Às vezes, a temperatura do ambiente afeta o sono, portanto, certifique-se de que o seu ar condicionado está ligado se estiver com muito calor;
  2. Algumas posições de dormir  são mais confortáveis para mulheres grávidas. Se você tem o costume de dormir de lado, procure  deitar-se no seu lado esquerdo. Essa posição é melhor para a circulação sanguínea, o feto recebe melhor os nutrientes e também você facilita os rins a eliminar os restos. Acostumar-se com essa posição já no começo da gestação ajudará a dormir melhor quando sua barriga estiver enorme.
Nessa fase, outro sintoma que talvez esteja lhe importunando é a salivação excessiva, o que é absolutamente normal na atual circunstância. Embora a salivação excessiva seja inconveniente, não é algo com o que você deva se preocupar.

Seu bebê

Embora muitas mulheres não sintam o bebê deslocar até a 17ª semana (ou posterior), o seu pode estar fazendo sua própria festa na Bolsa amniótica (que ele chama de casa). Se você se sentir sua barriga um pouco alvoroçada, pode ser que não seja fome ou gases, talvez seja seu bebê pulando e dando soquinhos na sua barriga.

Veja o que mais deve está acontecendo esta semana:

  • A cabeça do bebê já está bem segura sobre um pescoço bem formado. As sobrancelhas e cílios começarão a crescer. O cabelo também e com um estilo bem criativo;
  • A pele ainda é muito fina. As veias podem ser vistas através dela. Uma fina camada de pêlos, chamada de lanugo, cobre o corpo do bebê. Geralmente desaparece ou diminui consideravelmente antes do nascimento;
  • Apesar dos olhos do bebê estarem fechados e selados, eles já são sensíveis à luz. Os olhos e ouvidos dele, finalmente, estão com suas características reais agora.  Os olhos continuam a se mover para o centro da face mas ainda estão bem longe um do outro. Enquanto seu bebê estiver praticando sucção e deglutição ele poderá também soluçar. Ele soluça quando engole um pouco de líquido amniótico. Soluçar um pouco, além de ser normal, faz bem para o bebê, não se preocupe! Você saberá quando ele está soluçando, pois sentirá um pulinhos na barriga;
  • Os ossos do seu bebê estão retendo bastante cálcio, devido a isso estão começando a ficar cada vez mais duros;
  • Outra novidade desta semana é que o seu bebê irá começar a exercitar os seus músculos, e talvez você comece a sentir o seu bebê fazer os seus primeiros movimentos na sua barriga. A princípio você achará um pouco estranho, mas logo logo você vai se acostumando.
  • Durante o próximo mês, seu bebé irá crescer mais rapidamente, por isso, certifique-se de ingerir alimentos nutritivos e fluidos (água, sucos,...) suficiente para apoiar o seu crescimento. A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar de  93 a 103mm. O peso dele é algo em torno de 55 gramas.

Sua vida

Junto a gravidez aparece um dizer na sua testa: "besta". Ao menos é dessa forma que o mundo do marketing a vê. Caminhe por uma loja de bebês, e você será bombardeada com mais de 8.000 artigos que "deve" comprar para o bebê. Não se deixe atrair pela propaganda bem-elaborada! Seu bebê necessita apenas de um número bem limitado de produtos ao longo do primeiro ano. Não gaste com o que for surpéfluo, o dinheir pode fazer falta quando o bebê nascer. Além do mais, o que ele mais necessitará é de graça: amor, carinho, atenção, cuidados e LEITE MATERNO. Falando nisso, peça ao Pai Celestial para ter bastante leite.

Ninguém melhor para dar conselhos a você do que uma mulher que já teve filhos, além do seu médico. Possivelmente suas amigas, colegas e familiares dar-lhe-ão dicas como, por exemplo, o que vestiram e o que ficou no armário até voltarem ao tamanho normal. Se elas fizerem isso, não fique envergonhada e pergunte. Com sorte, elas podem lhe emprestar, dar, ou até mesmo vender mais barato, suas "coisas de grávida".

Caso você não seja fixada em coisas de marca, tampouco faça questão de só ter  produtos novos, poderá economizar um bom dinheiro na hora de formar o enxoval do bebê. Procure por anúncios nos classificados de jornal, ou no Mercado Livre. Você ficará surpresa quanto à forma rápida e barata como as pessoas querem se livrar de seus artigos de bebê (carrinho, berço, banheira, cadeirinha para o carro,...).

Antes de se dirigir às lojas, pegue uma amiga-mãe confiável para ajudar a mantê-la organizada e um pouco mais imune à compra de artigos desnecessários ou muito caros. Todas as compras feitas não tem de ser de produtos para o bebê. É importante que se  sinta bem, então cuide-se! Da próxima vez que for a uma loja, compre algo para você, pode ser um batom novo ou qualquer artigo que a faça sentir-se bem!

O que você está pensando...

"Por que eu sinto como se tudo isso estivesse acontecendo tão rápido e tão lentamente ao mesmo tempo?!"

Faz bem comer...

Nesta semana seu bebê vai precisar de uma dose extra de cálcio! Procure não deixar de comer proteínas, vitaminas, ferro,... Veja alguns alimentos ricos em cálcio: leite; iogurte; peixe; espinafre; amêndoa; gergelim; sardinha; flor crua de brócolis; aveia; couve-manteiga; avelã; castanha-do-pará; agrião.

A absorção de cálcio pode ser prejudicada por alguns fatores, como a presença de ferro, um mineral presente em carnes e ovos principalmente. Por isso, procure não consumir alimentos ricos em ferro junto aos abundantes em cálcio.

Dicas nutricionais para melhor aproveitamento dos nutrientes dos alimentos:

  • Cozinhe os alimentos com casca e só depois os descasque;
  • Não cozinhe demais os legumes. Isso evita a perda de vitaminas e minerais;
  • O ideal é comer verduras cruas;
  • Coma frutas como maçã e pera com casca;
  • Consuma frutas logo depois de cortadas;
  • Prefira cozinhar com óleo ao invés de banha;
  • Quando for ao mercado, veja o prazo de validade dos produtos;
  • Guarde frutas e legumes em lugar fresco, à sombra ou nas gavetas de baixo da geladeira. Elas devem ser consumidas dentro de uma semana;
  • Coloque os vegetais para cozinhar em panelas tampadas e com o mínimo de água fervida possível;
  • Dê preferência ás panelas de ferro, de porcelana, de vidro ou de barro para o cozimento. As de alumínio ou as antiaderentes, com o uso, liberam substâncias tóxicas que ficam impregnadas nas frutas e nos legumes;
  • Reutilize a água do preparo dos alimentos para fazer arroz, feijão, sopas e molhos, pois ela é rica em nutrientes e em sais minerais.

É bom saber...

Como usar o cinto de segurança corretamente:
Um detalhe que você deve prestar atenção, enquanto estiver dirigindo, é a forma correta de colocar o cinto de segurança.

Cinto de Segurança

O modo correto de usar o cinto de segurança e evitar que ele se torne uma arma em caso de acidente, é colocar a faixa diagonal do cinto passando pelo tórax e a faixa inferior posicionada embaixo da barriga, assim como na imagem acima.

Futuro papai

Seja carinhoso com a futura mamãe. Pesquisas revelam que, quanto mais carinho a mãe recebe, mais carinho ela transmite ao bebê e a você também. Lembre-se que carinho não é sinônimo de sexo. Apesar de o sexo não fazer mal à gestante nem ao seu bebê, pois este está protegido e o pênis não o alcança. Saiba que o sexo vai depender do estado emocional de sua esposa,  com o turbilhão de hormônios que a gravidez provoca a libido fica alterada. Por isso, seja compreensivo. Algumas mulheres sentem mais vontade de fazer amor enquanto outras não. A relação sexual só é contraindicada em alguns casos de histórico de aborto e quando há perda de líquido amniótico ou de sangue.

 


Grávida por 15 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha